sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

5 sugestões de filmes para refletir!


Para o fim de semana!

Filmes que conseguem mexer com a gente são os melhores. Seja uma comédia com um roteiro bem escrito, um suspense que cause arrepios ou mesmo um drama que nos leve às lágrimas, se tocar lá no fundo a gente não esquece mais! Conseguir se emocionar faz parte da imersão quando estamos curtindo uma obra, seja ela qual for.
Gosto muito de temas que causem algum tipo de reflexão. Daqueles que você terminou de assistir  mas fica pensando sobre tudo o que viu por horas e horas.
Já falei de vários filmes lá no Portal Nippon que me causaram um impacto, como por exemplo Hanami e A Partida. Mas a lista é imensa e a vontade de conversar sobre o assunto também :)
Separei 5 filmes que considero reflexivos como dica para curtir no final de semana, vamos lá ?


O lado cego, é um daqueles filmes que te faz pensar "Será que estou fazendo o meu melhor para o  próximo?".
A história é baseada em fatos reais e garantiu o Oscar de 2010 para Sandra Bullock.  Michael é um jovem negro, pobre, que possui uma família destruída pelas drogas e pela violência. Michael  na verdade é o rosto dado à inúmeros adolescentes de origem humilde que vivem sem perspectiva nenhuma de um futuro promissor. Vemos isso todos os dias na nossa realidade, mas o que fazemos para mudar isso? É esta a questão.
Ele passa a ser ajudado por uma família branca que enxerga seu potencial nos esportes coisa que sua família de sangue jamais enxergaria. E a partir dai, o filme mostra a relação do jovem neste novo universo, o preconceito e as diferenças enfrentadas tanto por ele quanto pela família adotiva.
O filme é muito bonito e mostra que pequenas atitudes podem sim minimizar e muito o sofrimento alheio, basta querer ajudar.



A procura da felicidade

Sem sombra de dúvidas um dos meus filmes preferidos para refletir. Muita gente já deve ter assistido, mas eu não  poderia deixá-lo de fora desta lista. Eu me emociono toda vez que vejo e só de lembrar, dá um aperto no coração.
Chris Gardner (Will Smith) está vivenciando um dos momentos mais difíceis da sua vida. Pai solteiro, Chris precisa fazer de tudo para conseguir cuidar do seu filho, Christopher (vivido pelo próprio filho do Will Smith, Jaden Smith)  mas as coisas estão complicadas. Chega a um ponto que eles não tem nem onde dormir e muito menos o que comer direito. Porém Chris não desiste e usa todas as suas habilidades, perseverança e garra para sair desta situação. O filme é ótimo para empreendedores também pois traz muitos pontos  interessantes para a discussão. E é baseado em fatos reais! Vale muito a pena mesmo!



Os garotos da minha vida

Beverly é uma garota que vive numa cidade no interior dos EUA nos anos 60. Seu sonho é chegar à uma universidade e tornar-se uma escritora de sucesso. Contudo, o que Beverly não esperava aconteceu. Seus planos são interrompidos por uma gravidez não planejada. A garota de apenas 15 anos é obrigada a casar com o pai da criança e abandonar os estudos e a partir dai se desenrola a história.
Quantas adolescentes não passam  pelo mesmo dilema? O interessante é ver como uma "criança" consegue cuidar de outra criança. Beverly  no final das contas vira uma adulta frustada sendo na verdade "cuidada" pelo seu filho, que acaba infeliz também. Porém, ela nunca desistiu de verdade do seu sonho em se tornar escritora e vai atrás para que ele se torne realidade.
Faz a gente pensar o quanto podemos ser egoístas em certas situações e acabarmos magoando as pessoas mais próximas por não nos sentirmos 100% realizados em algum aspecto da nossa vida. Muitas vezes Beverly descontou o fato de ter "perdido" a adolescência no filho, quando na verdade, ela não queria admitir sua parcela de responsabilidade nas situações, já que a criança não tinha culpa nenhuma. Bem interessante!



