domingo, 28 de julho de 2013

Verdades sobre o Protetor Solar que você precisa conhecer!

A EWG

Procurando informações sobre protetor solar cheguei ao blog japonês Beach Press. E o que mais me assombrou foi uma matéria na qual relatava alguns fatos sobre o protetor solar. E nesta mesma matéria, conheci a Environmetal Working Groups que serve de fonte para muitos posts deste blog nipônico. 

A organização sem fins lucrativos Environmetal Working Groups possui como objetivo principal colher e analisar dados reais de diversas áreas/produtos auxiliando assim o consumidor a fazer escolhas mais saudáveis e conscientes. Com isso consequentemente as pessoas conseguem desfrutar de um ambiente mais seguro, limpo e confiável para viver. As pesquisas da EWG são feitas com o apoio de diversas parcerias objetivando ao máximo a clareza e confiabilidade dos resultados.
Achei muito interessante uma matéria feita pela ONG denominada "O que não levar nas férias"


Segundo a EWG, estes itens podem ficar de fora da sua mala:

1) Protetor solar em spray
Muitos usam desta comodidade hoje em dia dada a facilidade para aplicar. Mas muitas pesquisas apontam para o perigo da inalação destes produtos além da falta de uniformidade real na hora da aplicação na pele. 
Em 2011 a Food and Frug Administration mostrou-se preocupada quanto a segurança e eficácia destes protetores mas mesmo assim as empresas continuam a fabricar.

2) Protetores com alto SPF
Segundo a EGW, protetores com altíssimos SPFs podem proteger contra queimaduras solares mas podem também deixar sua pele mais exposta aos raios UVA prejudiciais. 
Embora as letras SPF signifiquem "Fator de Proteção Solar", referem-se apenas à proteção contra a radiação UVB, que queima a pele. Isso não tem nada a ver com raios UVA do sol, que penetram profundamente e aceleram o envelhecimento, além de poder causar câncer de pele. 
Outro fator é que muitas pessoas acabam "seduzidas" a passar mais tempo expostas ao sol quando estão utilizando um produto com SPF alto o que acaba sendo perigoso.  É uma falsa sensação de segurança. 

3) Produtos com Oxybenzone
Comumente usado em protetores solares, o oxybenzone é um agente químico que penetra na pele, entra na corrente sanguínea e age como estrogênio no organismo. Ele também pode desencadear reaç˜øes alérgicas. Estudos apontam até que grávidas que utilizaram oxybenzone durante a gravidez deram à luz a filhos com peso consideravelmente baixo. 

4) Protetores em forma de pó
Esta nova moda já pegou aqui no Japão. Muitos são projetados para usar no rosto. A verdade é que estes produtos contém partículas de zinco e titânio que acabam nos pulmões quando são aplicados. Pesquisas apontam que o dióxido de titânio pode ser considerado um possível agente cancerígeno.

5)Produtos com Palmitato de Retinol
Supostamente esta forma de vitamina A quando usada em creme tem efeito anti-envelhecimento. Mas quando usado em pele que será exposta diretamente a sol, o palmitato de retinol pode acelerar o desenvolvimento de tumores na pele e lesões segundo estudos do governo. 

6)Protetor solar combinado com repelente
Sabe aqueles produtos que são 2 em 1? Pois é, segundo a EWG os produtos combinados acabam não desenvolvendo sua função principal de maneira plena, sendo preferível escolher produtos separados,

7) Bronzeadores
A EWG afirma que os óleos bronzeadores são uma péssima idéia. Eles promovem comportamentos de risco, incentivando os usuários a ficar mais exposto no sol resultando assim à danos na pele e maior risco de desenvolvimento de câncer.
Além disso, os óleos bronzeadores geralmente possuem SPF muito baixo e aumentam o risco de queimaduras solares. 


