segunda-feira, 16 de setembro de 2013

O que usar para modelar o cabelo?

Pomada, cera, gel, spray - Afinal qual a melhor opção?


Quem viveu nos anos 80 e 90 com certeza vai lembrar daquele gel para cabelo que você passava e ficava com o fio duro o dia todo! E tinha aqueles com glitter dentro também vocês se lembram? Era uma época que o que usavamos como finalizador era o bom e velho creme "amarelo-gema"  Yamasterol ou então o Gel Bozanno! E assim o look ficava! Duro por horas e com um cheiro de plástico terrível, rs! Bateu a nostalgia agora! Rs
Há também quem defenda o uso do velho e conhecido Neutrox para modelar os fios! rs
Pura nostalgia! Anos 80!

Quem nunca? rs

Este com certeza você já usou! rs
Lembro-me bem que a primeira vez que tive acesso à um finalizador "de verdade" foi na casa da minha prima, bem mais velha que eu; ela viaja muito e trazia os perfumes "chiques" e sprays divinos! Dormi um dia na casa dela e lá estava ele no banheiro! Um mousse lindo da L'Oreal que ela acabara de trazer da última viagem! Nossa, não resisti! Peguei e apliquei na mão só para ver qual era a do tal "musse" . Hummmmmm, que cheiro de rica! Que sensação de poder! Hahahahaha! Eu queria um daquele!!!! Mas era tão caro no Brasil....
A embalagem não é bem esta mas era desta linha Studio!

Os anos passaram e depois que vim para o Japão e fiz amizade com uma japonesa, aprendi a usar muitos produtos que até então nem fazia idéia que existiam!
Os japoneses são extremamente vaidosos no quesito cabelo. Cuidam com se fosse o item mais importante para a composição da imagem e fazem coisas no dia a dia que você até desacredita tamanha habilidade requerida para tal feito.


O caso é que eles são acostumados desde muito cedo a fazer penteados e tudo mais.  E isso é levado para a vida toda! Consequentemente, a indústria possui um potencial consumidor e com isso oferece um leque de opções incrível! Você encontra de tudo, desde fixadores, modeladores, até ceras e pomadas.  O post de hoje irá tratar especificadamente destes dois últimos!


Aqui no Japão encontramos das famosas "pomadinhas" em tudo que é lugar. farmácia, supermercado, loja de conveniência.... Elas sempre tem um espaço garantido nas prateleirnas já que a  procura é grande.
Mas afinal, cera é pomada? Pomada é cera?


Basicamente, ambas possuem funções muito parecidas. Nasceram do conceito do gel, ou seja,  poder de modelação e definição. Contudo, diferente do nosso amigo anterior que deixava nossos fios duros, as ceras e pomadas são mais maleáveis e não possuem aquele efeito de "brilho molhado do vovô" sabe?
Você acha cera e pomada em várias versões: sprays, líquido, pasta, etc.
Quem gosta de praticidade por exemplo, pode aderir à pomada em spray, muito usada por homens principalmente. Basta borrifar e modelar com os dedos. Já aqueles produtos mais cremosos devem ser aplicados com a ponta dos dedos tomando muito cuidado para não exagerar e conseguir um efeito "cabelo sujo".
As pomadas que mostro neste post são da linha Salon Style da Kosé. Gosto desta linha pois você pode comprar a embalagem pequena e assim tem a opção de testar vários ao invés de ter um pote grandão que não acaba nunca, rs! O bacana é que os produtos possuem colágeno e aminoácidos na formulação o que evita danificar o cabelo, além de proteção UV. No total a marca disponibiliza 7 opções, a saber:

  • Embalagem azul - proteção contra os raios UV, acabamento natural, ideal para modelar cachos ou mesmo fios soltos com ondas. 
  • Embalagem verde - ideal para estilizar os fios sem deixar que percam o movimento. 
  • Embalagem verde limão - perfeito para penteados soltos que requerem movimento mas sem perder a definição.
  • Embalagem rosa - efeito levemente com brilho, bom para finalizar cabelo liso, potência de fixação moderada a alta.
  • Embalagem laranja - perfeito para finalizar penteados pois possui fixação forte para deixar o cabelo no lugar o dia todo.
  • Embalagem roxa - possui acabamento suave com leve brilho, bom para finalizar cabelos com permamente e/ou enrolados
  • Embalagem preta - pomada para finalizar franja e parte lateral da frente do cabelo. Proporciona leve volume e acabamento natural.
Como vocês podem conferir logo abaixo, a textura é realmente diferente:




Usei ambos e aprovei! Na farmácia e no supermercado você para super baratinho por uma mini latinha, não chega nem a 300 ienes! (R$6,00 mais ou menos).
Gosto muito de pomada e ceras, mas uso muito a versão leitosa e em spray também dos finalizadores! Se quiserem saber mais a respeito é só deixar nos comentários!

Algumas inspirações para finalizar o post:




Fonte: sweet 10月号 P224~
美的 4月号 P230~

Um beijo,


8 comentários:

  1. Sim! Adoraria saber mais detalhes sobre os produtos de cabelo japoneses, especialmente se tiverem algo para domar o frizz pois nada parece dar resultado no meu cabelo...

    ResponderExcluir
  2. P.S: Amanada, também seria interessante um post sobre a rotina capilar das japonesas :)

    Bjo!

    ResponderExcluir
  3. Oi Amanda,adorei o post,aqui no JP tem tanta coisa para cabelos,e eu nao uso nada,preciso 'aprender'a cuidar mais deles;
    Eu gostaria de saber sobre outros tipos,leitoso..spray..seria de muita ajuda!;
    Esse da latinha verde é o verde normal ou verde limão?,eu percebi que a textura do rosa parece mais leve do que o verde,e o rosa que é alta fixacao.Legal isso kkk qual cor você indica pra quem não faz muitos penteados,fica no 'básico'(eu sou assim)rs

    beijos e obrigada pelo otimo post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode deixar Pri que farei outros posts falando mais sobre os produtos ♡
      O meu é o verde claro, rs, sou pésssima em descrição de cor, hahaha! O verdinho é bem bacana para dar um "tchan" a mais nos fios sabe?! Vai depender muito do seu tipo de cabelo e efeito desejado também, por exemplo, quem tem cabelo muito oleoso pode não curtir algumas pomadas, quem tem cabelo mais seco, pode preferir os "wax" mais cremosos e hidratantes!
      Prometo tentar fazer um post mais detalhado :)

      Um super beijo querida♡

      Excluir
  4. Olááá, conheci o blog hoje e já adoreeei!
    Estou indo para o Japão no começo do ano que vem e esse blog vai ser uma mão na roda pra mim! HAHA
    Mas gostaria de pedir um post pra vcs.. Será que vcs poderiam falar mais de reeducação alimentar? Tipo, nos ajudar a diferenciar os produtos integrais e os desnatados?
    Obrigadaa, bejo bejo

    ResponderExcluir
  5. o meu cabelo ficou um máximo!!!!!

    ResponderExcluir

Olá! Deixe seu comentário, críticas ou sugestões para nós! É muito importante saber sua opinião!!
Muito obrigada por sua visita!