sexta-feira, 8 de março de 2013

Diário de Viagem Entrevista - A paradisíaca Bali!


Sombra e água fresca: quem não merece?

Localizada no sudeste asiático, Bali é uma ilha pertencente ao arquipélago da Indonésia e um dos destinos mais procurados por turistas do mundo todo nos últimos anos. E não é para menos. O local reúne uma paisagem exuberante, repleta de montanhas, praias, lagos e tudo o que a natureza tem a oferecer de melhor. Fomos no ano de 2009 e com certeza é um local inesquecível (assunto para um outro Diário de Viagem), digno da fama que detém. Hoje, o Diário de Viagem Entrevista traz nossa participante honorária do blog, a querida Lúcia, para nos contar suas impressões sobre esta ilha maravilhosa! Vamos lá?

Lucia e o marido Sérgio em Bali


Clube da Nécessaire - Lúcia, sobre Bali como e quando você decidiu ir para este lugar? Alguém indicou, você pesquisou, afinal, por que Bali? E como  foram os preparativos para esta viagem? Você fez tudo por conta, procurou agência?
Lucia - Com mais ou menos 5 anos de Japão, meu marido Sérgio e eu sempre trabalhando, com uma média salarial compatível com nossas despesas na época, pensei: "Vamos aproveitar que estamos do outro lado do mundo e conhecer um lugar, povo, cultura nova!"
Mas onde? Comecei a pesquisar... Europa, China, ilhas paradisíacas... Ó que dúvida mais deliciosa!!!
Descartei Europa por ser a viagem mais cara das opções. O Sergio tinha o desejo de conhecer a China, e a minha escolha, como amante do verão, era qualquer paraíso com mar, sombra e água fresca!
Marido bonzinho, deixou por minha conta escolher o destino. Pesquisei por Ilhas Guam, Filipinas, Fiji, Indonésia, entre outros. Vendo folder, revistas de agências de turismo, vi que todos esse lugares são lindos, perfeitos e atrativos! Mas o que me fez decidir por Bali foi a super valorização do Yen (moeda japonesa) em relação as Rupias (moeda indonesiana), e poder apreciar a famosa Prata de Bali saindo do forno!
Fomos então à uma agência de turismo japonesa e fizemos um pacote de 4 dias e 5 noites, com Hotel e café da manhã. As opções de hotel também são grandes, e claro, quanto mais estrelas, maior será o valor total.  Para a nossa alegria o HARD ROCK HOTEL era um dos mais acessíveis. Depois de tanto tempo não vou lembrar o valor exato, mas ficou entre 140 a 150 mil yenes para o casal. Fomos em Maio/2008.
O casal no hotel


Destino decidido e passagens compradas, "bora" fazer as malas!!!


Clube da Nécessaire - Como foi a sua chegada no local? Qual foi sua sensação ao pisar nas ruas da Indonésia?
Lucia -A ansiedade era tanta que saímos de casa às 10 da manhã, pegamos o trem para o KANSAI AIRPORT (Osaka), fizemos check-in das malas +- 1 da tarde para só então embarcar às 17:30. Deu para conhecer cada canto, lojinha do aeroporto, pois só conhecíamos o aeroporto de Narita (Tokyo). Aliás, adoro aeroportos! Ver o movimento, o vai e vem das pessoas, uma mistura de nacionalidades, idades, fico imaginando o motivo de cada pessoa estar chegando ou indo para um determinado lugar!
Após 7 horas de vôo chegamos no aeroporto de DENPASAR/INDONÉSIA. A diferença de fuso horário é de apenas uma hora, ou seja, quando no Japão é meia noite lá ainda é 11 horas. Nosso guia já nos aguardava no aeroporto.
Eu sabia que lá eles falam a lingua deles (balinês e indonésio) e inglês, só não sabia que muitos falam JAPONÊS!!! É de cair o queixo! Com sotaque, mas falam muito bem! Segundo o nosso guia, o Japão lidera na lista de turistas, seguido da Corea, China, países europeus e demais países. Depois do atentado terrorista (Outubro/2002) o movimento dos turistas diminuiu significativamente, mas que já dava ares de melhora, na época em que fomos. Passamos em frente ao monumento em homenagem as vitimas daquele atentado onde vimos dois nomes de brasitleiros.
Fora dos pontos turísticos, a cidade é bem suja e pobre, com um trânsito maluco! Dificilmente verá um semáforo, ninguém tem a preferência, ninguém usa cinto de segurança, o que manda lá é a buzina. Um invade a sua pista, vem na contra mão, você buzina, ele sai e a vida segue. Ninguém xinga, ninguém se estressa, e por incrível que pareça, eles se entendem.
Carro é luxo. A maioria dos balineses andam de moto. Ninguém anda de capacete, anda-se em até 4 pessoas numa única moto, na maioria com crianças na garupa. Andam de moto de chinelo, sandália, as vezes descalço. Ninguém fiscaliza essas coisas...


