domingo, 27 de janeiro de 2013

Diário de viagem - O planejamento - Parte 1

Vamos viajar?



Hoje quero dar  inicio à série "Diário de Viagem" aqui no blog! Na verdade faz muito tempo que queria fazer algo assim, já temos a série "Viajando Pelo Mundo dos Cosméticos" mas achei que seria bem legal compactar tudo em um tema que não tratasse apenas de cosméticos em si mas da viagem como um todo.
Muitas meninas que moram aqui no Japão pediram dicas de viagem para a Europa e decidi dividir em tópicos/temas para o post não ficar muito longo.




Planejar uma viagem para o exterior deve ser igual no mundo todo. Malas, câmbio, roteiros, enfim, acho que todos acabam tendo preocupações semelhantes. Contudo, planejar daqui do Japão pode ser um pouco diferente uma vez que muitos tem como o principal obstáculo o idioma. Conheço muitas pessoas que preferem recorrer à agências brasileiras para comprar seus pacotes mesmo pagando 20,30 até 40% a mais do que se fizesse por conta ou por uma agência japonesa. Quando decidimos ir para Bali em 2009, cheguei a pesquisar o valor de um pacote para 5 dias numa famosa agência de turismo brasileira aqui no Japão e lembro-me bem que o valor não sairia por menos de 150 mil ienes (algo em torno de 3400 reais). É claro que o valor era totalmente fora do nosso orçamento e fomos direto numa agência de turismo japonesa onde conseguimos pagar menos da metade do valor oferecido pela empresa brasileira.



Acho que o primeiro passo antes de mais nada é você definir o destino. E após escolher para onde você quer ir, pensar num orçamento, num limite máximo que você está disposto a gastar com esta viagem e a partir dai, trabalhar em cima deste valor. É claro, temos que ser realistas. Não adianta querer ir para os Estados Unidos gastando somente 60 mil ienes por exemplo. O importante é você ter uma média de valores, média essa que pode ser conseguida através de pesquisas nos sites das empresas.

Agências de turismos/sites que costumo usar

Geralmente pesquiso em 4 locais:
1- Rakuten Turismo
Uso muito o Rakuten para fazer reserva em hotéis japoneses! É rápido, prático e 100% seguro!

2- JTB
Nossa agência preferida, até hoje fui muito bem tratada no balcão da empresa e minha viagem para a Europa foi feita por lá.

3-HIS
Empresa muito famosa por possuir preços bem competitivos. Uso muito para pesquisas de valores!

4- Yahoo JP Turismo
Geralmente o Yahoo tem várias agências cadastradas o que possibilita fazer uma pesquisa bem ampla, até mais ampla do que o Rakuten.

É claro que aqui no Japão tem várias outras empresas mas vou poder falar somente das que conheço e que uso com mais freqüência. Fora as citadas acima, uso muito também a Jalan e o Rurubu Travel.

Todos os sites possuem um sistema de busca bem fácil onde você dá as coordenadas e as opções já aparecem.

Exemplo de busca da HIS:



  1. Shuppatsuchi - local de partida: aqui você coloca de onde você deseja partir. 
  2. Mokutekichi - local de destino 
  3. Shuppatsubi - data da partida
  4. Genchishuppatsubi - data da partida do retorno (data que você pretende sair do local de destino para retornar para casa)
  5. Noritsugi - vôo com conexão ou sem conexão
  6. Heyakazu - quantidade de quartos que pretende reservar no hotel 
  7. Aqui são os horários de Check in e Check out
  8. Chiku - área que deseja se hospedar caso tenha alguma preferência
  9. Nome de algum hotel caso você tenha preferência, se não tiver é só deixar em branco
Você tendo em mente o valor médio do passeio que você quer fazer já é um bom começo!

Pacotes valem a pena?

Os pacotes de viagem padrão geralmente incluem:
1- Passagem áerea
2-Translado aeroporto-hotel
3- Hotel
4- Guia

O guia é opcional em muitos pacotes. No que fechamos para Bali por exemplo não tivemos guia, foi um "free plan" no qual você se desloca no local por conta.  A adição de uma pessoa para apresentar a cidade aumenta e muito o custo total do pacote, então, vale ponderar se compensa ou não ter um guia.
A aquisição de pacotes ou não vai depender muito do perfil de cada um. Você pode optar também por comprar tudo separado diretamente na companhia aérea e hotel, comprar tudo separado através de uma agência ou escolher um "free plan" que sai bem mais em conta. 

Comprar por internet ou na agência

Fechar tudo por internet é muito prático mas requer muita atenção. Reserva em hotel eu só fecho por internet por exemplo, mas viagens internacionais prefiro ir direto numa agência e conversar direitinho pois existem uma série de fatores que podemos não estar atentos ao adquirir um pacote on line na empolgação.

