sábado, 9 de fevereiro de 2013

Diário de Viagem - França - Parte 1

Paris, je t'aime

França sempre foi um local que permeava os meus sonhos desde criança. Sou amante da história e por consequência disso, a Europa frequentemente esteve presente nos meus anseios como local que eu deveria conhecer antes de morrer. E posso afirmar com toda a segurança para vocês que realizar um sonho não tem preço. É algo inexplicável a sensação de você poder estar onde sempre desejou, ver de perto o que sempre via em livros, tocar em coisas que nunca imaginou tocar. Muitas pessoas podem questionar se vale a pena ou não viajar, "gastar" este dinheiro. Se você pensar em questionar é porque não vale a pena. Nunca tive dúvidas que esta viagem valeria cada centavo, mas sempre ia adiando, adiando e adiando. Minha grande amiga Lika que morava aqui no Japão também (hoje ela mora na Austrália) fez mochilão em 2009 e cada foto que eu via dela me inspirava ainda mais. Roma, Paris, Berlim, Londres, Madri... tudo era tão mágico para mim, tão motivante que a cada foto o meu desejo crescia mais e mais. E dedico muito desta viagem à ela, minha amiga de infância e grande fonte de inspiração até hoje!
Mas cade a coragem? Cade a atitude? Pois é! Faltava esta parte. Um belo dia, conversando disso com a Silvia, algo que ela me falou acabou me dando um "estalo" ."Se você quisesse mesmo ir, já teria ido!", disse ela pontualmente. E no final das contas era uma dura verdade que eu não queria aceitar. Muitas vezes colocamos diversos obstáculos para deixar de fazer coisas que queremos fazer. Seja um curso de inglês, uma faculdade, um novo emprego. Ou a desculpa é o dinheiro que tá curto, o filho que é pequeno, o marido que não compreende. Mas no final das contas, vale a pena deixar de fazer algo por medo? Vale a pena adiar o que não precisa ser adiado? Afinal, quem está realmente motivado a alcançar seus objetivos vê nos problemas desafios a serem vencidos e sabem que para chegar onde querem chegar é necessário dedicação, comprometimento e entrega. Quando temos medo de errar, colocamos limites em tudo e vemos nos obstáculos meios para poder desistir sem peso na consciência. 
O fato é que acho interessante antes de falar da viagem em si, mencionar a parte psicológica também, pois decidir pode ser fácil para alguns mas pode ser um problema para outros. Nada melhor do que compartilhar experiências e percebermos que não estamos sozinhos nesta jornada não é verdade?
Mas chega de conversa e vamos falar do que interessa mesmo!!

A viagem

Decidimos aproveitar uma promoção de final de ano da JTB e fechamos passagem aérea + hotel em Paris para 6 dias. O bom da França foi a possibilidade de poder se locomover para países vizinhos com certa rapidez, optamos então por conhecer Londres e Bruxelas na Bélgica. Se tivesse mais tempo com certeza gostaria de ter ido até Amsterdã e Berlim também, mas vai ficar para uma próxima oportunidade. 
Dividimos então em 2 dias e meio para Paris, 1 dia para Londres e 1 dia para Bruxelas.
Fomos em pleno inverno europeu e posso dizer que para quem está acostumado ao frio do Japão, o inverno de lá não é tão rigoroso como imaginava! Um casaco quentinho já resolve o problema! Não é um frio nada absurdo! Mas para quem for do Brasil, pode se assustar. A média que pegamos foi de 7 graus durante o dia. 

A chegada 

Dois blogs me ajudaram muito no processo de planejamento para o roteiro de Paris:
Existem centenas de outros blogs e sites que tratam do assunto, mas gostei do estilos destes dois. Possuem informações simples, básicas e úteis. 
Fomos de Air France e posso dizer que a companhia aérea está de parabéns. Gostei muito do atendimento e as refeições estavam deliciosas!!! 
Tudo muito gostoso e o vinho servido era excelente!!!
O vôo foi super tranquilo, mas bem cansativo, cerca de 12 horas partindo do Kansai International Airport em Osaka até o Charles De Gaulle na França. Chegando no aeroporto em Paris, a parte da imigração foi muito tranquila e já conseguimos pegar um taxi sem maiores dificuldades. Chegamos às 17:00.
☆Dica: leve dinheiro trocado para pagar o taxi. O nosso deu algo em torno de 31 euros e eu só tinha 35. O taxista pegou o dinheiro, falou obrigado e foi embora! rs! 