Clube da Nécessaire - Quais pontos turísticos você visitou?

Lucia -Fomos assistir a uma dança típica balinesa. É a DANÇA DO BARONG, um "tigre" espírito do bem que luta contra o espírito do mal. Em Bali a religião predominante é o hinduísmo. Em cada loja, em cada estátua, em cada canto tem uma oferenda. Quando a oferenda está no chão é para os mortais. Quando está um degrau ou mais acima é para os deuses deles.
Dança do Barong


No segundo dia fizemos um passeio chamado SEA WALKER. Literalmente caminhando no mar!!! Na praia de SANUR, pegamos um barco por uns 10 minutos e chegamos numa plataforma. De lá, colocamos um ¨capacete¨ (imagine um aquário redondo de ponta cabeça) oxigenado por um tubo e descemos a 5, 6 metros abaixo ajudados por uma escada.

SEA WALKER



A gente desce em 6 pessoas, e sempre estamos segurando em uma armação de ferro e corrente que nos une. O ouvido entope e dói um pouco, por causa da pressão, ao agachar ou levantar de uma vez, ou quando estamos caminhando para um lugar mais profundo. Para mim esse desconforto, apreensão, durou apenas alguns segundos. Logo pude relaxar e aproveitar a natureza do fundo do mar.



A paisagem dessa praia SANUR é linda. Água limpíssima! Cartão postal! Passeio bem diferente, e de volta à praia tinha o almoço incluso no passeio!
Paria Sanur


Partindo para fazer passeios mais radicais fomos fazer o FLYFISH.
Você se prende a um pára-quedas da areia da praia, de um lado da corda sobe o pára-quedas e do outro lado, a corda é puxada por uma lancha no mar. O instrutor dá sinal para você correr e a lancha acelera, e então você decola!!! É muito legal! Nunca fiz nada parecido! Dura apenas 10 minutos, mas a sensação é de estar voando! Com as explicações do instrutor a gente faz um pouso tranquilo de volta à praia.












Engatando um passeio no outro fizemos o PARASEELING. É um bote, como se fosse duas babanas boat grudadas uma ao lado da outra, puxado por uma lancha. A lancha ganha velocidade e o bote começa a rampar as ondas até que o bote voa! Isso mesmo, como se a gente fizesse pára-quedas com bote! Esse é mais doido que o FLYFISH! O bote "voa" por duas vezes e depois a gente passeia como babana boat normal por alguns minutos! A gente optou por passeios bem diferentes, que dificilmente teríamos oportunidade no Brasil ou mesmo no Japão.

Lucia no Paraseeling





Para aproveitar o dia, fomos a mais uma apresentação de dança balinesa, a DANÇA KECHAK. Interpretado por muitos figurantes que retrata uma batalha onde o Macaco Ajuda o Príncipe a lutar contra o Rei Malvado. Curiosamente, por todo o caminho há muitos macaquinhos que circulam livremente por todo Templo Uluwatu, onde há dezenas de placas de aviso sobre pequenos furtos de bonés, óculos dos pequenos anfitriões. Até o local da dança é uma boa caminhada, e a vista no final da tarde é maravilhosa!