Após decidir o destino e o método ara chegar até lá (por agência ou por conta) agora é hora dos preparativos! Mas isso é assunto para um próximo post!

E quem quiser compartilhar suas experiências de viagem é só deixar nos comentários para iniciarmos um bate-papo :)

Um beijo,

15 comentários:

  1. Ótimo post, Amanda! Eu tbm já reservei hotéis via Rakuten e deu tudo certo.
    Às vezes me arrependo de nw ter viajado mais quando estava no Nihon, era meu sonho ir para Bali! Mas, estou planejando uma viagem mais pra frente!

    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lidia, eu me arrependo muito de não ter viajado mais também sabe, a gente acaba gastando o dinheiro com outras coisas que no final das contas nem valeriam tanto a pena como uma viagem na recordação!!!
      Oba! Viaje sim Lidia, depois nos conte tudinho!!! :)
      ♡♡♡♡♡

      Excluir
  2. Olá Amanda, ótimo post, adorei! Muito bem explicado e ótimo você ter dado um exemplo traduzido.
    Eu adoro planejar viagem. Também moro no Japão e fiz stopover na Europa em 2009 quando ia ao Brasil. Até montei um blog contando a experiência.
    Fiz tudo por conta, pesquisas e reservas, só usei agencias para passagem de avião (Unitour) e de trem (JTB).
    Depois dá uma passadinha no blog:
    http://aaventuracomeca.wordpress.com/
    Vou continuar acompanhando, adoro dicas de viagem.
    Bjs
    Jaque

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jaque, muito obrigada pelo comentário e pela dica! Foi conferir o seu blog agora mesmo!!!! ♡♡♡♡
      O que vc achou do sistema stopover??? Funciona bem mesmo como as agências prometem???

      Beijos♡♡♡

      Excluir
    2. Então, na época que fiz o stopover, a única que permitia fazer essa parada, era a Lufthansa. A agencia cobrou a mais as taxas de reembarque (na época 15 mil), de resto eles não me ajudaram em nada. Não sei agora se eles tem mais preparo. Hotel (no meu caso apato alugado), transporte, passes, pesquisei tudo sozinha com ajuda de alguns blogs e suas experiências.
      Próxima viagem que quero fazer é Londres, e pelo que vi no seu instagram você também foi para lá né. Ansiosa pelas dicas de lá ;)
      Bjs
      Jaque

      Excluir
    3. Amei seu blog Jacque!!! Parabéns e li a matéria na Alternativa tb!!! ♡♡♡♡

      Excluir
  3. Que post fantástico Amanda!
    Eu nunca viajei por conta para outros países mas vontade é o que não falta! Quando eu for planejar uma viagem com o marido vou usar suas dicas!
    Já havia ouvido falar mesmo que as agências japonesas são muito mais acessíveis que as brasileiras, mas muitas pessoas devem se sentir inseguras de usá-las por conta do idioma né?!
    Tenho uma amiga viajadeira que 2 a 3 vezes por ano está aterrissando em uma parte do mundo e ela sempre vai por agência japa.
    Também acho que viajar é um ótimo investimento pois as recordações, sensações e emoções serão lembradas para sempre né?!
    Tô devendo o post sobre Singapura, mas prometo que sairá!
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim sim sim, viajar é o melhor investimentos que podemos fazer na nossa vida né Angel e eu estou querendo fazer muitas outras, só falta o dinheiro hahahahahaha!!!☺☺☺☺☺☺

      Excluir
    2. Ah e tô louca para ver suas impressões de Singa!!!!♡♡♡

      Excluir
  4. Adoro esse tema viagens,ja viajei bastante pela Asia e nunca deixo de fazer um stop over nas conexoes.Quero viajar para A Europa e estou semre pesquisando tudo em agencias,sites de turismo,nada me faz mais feliz que viajar.Estou ansiosa pelos proximos posts.beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Mel e te aguardo nos próximos posts!!!♥♥♥♥♥

      Excluir
  5. Ótima dica!!! Ameiii!!! Vou segui-las. Obrigadoooo!!!!

    ResponderExcluir
  6. Ola...!! Amanda adorei este post..!!! Pois eu tbem adoro viajar!!! Estou planejando uma viagem p o próximo yasumi agora só falta decidir onde rs!! Tantos lugares q quero conhecer!!!! Valeu pelas dicas vou dar uma olhadinhas na net!!! Das outras vezes q fui viajar fui por conta .... Mas vou ver como êh por agencia!!! Thank's!!! Bjuu

    ResponderExcluir

Olá! Deixe seu comentário, críticas ou sugestões para nós! É muito importante saber sua opinião!!
Muito obrigada por sua visita!