segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Você acredita no poder dos alimentos?

A Medicina Alternativa

Já fazem alguns anos que ganhei o livro que está ilustrando este post, o Medicina Alternativa de A a Z. Na época, um colega de trabalho me contou que havia sofrido um terrível acidente de moto, no qual ele perdera uma "parte" da perna. Não sei os termos técnicos nem nada disso, mas resumindo a história, foram meses de fisioterapia e a maioria dos médicos dizia que ele jamais se recuperaria das lesões e muito menos voltaria a andar normalmente. E ele me mostrou as cicatrizes que pareciam coisa de filme mesmo, pois nunca tinha visto nada parecido de perto. Perguntei o que ajudou na recuperação e ele me disse que além da fé e pensamento positivo, a medicina alternativa. Contou-me que durante meses bebia um mix de vegetais e frutas toda manhã a fio, de segunda a segunda. E neste meio tempo, eliminou alimentos industrializados, farinha branca, açúcar, enfim, tudo aquilo que a gente sabe que não faz bem, e adotou para si uma nova filosofia de vida. Passado um tempo, seu machucado havia cicatrizado de forma inexplicável e segundo alguns médicos, era uma verdadeiro milagre. Eu adoro ouvir histórias assim, fico super emocionada! É tão bacana poder ouvir coisa boa e interessante não é verdade?! E para minha surpresa no dia seguinte, este colega me presenteou com o livro que segundo ele, salvou sua vida. Eu adoro o tema e guardo ele com muito carinho e amor até hoje♡!


Segundo a filosofia da Medicina Alternativa, os hábitos e alimentos saudáveis promovem a vida. O desafio é conscientizar o mundo de que a mesa mata mais do que a guerra. Estudos realizados por cientistas de Harvard apontam que a adoção do estilo de vida saudável ajuda a prevenir e combater doenças. Quanto mais natural a alimentação, melhor. Câncer, infarto, diabete, hipertensão arterial, derrame cerebral, úlcera no estômago, doenças respiratórias, trombose e gangrena são segundo o livro, as consequências mais comuns dos dos erros alimentares. No Brasil, a cada dois minutos uma pessoa é vitimada por problemas cardíacos. Anualmente, são 300 mil mortes computadas. 
Desde tempos remotos o homem utiliza frutas, legumes, ervas, água e argila para curar seus males. E  estes hábitos foram se perdendo ao longo do tempo com a evolução da indústria e dos alimentos processados. 
É claro que a medicina alternativa não dispensa o diagnóstico médico muito menos a medicação receitada, mas ela vem mais como um braço para ajudar no equilíbrio do corpo acima de tudo e acredito que comer corretamente não faz mal a ninguém não é verdade?


O livro aborda vários tipos de doenças e algumas alternativas naturais para tratamento e/ou prevenção.

Como o blog "conversa" com a parte estética, separei alguns que sempre nos interessam:

Manchas na pele

Manchas na pele, principalmente no rosto, podem ser causadas por erros alimentares (excessos, alimentos gordurosos, combinações alimentares impróprias, etc.), sífilis e às vezes também surgem durante a gravidez. 
Se as manchas são causadas por erros alimentares, para combatê-las será necessário adotar uma dieta mais natural, composta de legumes crus, frutas frescas da época e cereais integrais. Use alimentos depurativos do sangue e beba água pura e fresca em abundância.
Algumas sugestões de tratamentos:
  • Alface: suco das folhas e talos. Fazer compressas e banhos na região atingida
  • Cenoura: suco puro. Tomar 250ml, 30 minutos antes do almoço
  • Pepinos: fazer compressas da polpa ralada 1 vez por dia com duração de 20 minutos
  • Geoterapia: compressa local de argila com azeite de oliva. Deixe agir por 30 minutos. Para retirar use um pano umedecido em óleo de amêndoa. 
Caspa

Pequenas escamas que se desprendem do couro cabeludo de cor esbranquiçada, normalmente secas. Pode ter diversas causas, mas destacam-se os problemas digestivos, hepáticos, prisão de ventre e a presença de impurezas no sangue. 
Algumas sugestões de tratamentos:
  • Couve: sumo das folhas. Fazer fricções no couro cabeludo 2 vezes ao dia
  • Babosa: polpa das folhas. Fazer fricções no couro cabeludo 2 vezes ao dia
Prisão de ventre

Dificuldade de evacuação causada por dificuldades digestivas, alimentação inadequada, ansiedade, doenças nervosas, estresse, sedentarismo, etc.
Além da retenção dos dejetos intestinais, os outros sintomas são: acúmulo de gases, alteração nervosa, falta de apetite, boca amarga, dores de cabeça e sonolência excessiva.
Algumas sugestões de tratamentos:
  • Beterraba: suco puro. Tomar 250ml 2 vezes ao dia 
  • Cenoura: suco puro. Tomar 250ml 2 vezes ao dia
  • Ameixa: deixar a ameixa de molho por 6 horas. Em seguida, beber a água e comer as ameixas
Insônia

Falta de sono ou dificuldade de dormir nas horas geralmente reservadas para repouso. Em algumas pessoas ocorre apenas incidentalmente, como resultado de preocupações, alterações emocionais, desconforto causado pela temperatura do ambiente ou colchões e travesseiros inadequados. Para outras pessoas porém este é um problema crônico que vai desde sono leve e agitado até às noites passadas em claro. Existem causas físicas que devem ser consideradas como aterosclerose, hipertensão arterial
Algumas sugestões de tratamentos:
  • Alface: chá com folhas e talos (40g para 1 litro de água). Tomá-lo frio, 250 ml 5 vezes ao dia. À noite, aquecer o chá, adoçá-lo com mel de abelhas e tomar 1 xícara.
  • Camomila: chá das folhas (20g para 1 litro). Tomar 4 xícaras ao dia
  • Mel de abelhas: tomar 2 colheres de sopa 30 minutos antes de deitar-se

Quem quiser saber sobre alguma outra doença, deixe nos comentários que eu pesquiso e posto a sugestão do livro :)

E vocês? Acreditam no poder dos alimentos?

Um comentário:

  1. Menina, quantas dicas maravilhosas! Acredito 100% que os alimentos fazem toda a diferença na nossa saúde e amei essas receitinhas!
    bjks
    http://jabsnamake.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá! Deixe seu comentário, críticas ou sugestões para nós! É muito importante saber sua opinião!!
Muito obrigada por sua visita!