Dança Kechak


Junto com o passeio do KECHAK DANCE há um ROMANTIC DINNER. Cenário: mesas postas ao longo da areia da praia, luz de velas, som das ondas, entardecer de Bali... Muito romântico mesmo, mas nada prático, pois para comer frutos do mar, especialmente caranguejo com molho naquela penumbra foi uma lambança só!

O casal no jantar romântico


Clube da Nécessaire -  Sobre a culinária, teve algum prato que você provou que foi inesquecível?
Lucia -Lembrando do café da manhã do Hotel já me dá água na boca! Pensa numa enorme variedade de frios, frutas, sucos e pães e bolos! Que maravilha! Para mim, a refeição mais importante do dia!


Ainda no hotel ganhamos um jantar cortesia e no dia seguinte optamos por um Barbecue Buffet Internacional a beira da piscina! Como é bom ser turista!!! Visualmente tudo muito perfeito! Como disse o Sergio: "parecia festa do Big Brother!!!". Este churrasco tinha de tudo que possa imaginar. Carne de boi, peixe, frango, porco, frutos do mar, pratos quentes, frios, bebidas, salada e sobremesa à vontade. Até me lembro do valor: equivalemte a 25 dólares por pessoa. Achei o preço bem razoável. pela qualidade e atendimento prestado.


Não vou lembrar o nome dos pratos, mas todo lugar que fomos experimentamos um prato diferente. Em geral, a culinária balinesa é muito temperada. Para ser sincera, bem salgada e SUPER apimentada! Mas eu gostei. Não dá para ir à Indonésia e comer Mc Donald´s né! 
Como não lembro do nome dos pratos, elejo os caranguejos que comi como prato inesquecível! Ô bichinho saboroso!!! O Sergio diz que é muito trabalho para pouca carne, mas eu digo que vale a pena!

Clube da Nécessaire -  Sobre compras, o que você achou do país? Você chegou a fazer muitas compras por lá?
Lucia -Logo no primeiro dia fomos dar uma volta a pé para ver as lojinhas e artesanatos locais. Não pode parar para ver uma coisinha que eles chegam e falam, argumentam, choram, resmungam até você levar qualquer coisa. O assédio aos turistas é assustador!
Não mostre muito interesse pelo produto, mesmo que isso seja verdade e NUNCA compre nada sem pechinchar! Eles jogam o preço nas alturas, no mínimo 100%.
Já tinha pesquisado sobre o comércio e os comerciantes de Bali, mas mesmo assim fiquei assustada e de uma certa forma decepcionada, porque eu gosto de ver com as mãos e essa liberdade de ir e vir você não encontrará nas ruas de Bali.
O comércio pelas ruas de Bali

Depois de algumas horas descobrimos na Kuta Square um Shopping de preço fixo, o Matahari. Ufa! Enfim, tranquilidade nas compras! Lá não tem direto a desconto, mas ninguém te enche o saco. Os preços são bem coerentes, e por ali pode ter uma base de como os produtos nas ruas são supervalorizados. Aí sim comprei muita coisa! Camisetas, acessórios, artesanato e lembrancinhas que não tem fim! Sempre que a gente tinha algumas horas livre entre um passeio e outro era lá que a gente ia.
Quanto a comprar prata de bali em Bali, há lugares e lugares... Achei que comprando na "fonte" seria mais barato, mas engano meu... O que vi foi uma variedade gigantesca de jóias, mas o preço foi o mesmo que é cobrado no Japão por exemplo.
Qualquer turista de qualquer nacionalidade é excessivamente assediado pelos comerciantes, mas os japoneses sofrem hein! Senti na pele, pois eles achavam que a gente era japonês. Inventei uma tática: Logo após a abordagem, combinei de começar a falar qualquer coisa em português com o Sergio. Na hora eles ficam confusos, acho que imaginam: Cara de "japa", falando uma língua diferente, e logo perguntam: ¨De onde vocês são?¨. Depois da resposta "Brasil" é imediato eles sorrirem e dizerem: "FUTEBOL, RONALDINHO, KAKA!!!"
Ficam muito mais descontraídos e dá para ver como eles são apaixonados pelo futebol brasileiro. Teve um que até falou que o Sergio se parecia com o Kaka!!! O que a pessoa não faz para vender o produto não? rs.