Foi apenas um sonho

Este filme faltou no meu top 10 filmes sobre relacionamentos! Talvez porque não conseguiria decidir  se gosto mais dele ou do primeiro colocado, Antes do Amanhecer/Antes do Por do Sol. O filme é extremamente reflexivo, principalmente quando colocamos em questão temas como casamento e sonhos.
Estamos nos anos 50. April (Kate Winslet) e Frank (Leonardo DiCaprio) são o casal perfeito. Jovens, sonhadores, eles se consideram especiais e prontos para iniciar uma vida a dois. Contudo, com o passar do tempo, eles percebem o quão complicado é lidar com sonhos pessoais X família. Frank trabalha num lugar insuportável mas tem que agüentar para poder sustentar a casa. April tornou-se uma dona de casa infeliz e atriz frustada com a carreira. Contudo, April vê a oportunidade de mudar todo o rumo da situação recomeçando a vida da família em outro lugar, Paris mais precisamente. Só que para que ocorram as mudanças na vida da família, muitos obstáculos terão que ser enfrentados.
O que mais gosto neste filme é a conversa sobre sonhos. Você casa, constrói uma família, mas e seus sonhos? Onde eles ficam? É necessário abdicar de tudo que sempre desejou em prol do bem estar dos entes queridos? Como lidar com isso? É uma das principais questões do filme.



Minha vida

Quem é pai ou mãe com certeza vai se emocionar! Assisti este filme há muitos anos atrás no cinema e nunca mais esqueci! Conta a história de  Bob (Michael Keaton) e Gail (Nicole Kidman). Gail está grávida do primeiro filho do casal quando eles descobrem que Bob está com um câncer terminal.  Após receber a notícia, Bob decide então começar a  gravar vídeos para o seu filho e assim tentar fazer parte da sua vida mesmo após sua morte.  Ele se apresenta inicialmente e começa a conversar sobre cada etapa da vida do filho, ensinando a fazer a barba por exemplo ou conversando sobre  meninas e namoro. É de chorar rios mas vale muito a pena principalmente quando refletimos o quão valioso é a presença de uma pessoa querida conosco mas muitas vezes não damos tanto valor, só quando a perdemos de verdade.

Agora quero dicas de vocês também meninas! Qual filme que te faz refletir?

Um beijo,

12 comentários:

  1. Amandinha...
    Adoooooro seus posts!!
    Estou amando a nova "cara" do blog!!!
    Parabéns e obrigada por compartilhar as suas dicas conosco!!

    ResponderExcluir
  2. Ótimas dicas como sempre né amanda!!! ^^
    Amo essas listinhas!
    Minha dica de filme que nos faz pensar melhor é o Procura-se um amigo para o fim do mundo.
    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Mi, eu comentei lá no Insta sobre o Procura-se, adorei o filme tb a Keira é tão linda!♡♡♡♡♡

      Excluir
  3. Que pena nenhum dos 3 ultimos filmes indicados tem no Hulu. Vou ter que esperar..... obrigada pelas dicas!

    ResponderExcluir
  4. Seguindo seu blog, amei !!!
    Passa lá no meu? http://princesamodernaa.blogspot.com.br/

    Beijos !!

    ResponderExcluir
  5. Oi Amanda,
    O primeiro é realmente muito bom, já anotei outro para o final de semana,
    obrigada pelas dicas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Nossa, escrevi um post sobre isso mesmo, só ainda não postei. Ainda bem que os filmes não são os mesmos.

    BlogFacebookTwitter

    ResponderExcluir
  7. Ainda não assisti nenhum, mas vou em busca! Adoro sugestões antes de arriscar.

    ResponderExcluir
  8. O único dos indicados que assisti foi À procura da felicidade . Mas gostei bastante das dicas. Respondendo à sua pergunta sobre quais filmes me fazem refletir, lembrei-me de A lista de Schindler, O Padre, Campeão, Julgamento em West Point. Ah, a lista seria grande.

    Rivanda

    somimo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Adoro posts com dias de filmes!
    É bom pra gente ficar debaixo da coberta comendo pipoca enquanto assiste a filmes que realmente valem a pena :D'

    ResponderExcluir
  10. Luta pela esperança (Cinderella Man)
    Uma prova de amor(My sister's keeper)
    Boyhood da infancia a juventude
    Amor e outras drogas apesar de ser uma comédia romântica tem seus pontos de reflexão...

    ResponderExcluir

Olá! Deixe seu comentário, críticas ou sugestões para nós! É muito importante saber sua opinião!!
Muito obrigada por sua visita!