sábado, 31 de agosto de 2013

Diário de Viagem - A província de Tokushima


Enfim Shikoku!

Conhecida por deter uma das três maiores danças "bon" do país, a cidade de Tokushima recebe anualmente cerca de 1.3 milhões de visitantes  que vão em busca principalmente da famosa Awa-odori daquela região. O Bon Odori (盆踊り) para quem não conhece ainda é um estilo de dança japonês realizado durante o Obon (feriado parecido com o Finados do Brasil) para dar boas vindas aos espíritos dos mortos. Cada região do país possui uma dança local diferente e consequentemente um som e estilo únicos também.


A Dança Awa da prefeitura de Tokushima possui duas variações: a com estilo mais heróica protagonizada por homens e a elegante e charmosa dançada pelas mulheres. Os grupos que realizam a performance são chamados de Ren e o que torna este evento único é que cada Ren apresenta a dança da sua maneira, ou seja, não é um espetáculo engessado, muito pelo contrário, ele traz muito da personalidade dos integrantes daquele grupo. E o mais interessante é que qualquer um pode participar,  sendo estes participantes chamados de Niwaka-Ren. Basta entrar na dança e se divertir!

Ponte Akashi-Kaikyo que liga as ilhas Honshu, Awaji e Shikoku. É considerada a ponte com o maior vão do mundo, a mais alta e a mais cara (custou cerca de 4,3 bilhões de dólares). Levou 10 anos para ser construída!

Onde marquei com a seta vermelha é Tokushima! A ilha em lilás é chamada Shikoku, composta por 4 províncias, sendo elas: Kochi, Ehime, Kagawa e Tokushima.

Com uma população estimada em 776.790 pessoas e localizada a cerca de 630km da capital Tóquio, a província de Tokushima possui além da Awa-odori um outro atrativo muito interessante: o redemoinho Naruto.
No Naruto :)
Considerado um dos 4 maiores redemoinhos do mundo, o Naruto atrai turistas por sua beleza ímpar e atividade no mínimo curiosa para nós leigos.

A caminho para a observação

Vista linda da ponte Akashi!
Diversas empresas realizam passeios para visitar o redemoinho de perto, nos usamos a Uzushio. Você tem duas opções de transporte que resumidamente poderiam ser descritas pela empresa como "com emoção" e "sem emoção". Optamos claro pelo mais emocionante, que nada mais é do que um barco que entra praticamente dentro do Naruto.

Você pode observar a atividade do redemoinho de pertinho através das janelas:



E fora observando como a natureza é interessante:

Formação do redemoinho

O tamanho e a velocidade depende muito do horário da maré.
Infelizmente não consegui pegar a melhor hora devido ao nosso cronograma mas deu para sentir um gostinho pelo menos!
E falando em gostinho, nos despedimos da ilha Shikoku com o sabor de lá:


Queria muito ter ido nas outras províncias, mas vai ficar para uma próxima!

E o passeio continua nos próximos posts! Tenho que apresentar a maravilhosa Ilha Awaji e muito mais!

Um beijo,

6 comentários:

Olá! Deixe seu comentário, críticas ou sugestões para nós! É muito importante saber sua opinião!!
Muito obrigada por sua visita!