Clube da Nécessaire - Sobre o povo em si, o que você achou? São hospitaleiros?
Lucia -Achei o povo indonesiano muito simpático, hospitaleiro sim, de ótimo humor! Como não admirar um povo que, além da língua materna aprendem novas línguas em função do ganha pão? Nosso guia especialmente rasgava um inglês e japonês de dar inveja. Como turista deixo registrado minha queixa sobre o assédio exagerado no comércio.

Clube da Nécessaire -  Qual o momento mais inesquecível da sua viagem?
Lucia -Essa pergunta fica difícil responder.... Depois de uma Senhora Viagem dessa, não tem como separar um parte da outra, um passeio de outro, para mim foi um sonho realizado nesta viagem inesquecível!

Clube da Nécessaire -  Quanto  você acha que gastou para fazer a viagem toda, incluindo passeios e passagens?
Lucia -Bom, arredondando pagamos na agência de turismo, 150 mil yenes por casal. Neste preço está incluído passagens com Hotel e café da manhã. Acrescente mais 150 para o casal para os passeios feitos e pagos lá, e as comprinhas básicas.
Claro que vai depender muito das compras que fizer, mas não comprei nada muito caro. O que mais pesou foram as peças de prata, porque chaveiros, roupas, artesanato é relativamente barato.
Quer ir à Bali? Comece a economizar AGORA! Guarde 15 mil yenes por mês e daqui 10 meses pode começar a fazer as malas!!! Pensando assim fica bem acessível não? Escolha seu destino e verá como é rica a experiência de conhecer lugares, cultura e povo diferente! Aproveite cada hora do dia, experimente uma comida que nunca comeu, faça algo que nunca fez e vá em companhia agradável. Fui com o maridão, então para nós foi uma segunda lua-de-mel!
Ficamos no Hard Rock Hotel, em frente a praia de Kuta. Dali dá para ir a pé a muitas lojas no centro, inclusive no Matahari. Como comentado, uma surpresa por ser um dos hotéis mais baratos do pacote. O quarto em si não tem nada de mais, mas a estrutura do hotel é muito linda e criativa! Se não estivesse num país tão interessante, ficaria todos os dias só no hotel!!! (exagerinho)
A piscina é enooooorme, linda, tem um pedaço que é uma prainha artificial, com areia e tudo, só não me pergunte como essa areia não se mistura em toda a piscina, já que a piscina é uma só, cortando de lado a lado o hotel.
Lucia no Hotel