Fora estes dados, a EWG relata 9 fatos surpreendentes sobre a proteção solar!
  1. As regras de proteção solar a Food and Drug Administration colocadas em vigor desde dezembro do ano passado não estão sendo seguidas pelas indústrias o que consequentemente está gerando diversos problemas já que as novas normais se preocupam principalmente na questão da redução do risco de câncer de pele.
  2. Não há nenhuma prova concreta que os protetores solares evitem mais o câncer de pele
  3. Não se engane pelo alto SPF. A FDA propôs a proibição até de produtos com SPF superior a 50 mas ainda não virou lei. 
  4. Protetor solar com aditivo de vitamina A pode acelerar o desenvolvimento de câncer de pele. A indústria adiciona uma forma de vitamina A para quase um quarto de todos os protetores solares. A EWG recomenda que os consumidores evitem protetores que contenham vitamina A na formulação.
  5. Consumidores europeus possuem acesso a melhores protetores
  6. Protetor solar não protege a pele de todos os tipos de danos do sol
  7. Alguns ingredientes do protetor solar podem alterar os hormônios e causar alergias na pele
  8. Os protetores minerais a base de óxido de zinco e dióxido de titânio possuem nano partículas sendo excelentes opções na hora da compra 
  9. Se você pretende evitar o sol, cheque seus níveis de vitamina D pois ela é essencial para o nosso corpo
O site da EWG é rico em informações e vale a pena a visita!

E no blog japonês que consultei há também uma lista de agentes nocivos para a pele que geralmente estão presentes dos protetores. Se vocês quiserem um post a respeito, deixe aqui nos comentários!!

Um beijo,



10 comentários:

  1. Muito interessante! :)
    Sou bem branquinha, então tenho que abusar do protetor! rsrs adorei a matéria.
    Se possível, poderia listar os protetores recomendados...hehehe seria ótimo!
    :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Juliana, vou preparar o post então :)

      Excluir
  2. Meu marido também já havia comentado sobre este assunto quando assistiu um vídeo do Lair Ribeiro.
    É tanta coisa contraditória sobre tantos assuntos que fica difícil discernir o que esta certo ou errado não é mesmo?!
    Adorei o post e me interesso pelo post sobre os produtos nocivos, faça sim Amanda!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha vc tb assiste o tio Lair Angel?! Adoro!! hahahaa! Nós já vimos quase todas as paletras dele, a do leite é sensacional!!!
      Pode deixar que vou fazer :)

      Excluir
  3. Eu simplesmente AMO esses tipos de post aqui no blog.
    Não só gostaria de um post com os agentes nocivos, mas tbm gostaria de uma lista de protetores recomendados.

    bjks ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Thássia, pode deixar que farei o post com certeza :)

      Excluir
  4. Super interessante!! Ficava mesmo me perguntando sobre a eficácia dos protetores em spray,justamente sobre a uniformindade. E este ano por aqui no Jp percebi um aumento deste nas prateleiras!! Ainda bem q agora ja estou mais informada e não vou cair mais nessa armadilha dos fabricantes!! Obrigado meninas!! E sim estou interessada em saber a respeito dos outros agentes nocivos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Mid, pode deixar que farei o post sim :)

      Excluir
  5. não entendi no post acima há duas informações contraditorias:
    uma falando que o dioxido de titanio pode ser um agente cancerigeno, depois logo abaixo fala que protetores minerais com oxido de zinco e dioxido de titanio possuem nano particulas que podem ser excelentes na compra. Enfim o dioxido de titanio é ou não prejudicial????
    Nome: Lilian-São Paulo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Lilian,

      Pelo o que entendi depende da forma que o produto em si é entregue, no caso em questão, em nano partículas. Dentre a ampla oferta de partículas e nano partículas feitas a partir de dióxido de titânio há uma variação tanto na eficácia da proteção solar e o potencial problema de saúde. Algumas pesquisas inclusive apontam que o dióxido de titânio entregue na forma de nanopartículas não compromete de forma alguma a saúde da pele.
      Como não sou especialista no assunto não vou entrar em maiores detalhes mas no site da EWG tem vários estudos científicos para ajudar a esclarecer não só esta questão como diversas outras! É bem legal!
      http://www.ewg.org/

      Um beijo!!

      Excluir

Olá! Deixe seu comentário, críticas ou sugestões para nós! É muito importante saber sua opinião!!
Muito obrigada por sua visita!