sábado, 26 de janeiro de 2013

2013!

Sobre o tempo

O ano começou e não posso deixar de desejar antes de mais nada um excelente 2013 à todos que sempre nos acompanham. As primeiras semanas andaram devagar confesso que por vários motivos. Quem nos segue lá no Instagram (@clubenecessaire) sabe que aproveitei o final de ano para viajar. E com o retorno vem aquele monte de coisa para resolver, organizar, "limpar", não só fisicamente falando, mas mentalmente também.


Há tempos que venho analisando a tal "blogosfera" propriamente dita. E por vezes, me pego questionando a real função de blogs, vlogs e afins. Por que as pessoas "criam" blogs/vlogs? Será que é para ganhar dinheiro simplesmente? Ganhar produtos? Ser conhecido/"famoso"? Ganhar "curtis" na página do Facebook? Ter seguidores no Twitter?
Afinal, qual será a real diferença que um blog/vlog pode causar na vida das pessoas e qual é a real intenção do blogger/vlogger?


Acho que o que motiva cada um é diferente. O que é importante para mim pode não ser para você e vice-versa e nisso entra muito a questão de valores e princípios individuais que foram construídos ao longo de uma vida. Estarei mentindo para vocês se disser que não chegou uma hora que olhei e só consegui enxergar uma montanha de "futilidades" neste universo todo que foi criado de tempos para cá em torno do assunto "beleza". Não que "futilidades" seja ruim, longe disso, precisamos de coisas para desopilar o cérebro de vez em quando e nada melhor do que assuntos mais descontraídos. Mas o caso é que muitas vezes percebo que falta uma real intenção benéfica, um engajamento ou mesmo uma motivação altruísta. 

"O mais importante na vida não é a situação na qual nos encontramos, mas a direção para a qual nos movemos."

Ouvi uma vez que um "dia útil" é aquele no qual ou você aprende alguma coisa ou ensina alguma coisa a alguém. Sabe  aquela sensação de "fazer a diferença" ? Que o dia não acabou simplesmente igual aos outros? Que ocorreu uma evolução? Pois é!
A internet é uma ferramenta maravilhosa que, se bem utilizada tanto pelo mensageiro quanto pelo receptor, pode causar inumeras transformações. Ela tem o poder de chegar a locais antes inimagináveis e tocar pessoas. Tem o poder modificador e cabe a cada um de nós extrairmos o que for de melhor para nossas vidas. Enxergo o uso da rede não para "passar" o tempo mas sim para poder utilizá-lo da melhor maneira possível, otimizando meus recursos.  E acho muito bom quando vejo blogs que não focam apenas em ganhar dinheiro e fama, mas sim, em fazer a diferença de verdade. Criar nossa motivação diária  é difícil. Motivar outras  pessoas mais difícil ainda. Contudo, às vezes basta só uma palavra, um texto, uma imagem ou um exemplo de atitude para abrir um universo de escolhas para outra pessoa.

"Motivação é como banho, não dura. Por isso tem que tomar todo dia."

Pensando nisso,  achei que seria bem interessante abrir mais o foco de assuntos daqui do blog neste ano,  falando não somente de cosméticos em si, mas de outros assuntos também como filmes, viagens, livros, séries, etc, além de tentar traduzir mais reportagens das revistas japonesas que sempre trazem alguma dica bacana.
 Claro que a maioria dos posts continuarão sendo sobre beleza, assunto que amo de paixão, mas além disso, acho interessante postar outras coisas também. Um bom exemplo foi a dica da Silvia sobre o Nabana no Sato que acabou rendendo muitas  fotos de pessoas que resolveram conferir de perto o local. Deu a sensação de "valeu" entendem? Acho que todas as nossas atitudes devem visar este sentimento de "valeu" no final das contas.  Empurrar as coisas com a barriga, fazer por fazer, sem nenhuma intenção de tentar dar o melhor de si, além de não proporcionar retorno, não é gratificante também.
Então que 2013 valha a pena a cada mês, cada dia, cada hora.  Que no final, lá no dia 31 de dezembro nós  possamos dizer para nos mesmos: "valeu"!

Para terminar gostaria de acrescentar um texto extraído do podcast Café Brasil de autoria de Airton Luiz Mendonça com o título "Sobre o tempo":

