terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Diário de Viagem - O planejamento - Parte 2

Outros detalhes

Continuando a nossa série "Diário de Viagem", hoje vamos falar mais um pouco sobre planejamento, algo de suma importância na minha opinião.
(quem não conferiu a Parte 1 basta clicar AQUI)

Sobre a bagagem

Após decidir o destino e o tempo que você vai ficar fora, é interessante verificar também as regras da companhia aérea que você escolheu. Cada empresa possui um regulamento próprio o que pode implicar em diferenças de peso e tamanho no que se diz respeito à bagagem. No caso da Air France, a minha última experiência, era permitido 1 mala de 23 kg e a bagagem de mão de 12 kg. Já a Air China por exemplo permite uma bagagem despachada de 20kg e bagagem de mão de 7kg. Quem for viajar de trem pela Europa é interessante pesquisar o limite de bagagem junto à empresa ferroviária.
Quem for viajar dentro do Japão vale a pena também consultar quanto o peso da bagagem e tamanho permitidos pela empresa.

Visto

Antes de fechar com a agência de turismo japonesa ou comprar tudo por conta, verifique sobre a questão da necessidade de visto. Quando fomos para Bali, o visto era requisito necessário só que poderia ser tirado ao chegar no país. Tivemos que já deixar separado a quantia exata do visto antes de embarcar para evitar futuros atrasos.
A maioria dos países da Europa  fazem parte do Acordo de Schengen, uma convenção entre países europeus sobre abertura de fronteiras e livre circulação de pessoas entre os países signatários. Se você for permanecer por até 90 dias por lá, não precisará de visto. Os países que estão no Acordo são:
Alemanha
Áustria
Bélgica
Dinamarca
Eslováquia
Eslovênia
Espanha
Estônia
Finlândia
França
Grécia
Holanda
Hungria
Islândia
Itália
Letônia
Liechtenstein
Lituânia
Luxemburgo
Malta
Noruega
Polônia
Portugal
República Tcheca
Suécia
Suíça

Seguro saúde

Dependendo do país o seguro saúde poderá ser obrigatório ou não. No caso da França por exemplo, o seguro era obrigatório. A JTB se disponibilizou para fazer tudo para nós, mas preferi fazer por conta no site da Tabiho. Infelizmente o site está só em japonês, na dúvida, faça com a sua agência de turismo, o importante é não viajar sem pois o seguro pode ser exigido na imigração do país a ser visitado. Outra possibilidade é fechar o seguro no aeroporto, mas acho que fica bem corrido não?

Guias - Valem a pena?

Eu comprei este guia e simplesmente AMEI!


Foi uma mão na roda. Outra opção também é imprimir mapas com os roteiros dos locais que você deseja visitar. Além de facilitar muito a localização você também não perde tempo. A pior coisa é estar num lugar sem saber para onde ir e sem dominar o idioma, então quanto mais planejado for o roteiro, mais tranqüila será a viagem. Claro, você pode levar um tablet ou o smartphone mesmo, mas sou do tempo do papel rs, ainda prefiro algo impresso nas mãos para garantir. 

Câmbio

Os países da União Européia exigem declaração caso você esteja portando mais que 10.000 euros ou o equivalente em outra moeda.  Existem várias opções de como levar seu dinheiro para uma viagem, mas prefiro adotar sempre o dinheiro vivo (já que não levo muito, rs) e cartão de crédito. O câmbio pode ser feito no aeroporto, mas costumo usar o banco japonês mesmo pois as condições são um pouco melhores. Os Travelers Cheques são aceitos em vários estabelecimentos comerciais em todo o mundo e pode ser uma  excelente opção para quem não quer andar com dinheiro nas mãos.
De qualquer maneira, é importante ter um pouco de dinheiro vivo para poder pagar o taxi, trem e outras coisinhas de primeira urgência.

Com este post encerramos a parte de planejamento e nos próximos posts pretendo abordar um pouco da viagem em si :)


Um beijo,

21 comentários:

  1. O planejamento é muito importante mesmo! Tem tanta coisa que as vezes a gnt nem imagina que precise, como o plano de saúde por exemplo.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pos é Lidia, sem planejamento fica bem complicado mesmo!!!
      Beijão♡♡♡

      Excluir
  2. Realmente é melhor levar em 'papel' o guia,vai que acaba a bateria do tablet! haha
    Eu não sabia que os países da Europa não precisava de visto,Isso é mt bom!
    Excelente post(como sempre)
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Amanda!!! Adorei esse post de viagem! Pois Adoro Viajar e estou planejando p onde ir no yasumi de abril maio!!! Rs.., tenho alguns lugares em vista agora só falta decidir onde ir!,, esses dias mesmo tava pensando até em te mandar msg p saber mais sobre a Europa aí vi este post ebaaaa!!!! Rs ....pois e uma das opções rs... Bju..!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bacana Paula, espero que os próximos post te ajudem tb!!