Nosso hotel era bem simples, sem luxo, mas ficava extremamente bem localizado já que a estação mais próxima de metrô encontrava-se a menos de 5 minutos a pé. 

 Café da manhã do hotel incluso no pacote, simples mas muito saboroso

Paris é divida em 20 bairros, os Arrondissements. Nós ficamos no 18, Butte-Montmarte, bem pertinho da Sacré-Coeur. 



A Basílica de Sacré Coeur
Do nosso hotel até a Basílica não dava nem 5 minutos a pé, muito perto mesmo. O local é lindo, um dos monumentos mais visitados da França, com uma arquitetura esplêndida de encher os olhos de qualquer um!
Nosso bairro não era um dos mais bonitos, muito pelo contrário. É bem periferia mesmo! As ruas são sujas, lixo jogado aleatoriamente, muita pichação, vimos até gente fazendo xixi em poste em plena luz do dia! O odor de urina é algo presente, principalmente perto das estações. Então se você achava que Paris era só glamour, saiba que muitas coisas são bem parecidas com nossas cidades brasileiras. Muitos moradores de rua, bêbados, gente pedindo dinheiro, você encontra de tudo nas ruas de Paris. 
☆Dica: cuidado com os batedores de carteira nas ruas. Muitos podem andar despreocupados achando que estão em país de primeiro mundo e nada vai acontecer, principalmente quem está acostumado com a segurança do Japão, mas na França é tudo bem diferente. Lembra muito o centro de São Paulo na minha opinião
Pichação nos muros da estação
Após conhecer a Basília, fomos jantar num bistrô maravilhoso que ficava bem pertinho do nosso hotel:


Que lugar maravilhoso! E contrariando o que muitos falam, fomos extremamente bem tratados lá! O garçom era um amor de pessoa, nos serviu de maneira atenciosa e educada. Por sinal, encontramos os primeiros brasileiros (de muitos) da viagem lá!
A comida é deliciosa MESMO! Seguindo as dicas dos blogs que visitei antes da viagem, optamos pelo pratos combinados, você para um valor X e tem direito a entrada, prato principal e sobremesa. 
☆Dica: reserve pelo menos 35 euros para um bom jantar (o casal). No nosso caso, pagamos 17 euros cada um.


Entrada maravilhosa

Este frango estava DIVINOOOOOOOOOO!!
 Lá reparamos que eles comem muita, mas muita batata e muito pão também!

O primeiro dia em Paris

No dia seguinte em Paris, pegamos o metrô rumo aos principais pontos turísticos da cidade.
☆Dica: use o seu calçado mais confortável para fazer os passeios. Saltos não são uma boa pedida com certeza! Dê preferência a um tênis bem macio e confortável e deixe o glamour para uma outra ocasião. 

Metrô em Paris
Para comprar o ticket é super tranquilo também:

As máquinas geralmente possuem opção de várias línguas, dentre elas espanhol e inglês. Aceitam cartão de crédito e dinheiro. Os metrôs de Paris são extremamente bem sinalizados e de fácil acesso! Não tem erro! :)
☆Dica: tenha sempre dinheiro trocado em mãos para comprar os tickets
Chegamos no nosso primeiro destino, o Arco do Triunfo!!!!!

Incrível!
Lembro que ao subir a escada rolante e dar de cara com o Arco meu coração foi a mil!!!!

É lindo demais! E sim, é realmente tuuuudo o que a gente imagina!!! Admiramos a famosa Champs Elysées, um dos locais mais charmosos da cidade!



Caminhando cerca de 15 minutos chegamos ao destino mais aguardado do dia, a Torre Eiffel!


Fila para subir na Torre

A fila para subir na Torre estava gigante!!! Como o dia estava nublado, optamos por não subir e aproveitar os arredores. Quer quiser subir pode comprar o ticket antecipado online e pegar uma fila menor ou pegar a fila e pagar cerca de 13 euros se não me engano.

Perfeita!
Ela é realmente linda meninas! Que coisa suntuosa! Foi uma das maiores emoções que senti na viagem com certeza!!!
Um pouco mais adiante, chegamos ao Musée de l'armée, o museu do exército localizado dentro do Palácio dos Inválidos! Para amantes de história, armas e guerras é um prato cheio!! Fiquei alucinada no lugar e não queria mais ir embora!!


O local é imenso e precisa de pelo menos 2 horas para ser visitado. O ingresso se não me engano foi 13 euros. 

Salão com itens japoneses!