Piscina do hotel

Hotel Hard Rock
Para os hóspedes tinha sala de musculação, ginástica, massagem, salão de beleza, jogos (sinuca, ping pong, pebolim), volei, basquete, escalada, xadrez gigante, karaoke, show com banda ao vivo todas as noites no bar do hotel, além das atividades com instrutores do hotel.
No hotel não tinha nenhum brasileiro além de nós, perguntamos na recepção. O que mais se via eram asiáticos (japonês, chinês, koreano, vietnamita, malasiano). Com tanto japa no hotel não consegui alugar nem uma vez o karaoke... sempre tava cheio... rs!
Trocamos 80 mil yenes, deu 5.800.000 mil rupias!!! Quase 60 notas de 100.000 mil rupias. Quando vi aquela ¨notaiada¨ toda me assustei! Então pedi em notas maiores, mas o atendente disse que a nota de 100 mil rupias era a maior!!!! Nossa, imagina, a maior nota do país equivale a mais ou menos 14 dolares... Depois da nota de 100 mil tem a de 50, 10 e 5 mil rupias.
No último dia, já no aeroporto sobrou um pouco de rupias, umas 6 moedas e umas 4 notas que nem me lembro o valor. Fui numa lojinha de doces e perguntei pra mulher o que eu poderia comprar com aquele dinheiro. Pedi um chocolate, e ela disse que o dinheiro não dava. Perguntei então o que dava. Ela disse: ¨Duas balas!!!¨
Quando retornei, todos comentavam: ¨Nossa, nem parece que foi pra Bali! Está tão branquinha!!!¨
Então respondo: ¨Bali é um lugar muito interessante, com muitas coisas para ver, conhecer, fazer e comprar!!!Não queria gastar meu tempo "lagarteando" na areia da praia!¨
Realmente uma viagem dessa recarrega a bateria! Compartilhar com vocês me fez reviver esses momentos incríveis, eternizados em fotos e em minha memória! Ainda me lembro de cada dia que passamos por lá! Espero que tenham viajado comigo. Para quem já foi, ficaria feliz em saber a opinião, e espero poder ter ajudado quem pretende ir!

Mais fotos da Lucia:

Uluwatu

Seawalker

No Seawalker
Lucia brincando com os animais marinhos :)

Uluwatu Dance

Em Sanur

No Seawalker

Lu, muuuuito obrigada pela entrevista e estamos com muitas saudades de vocês!!!

Um beijo,


23 comentários:

  1. Oi meninas!!!
    Uau!!! Saiu a entrevista!!! Eu que agradeço o convite! Sempre que me perguntam sobre Bali, fico assim, toda eufórica, contando tudo como se tivesse ido ontem!!! rs!!! Que delícia é viajar não meninas?
    Participante honorária do blog? Uh-hu!!! To me achando!!! rs!!!
    Como sei que vcs tb foram, agora ficarei esperando o Diário de Viagem de vcs!
    Realmente Bali é o paraíso na Terra!
    Beijos, saudades imensas de vcs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aiiiinnnnnnn♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡

      Muita saudade de vcs meu povo! Ai vendo as fotinhos lembrei do nosso verão em Omimaiko, dos seus onigiris e a torta! Hummmmmmmmm, espero que possamos nos reunir em breve Lu! Se Deus quiser!

      Excluir
  2. Oi gente!
    Amei o post, eis um lugar que sonho muito em conhecer - Bali. Tudo por conta do filme: Comer, Rezar, Amar. Já tinha ouvido falar algumas coisas, mas o filme sinceramente me mostrou muita coisa que me deixou encantada!
    Amei a viagem da Lúcia e as fotos que lindas. Parece realmente tudo perfeito, e é bem como ela disse uma boa viagem recarrega nossas baterias, a gente volta com mais vontade de viver, de trabalhar e poder fazer coisas novas!
    Parabéns ao Clube, estou amando a nova fase.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lis querida eu tb lembro do filme da Julia, eu adorei este filme, agora quero ir pra India e Itália!!!!!!!
      Obrigada Lis e vamos que vamos neste 2013 né querida!♡♡♡♡

      Excluir
    2. Oi Lis!

      Obrigada pelo comentário! viajar é viciante! se pudesse faria uma viagem dessa todo ano!!! A gente volta com um outro gás!!!

      Excluir
  3. fiquei encantadaa,viajei junto sim!*-*

    Achei caro 150mil,por pessoa,ja pesquisei em sites japoneses e tem até por 80mil,mas deve ser a época,hotel,essas coisas ne!