      Um super beijo!♡♡♡♡

      Excluir
  4. Olá Amanda, mas um ótimo post de planejamento hein. Adorei a dica do site de seguro saúde, é mais um item importante e exigido em viagens internacionais principalmente Europa.
    Eu também gosto de imprimir os mapas dos roteiros mesmo tendo eles no smartphone também, até deixo tudo "na nuvem" (online) com app Evernote, caso eu precise consultar os dados ou fique sem bateria. Com um bom planejamento a gente não tem surpresas desagradáveis e aproveita muito melhor a viagem não é mesmo! Tô adorando esses posts sobre viagem! Dicas preciosas.
    Bjs
    Jaque
    http://aaventuracomeca.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Jaque, realmente é tanta coisa que a gente tem que pensar antes de fazer uma viagem que quando vamos ver, se não planejar acaba deixando de lado itens de suma importância né!!!
      Ah! Desde já deixo aqui o convite para vc vir nos contar aqui no Clube mais sobre sua experiência na Europa, o que acha???♡♡♡♡

      Beijos!!

      Excluir
  5. Qd fui a Korea usei a HIS achei o servico bom! Pra Korea nao precisa de seguro de saude, e la e muito facil se locomover com o metro, pois e td numerado! Nao pagueipor guia, mas se precisar de ultima hora tem nas ruas legal ne? Achei incrivel como la e td facil facil! E otimo lugar para fazer comprinhas pq e mais barato que JP vale a pena! bjs meninas! Adorei o post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Makie que legal que vc esteve na Coréia! Já deixo aqui também meu convite para uma entrevista sobre sua experiência por lá, acho super legal ouvir relatos!!!!

      Um super beijo!

      Excluir
    2. Olá obrigada! Depois podemos conversar por email. Pra quem gosta de cosméticos com certeza lá é um ótimo destino. Bjs.

      Excluir
  6. Não sabia isso de não necessitar de vistos em alguns países, adorei, HAHAHA :B

    ResponderExcluir
  7. Adorei as Dikas, está nos meus planos para o futuro mas não para o Japão e sim para a Europa mesmo em crise... Gostei do seu blog, achei as matérias bastante interessante e já estou seguindo...Beijokas
    http://www.carlafabieene.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Boas dicas hein! Não sabia do seguro saúde, da próxima vez vou ficar mais atenta com relação a isso!
    Obrigada!
    bjos!

    ResponderExcluir
  9. Oi Amanda, adorei essas dicas, estou planejando 4 dias paris e 4 londres em maio do ano que vem e vao me ajudar bastante...estamos na duvida de colocar mais paises, mas vamos com meu filho de 5 anos entao estou com medo dele cansar muito...ra voce foi muito cansativo? quantos paises vc fez em quantos dias? mil beijos....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Simone,

      Olha Simone para ser bem sincera com vc, foi extremamente, mas extremamente cansativo! Vou falar com mais calma em posts separados sobre cada lugar, mas fiquei com os pés inchados de tanto andar, rs. Se vc for com criança, eu recomendaria vc ficar em um país só para não ser cansativo sabe, pois é o dia todo andando, de manhã até a noite. Mas isso depende muito do seu roteiro tb! Podemos debater em cada post de cada país para analisarmos o que vc acha e poder encontrar a melhor opção!

      Um beijo!

      Excluir
    2. Ah esqueci de falar, fomos em 3 países, Bélgica, França e Inglaterra!

      Excluir
  10. Ótimas dicas! Desejo muito fazer uma viagem à Europa partindo aqui do Japão, como não domino o nihongo sandices do blog serão muito úteis! Estou curiosa para saber mais detalhes da viagem... Já seguia vcs no Instagram, mas agora já estou no blog também! Virei fã! Bjosss

    ResponderExcluir

Olá! Deixe seu comentário, críticas ou sugestões para nós! É muito importante saber sua opinião!!
Muito obrigada por sua visita!