Todos os tipos de armas são expostas no local


E claro, não podemos de deixar de dar destaque à atração principal do local: o túmulo de Napoleão Bonaparte!

Sarcófago de Napoleão!

E para terminar o dia, voltamos ao nosso Bistrô preferido para provar outras delícias do cardápio:

Cordeiro ao molho blue cheese

Bisteca ao molho curry 
E com isso terminamos nossa primeira parte!! O post ficou imeeenso, mas foi bem difícil selecionar só as coisas importantes, pois tudo foi importante para mim! rsrsrs :)

Confira mais fotos na nossa página do Facebook! 

Dúvidas é só deixar nos comentários!!

Um beijo,


31 comentários:

  1. Amanda to adorando seus posts sobre sua viagen..e realmente nw a nada melhor q realizar um sonho neh?!!..,nw da pra descrever a sensacao...tb estou planejando fazer um tour pela europa...meu sonho rs....bjao e continue com seus posts...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Kenia, muito importante saber a opinião de quem está lendo!!♡♡♡♡

      Excluir
  2. Que sonho ir para Paris! Tbm quero muito ir para Europa, futuramente quem sabe!
    Olhando os pratos parece tudo uma delícia mesmo, mas senti falta de um gohan kkkkk sou igual japonês, não fico sem! rs
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Lidia no Brasil tb tem tantos lugares incríveis para se conhecer né?! Não vejo a hora!!♡♡♡♡

      Excluir
  3. Incrível meninas meus olhos brilharam emocionei-me com a descrição e fotos! Não vejo a hora de ir a França meu sonho é conhecer o Louvre, há anos coleciono as imagens que lá existem...imaginem como é minha casa...só réplica de obras do Louvre kkk pobre é fogo! Estou esperando sobre o restante da viagem fiz anotações do que vc escreveu para poder ir em breve! Seria legal se mais meninas aqui do JP se juntassem para viajar né! Bem que esse blog poderia nos reunir! Abraços! Ótimo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Louvre estará na segunda parte Makie!!!! Vc gostar com certeza!!! Lá é lindo demais!♡♡♡

      Excluir
  4. Eu também, estou só nas anotaçoes aqui!!Tudo muito legal! Bjos!

    ResponderExcluir
  5. Também estou anotando todas as dicas! Ai ai q vontade de viajar tbm! Bjos bjos

    ResponderExcluir
  6. Amanda, você não imagina quantas vezes eu disse a palavra"UAU!", rs.Que fotos mais lindas,elas capturaram o seu olhar sobre a cidade!!!!Me vi lá, imaginei a sensação de estar lá só pela sua descrição!!!!Caramba, nunca li uma resenha tão gostosa, simples, empolgante, realista!!!!!Dicas???Nossa, acho que nem com guia turístico seria tão melhor aproveitado, pois acredito na sinceridade das suas opiniões e um guia com certeza só enobreceria o "melhor, mais caro e cheio de frescura" da cidade!!!!Ninguém nunca me disse que a Cidade Luz também tem violência, sujeira e fedor!!!Só ouço falar que lá é TUDO perfeito!Humpf!!!Realmente, vale a pena conhecer Paris!!!!Ai, ai, ai...viajar é um presente caro, mas com certeza, o que mais traz boas recordações, né?!Acho que você se sentiu que nem uma menininha, ganhando a boneca no Natal...ou talvez, eu tenha me sentido assim, sei lá...Beijos, anotei todas as dicas!Obrigada por compartilhar essa emoção e experiência!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!!!♡♡♡♡♡
      Fico muito feliz que tenha gostado, eu lembro que quando fui procurar blogs que falavam a respeito do assunto muitos descreviam somente o lado bom (aliás, acho que a maioria), mas também é importante conhecermos este lado da França e aprendermos à valorizar mais nosso país tb que passa pelo mesmos problemas. Foi incrível perceber que não é só de glamour que o dia a dia do francês é feito hehehe!♥
      Beijos!