    Eu tenho vontade ir para Bali ou Guam...

    fiquei com medinho dos comerciantes,apenas kkk

    mas deu muita vontade viajar haha =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Pri, acho que foi 150 mil o casal!
      Quando nós fomos pagamos 49 mil ienes se me lembro bem! E com certeza vale muuuuito a pena viu!♡♡♡♡

      Excluir
    2. PriYamada! Coisa boa é viajar ne!

      Sim, foi 150 mil para o casal, com passagem de ida e volta e hotel com café da manhã... No nosso caso foi + 75 mil yenes para comida, passeio e comprinhas...

      Pri, vai direto no Matahari para fugir dos comerciantes!!! rs!

      Bjs, Lucia

      Excluir
  4. Que SHOW! que lugar mais LINDO e encantador!
    quero mto conhecer! adorei a entrevista!

    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Realmente Bali é o paraíso na Terra! Se tiver a oportunidade, vá e se encante!

      Excluir
  5. Muito Bom, cada post de viagem é um sonho não? A vontade de ir a cada lugar cresce mais.

    Aproveitando, ouvi o NerdCast sim hehehe muito engraçado obrigada pela dica. Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que lindo que vc ouviu o Nerdcast! Fico feliz que tenha achado engraçado :)
      Super beijo querida!!!♡♡♡♡♡

      Excluir
    2. Makie, obrigada! Viagem é outro assunto que encanta as mulheres ne!!! Beijos

      Excluir
  6. Olá meninas, adorei o post. Já vou me preparar para ir a Bali. Ótima idéia esse espaço para entrevista. Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, obrigada pelo comentário!♡♡♡♡

      Excluir
    2. Olá Maristela! Obrigada! Sim, se prepara e aproveita cada minuto! Confesso que tinha dias que dava uma preguicinha de sair da cama cedo, mas não dá para gastar horas preciosas dormindo ne! rs...

      Excluir
  7. Olá Amanda!
    Depois dessa entrevista até me animei em ir à Bali. Achei super acessível. 15 mil por mês é uma meta fácil de alcançar. Adorei as dicas da Lúcia. Que hotel hein!
    Beijos
    Jaque
    http://aaventuracomeca.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Jaque!
      Obrigada!
      Sim, 15 mil por mês é bem acessível ne!
      E só para confirmar, 150 mil yenes foi para o casal ok!
      Somando nossas comprinhas que saiu 150 mil por pessoa, ou seja 75 de despesas de viagem + 75 das compras e passeios.
      Hotel lindo! Se pudesse passaria uma semana só curtindo o Hotel! rs
      Beijos
      Lucia

      Excluir
  8. Oieoieoie!
    Lu, uma curiosidade.
    Essas fotos tiradas dentro do mar, vcs que tiraram ou fica alguém tirando para vcs?
    Super legal sua viagem, achei bem interessante...pena que agora estou tão longee!!! Rs
    Beijocas e pipocas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karina!
      Então, aí vai uma dica para quem quer ir a Bali e fazer passeios submersos: Leve sua própria câmera a prova d´agua. Eu levei, e o instrutor tirou muitas fotos nossas depois do passeio! Foi super atencioso e gentil!!! Se vc não tiver, eles tb tiram com a câmera deles, mas vc pagará a bagatela de +-8 dólares POR FOTO!
      Sabe eu e meu marido aproveitamos muito qdo estávamos no Japão, mas viagem nunca cansa ne! Tenho muitas saudades de lá!
      Beijos, que legal que vc apareceu por aqui!!!
      Lu

      Excluir
  9. Oi Lucia!
    estou querendo ir pra bali... sera q vc pode me ajudar com algumas duvidas por favo?

    ResponderExcluir
  10. Que delícia de viagem! Era meu sonho ter ído para Bali, mas infelizmente não consegui realizar. Mas olhando as fotos pude imaginar como deve ter sido inesquecível mesmo!

    Beijão

    ResponderExcluir

Olá! Deixe seu comentário, críticas ou sugestões para nós! É muito importante saber sua opinião!!
Muito obrigada por sua visita!