segunda-feira, 2 de setembro de 2013

5 dicas para prevenir e amenizar a queda de cabelo

Passos importantes para um cabelo saudável!

Comentei sobre minha experiência com queda de cabelo neste post AQUI e com isso, sempre recebo emails perguntando sobre como fazer para amenizar este problema e quais dicas que meu médico me deu na época. 
Infelizmente o especialista que me atendeu se aposentou e não atende mais, contudo, muitos de seus ensinamentos levo comigo até hoje e quero dividir um pouco com vocês.
Recebi juntamente com a minha medição conselhos importantes que segundo o meu médico seriam fundamentais para o sucesso do tratamento. São eles:

Ponto 1 - Reveja seu estilo de vida (Alimentação e Exercícios)

É extremamente importante uma alimentação equilibrada para auxiliar no tratamento. Se você não ingere proteína de qualidade, sua produção de queratina consequentemente irá cair e com isso os fios também. É essencial a ingestão de vitaminas e minerais para manter a saúde do couro cabeludo bem como reduzir o consumo de açúcar refinado, sódio e farinha branca.
Exercícios físicos são fundamentais para auxiliar a acelerar o metabolismo e com isso ajudar no crescimento e fortalecimento dos fios. Auxilia também na produção de endorfina que reduz o stress, um dos piores vilões do cabelo.

Ponto 2 - Durma bem

As nossas células hormonais e imunológicas trabalham enquanto dormimos para reparar os danos do dia. Por esta razão, é de suma importância um sono de qualidade para a reparação correta das células e com isso reduzir a queda e estimular o crescimento.

Ponto 3 - Reduzir o stress

O stress interfere não só no crescimento do cabelo mas também na saúde do corpo todo. Causa má circulação e com isso interfere no equilíbrio hormonal  e do sistema nervoso. Com uma circulação comprometida, seus fios começam a cair e quebrar com maior facilidade e novos fios encontram dificuldade para nascer.

Ponto 4 - Pare com a química

Tingir o cabelo, alisar, fazer permanente, luzes, escova progressiva... Se você é adepta à tratamentos químicos mas está com problema de queda, é recomendável interromper imediatamente o uso de qualquer agente químico no cabelo. Neste período o couro cabeludo já está altamente problemático e a ação da química só irá agravar este quadro.

Ponto 5 - Mantenha o couro cabeludo sempre limpo

É fundamental usar shampoo de qualidade para limpar bem os fios e principalmente o couro cabeludo. O uso de loções específicas para estimular o crescimento também é necessária aliada à uma boa massagem do couro após a aplicação.

Durante todo o tratamento segui a risca estes passos e creio que foram fundamentais para a sanar o meu problema.  Se você também sofre com queda, recomendo que procure um bom dermatologista mas acima de tudo, procure rever principalmente o estilo de vida, parte essencial da eliminação de qualquer doença!

Um beijo,

Um comentário:

  1. Ola! Conheci o blog a pouco tempo e "revirei" ele.... Olhei todos os posts(eu acho!)... Tb vi o post sobre sua queda e gostaria mto mto, que se vc pudesse, postar os shampoos que usa... Tb moro no japão e acho q todo mundo tem esse problema aqui ��!!!! Grata e curtindo mto o blog!!!!

    ResponderExcluir

Olá! Deixe seu comentário, críticas ou sugestões para nós! É muito importante saber sua opinião!!
Muito obrigada por sua visita!