      Excluir
  7. A introdução do post é perfeita! Nada como viajar, realizar sonhos e acumular experiências e memórias, né?
    Um dia quero ir para a Europa também, mas até lá vamos passeando por aqui^^.
    Adorei as suas dicas!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Li!
      O Japão com certeza possui locais lindos, muitos deles do nosso ladinho mesmo!!!♡♡♡♡

      Excluir
  8. Realmente escolheu mal o bairro para ficar. Essa zona me dá medo e não gosto de lá ir (as pessoas k vejo na rua me assustam). De resto, adoro Paris.
    *Estou morrendo de inveja e cheia de saudades do tempo em k viajava todos os meses*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não tivemos escolha Cris, pelo preço mais em conta era o que havia na época, mas não me arrependo pela ótima localização.
      Paris é tudo mesmo, linda, perfeita!♡♡♡♡

      Excluir
  9. A-D-O-R-E-I!!!!!! mto legal! as fotos, os lugares, as comidas, tudo mto bonito! Paris é uma cidade mto linda mesmo! Fui tem mto tempo e quero mto voltar!!!!
    estou curiosa para saber sobre sua visita a Bélgica!

    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!! A Bélgica logo logo estará por aqui tb :)
      Um super beijo♡♡♡♡

      Excluir
  10. Amanda, querida... Chorei!!!
    Que sonho viajar pra Europa, ver a Torre, os Museus, passear pelas ruas e praças mais famosas do mundo... Tocar, sentir os cheiros, as emoções... Seu post foi maravilhoso e aumentou ainda mais a minha vontade de viajar...
    Adorei!! Senti como se estivesse viajando com vcs!!
    Obrigada por compartilhar este momento tão importante em sua vida!!
    Bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelas palavras Vanessa querida, é muito gratificante saber que tem pessoas acompanhando e gostando desta nova série Diário de Viagem ♡♡♡♡♡♡

      Excluir
  11. Amanda, querida!!
    Chorei!!
    Adorei o seu post, que fez crescer ainda mais a minha vontade de viajar para a Europa...
    Poder tocar, sentir os cheiros e as emoções de ver a Torre, os Museus, as ruas e praças mais famosas do mundo...
    Obrigada por compartilhar conosco esses momentos inesquecíveis da sua vida!!
    Bjssss

    ResponderExcluir
  12. Muito legal os posts de viagens. Continue postando! : )

    ResponderExcluir
  13. Oi Amanda!!! Quanto tempo nao passava por aqui!! Nao sabia nem q o blog estava de cara nova!!!
    Nossa fiquei emocionada com essa viagem!! E olha que esta apenas comecando!!
    Conseguiu deixar todas nos na expectativa do que teve pela frente!!!
    As fotos estao malhavilhosas...
    E confesso que quando vim pela primeira vez ao Japao vim por Paris, mas nao tive curiosidade nenhuma de sair do aeroporto e nao gostei nada do franceses... Achei antipaticos...
    Mas agora vendo seu post me deu sim uma vontade de conhecer todos os lugares que mostrou!!!
    Quem sabe neh!!!!
    Grande beijo! E parabens pela conquista de um sonho!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jake tudo bem? Obrigada pelo comentário!!!
      Muito obrigada pelo incentivo e por estar acompanhando o blog!!♡♡♡♡

      Excluir
  14. aiiii.. que tudooo.. amei o post..
    Ja me imaginei la...
    estou adorando as dicas...

    ResponderExcluir
  15. Uia! Roupa nova do blog! Gostei desse novo visual! Ficou super charmoso!
    Nunca tinha pensado em ir pra Paris, não sei porque, mas sempre tinha aquela idéia "Ah...Paris é um lugar lindo e romântico...deve ser legal lá..." e pronto...parava por aqui. hehe! Mas vendo o seu post despertou o meu espírito de aventureira, agora fiquei com vontade!
    Lá vai eu ficar sonhando com essa viagem pra Europa!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  16. Nossa vc foi uma sortuda hein. sonho em ir la tmb.
    amei td q vc contou aki. beijao flor

    ResponderExcluir
  17. Amei! Viajei contigo! Ainda quero fazer igual a vc, criar coragem e realizar meu sonho de conhecer a Europa em especial Paris! Valeu pelas dicas!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  18. Olá Amanda
    Gostei muito da sua reflexão de que desejamos mas sempre adiamos pôr em prática fazer uma viagem, por exemplo. É para toda vida a experiência e a lembrança, vale muito mais que o gasto. Ai que saudades de quando fiz stopover em Paris só de ler esse post. Queria ter ido na Basílica de Sacré Coeur mas não deu tempo. E também adorei o Museu das Armas muito completo. Bem bacana você mostrar que Paris não é só glamour. Mas é linda e inesquecível. Beijos
    Jaque
    http://aaventuracomeca.wordpress.com/

    ResponderExcluir

Olá! Deixe seu comentário, críticas ou sugestões para nós! É muito importante saber sua opinião!!
Muito obrigada por sua visita!