"O cérebro humano mede o tempo por meio da observação dos movimentos. Se alguém colocar você dentro de uma sala branca vazia, sem nenhuma mobília, sem portas ou janelas, sem relógio… você começará a perder noção do tempo. Por alguns dias, sua mente detectará a passagem do tempo sentindo as reações internas do seu corpo, incluindo os batimentos cardíacos, ciclos de sono, fome, sede e pressão sanguínea.
Isso acontece porque nossa noção de passagem do tempo deriva do movimento dos objetos, pessoas, sinais naturais e da repetição de eventos cíclicos, como o nascer e o pôr do sol. Compreendido este ponto, há outra coisa que você tem que considerar: nosso cérebro é extremamente otimizado. Ele evita fazer duas vezes o mesmo trabalho.
Um adulto médio tem entre 40 e 60 mil pensamentos por dia. Qualquer um de nós ficaria louco se o cérebro tivesse que processar conscientemente tal quantidade. Por isso, a maior parte destes pensamentos é automatizada e não aparece no índice de eventos do dia e portanto, quando você vive uma experiência pela primeira vez, ele dedica muito mais recursos para compreender o que está acontecendo.   
É quando você se sente mais vivo. Conforme a mesma experiência vai se repetindo, ele vai simplesmente colocando suas reações no modo automático e "apagando" as experiências duplicadas.
Se você entendeu estes dois pontos, já vai compreender porque parece que o tempo acelera, quando ficamos mais velhos e porque os Natais chegam cada vez mais rapidamente.
Quando começamos a dirigir automóveis, tudo parece muito complicado, nossa atenção parece ser requisitada ao máximo.
Então, um dia dirigimos trocando de marcha, olhando os semáforos, lendo os sinais ou até falando ao celular ao mesmo tempo. Como acontece? Simples: o cérebro já sabe o que está escrito nas placas (você não lê com os olhos, mas com a imagem anterior, na mente) o cérebro já sabe qual marcha trocar (ele simplesmente pega suas experiências passadas e usa, no lugar de repetir realmente a experiência). Em outras palavras, você não vivenciou aquela experiência, pelo menos para a mente. Aqueles críticos segundos de troca de marcha, leitura de placa… são apagados de sua noção de passagem do tempo…
Quando você começa a repetir algo exatamente igual, a mente apaga a experiência repetida. Conforme envelhecemos, as coisas começam a se repetir – as mesmas ruas, pessoas, problemas, desafios, programas de televisão, reclamações… enfim… as experiências novas (aquelas que fazem a mente parar e pensar de verdade, fazendo com que seu dia pareça ter sido longo e cheio de novidades), vão diminuindo.
Até que tanta coisa se repete que fica difícil dizer o que tivemos de novidade na semana, no ano ou, para algumas pessoas, na década.
Em outras palavras, o que faz o tempo parecer que acelera é a … r-o-t-i-n-a. Não me entenda mal. A rotina é essencial para a vida e otimiza muita coisa, mas a maioria das pessoas ama tanto a rotina que, ao longo da vida, seu diário acaba sendo um livro de um só capítulo, repetido todos os anos.
Felizmente há um antídoto para a aceleração do tempo: M & M (Mude e Marque). Mude, fazendo algo diferente e marque, fazendo um ritual, uma festa ou registros com fotos. Mude de paisagem, tire férias com a família (sugiro que você tire férias sempre e, preferencialmente, para um lugar quente, um ano, e frio no seguinte) e marque com fotos, cartões postais e cartas. Tenha filhos (eles destroem a rotina) e sempre faça festas de aniversário para eles, e para você (marcando o evento e diferenciando o dia).   
Beije diferente sua paixão e viva com ela momentos diferentes. Vá a mercados diferentes, leia livros diferentes, busque experiências diferentes. Seja diferente. 
Se você tiver dinheiro, especialmente se já estiver aposentado, vá com seu marido, esposa ou amigos para outras cidades ou países. Veja outras culturas, visite museus estranhos, deguste pratos esquisitos… em outras palavras…   V-I-V-A. Porque se você viver intensamente as diferenças, o tempo vai parecer mais longo. E se tiver a sorte de estar casado ou casada com alguém disposto a viver e buscar coisas diferentes, seu livro será muito mais longo, muito mais interessante e muito mais v-i-v-o… do que a maioria dos livros da vida que existem por aí. 
Cerque-se de amigos. Amigos com gostos diferentes, vindos de lugares diferentes, com religiões diferentes e que gostam de comidas diferentes. 
Enfim, acho que você já entendeu o recado, não é? Boa sorte em suas experiências para expandir seu tempo, com qualidade, emoção, rituais e vida."
Um ótimo 2013 à todos!

PS: Os comentários serão liberados e respondidos logo mais!

8 comentários:

  1. Eu fico muito feliz quando me lembro que tenho você como amiga, que tive a oportunidade de conhecer este blog, que por muitas vezes, foi fonte de inspiração pra mim, não só na questão comum, beleza, mas em muitos outros aspectos.
    Graças a Deus que as coisas só irão se renovar e vida longa ao Clube, tengho certeza que ele tem leitoras como eu, assíduas e apaixonadas pelo seu trabalho. Eu amei o texto, amei suas palavras e quero de verdade, colocar em prática.
    Grande beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lis querida eu é quem sou grata por ter sua amizade e carinho, e conhece-la foi um dos grandes acontecimentos que tive desde que o Clube surgiu!!

      Um grande abraço amiga!

      Excluir
  2. Oi Amanda!
    Tbm concordo com tudo, é uma coisa que sempre falo para meus pais aproveitarem, fazer algo diferente,curtir a vida! Muito bacana o texto!
    E às vezes tbm paro para questionar sobre a blogosfera, ás vezes bate um desânimo, mas penso por outro lado, principalmente qdo recebe qlguma mensagem de leitores, daí me animo e vejo que todo o esforço de passar alguma informação valeu a pena.
    Adoraria ver outros assuntos variados por aqui! Tenham um ótimo 2013, meninas!
    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Lidia querida, isso tb é algo que sempre falo para as pessoas, aproveitarem mais o tempo!!

      Um ótimo ano para nós!!

      Excluir
  3. Olá meninas, assim que vi vocês citarem o Café Brasil já fiquei curiosa para ler este post. Há algumas semanas me foi apresentado o podcast do Luciano Pires em despopotizar as pessoas e fiquei super surpresa. Estou ouvindo todos os episódios. Achei bem bacana da parte de vocês expandirem um poucos os assuntos além da beleza. Acredito que para nós mulheres um toque de cuidados com a beleza é fundamental, pois quando nos sentimos belas a nossa auto-estima,o nosso humor muda completamente.
    Mas é claro que há outras coisas para cuidarmos em nós mesmos também!
    Parabéns pela iniciativa de informar as leituras sobre outros assuntos também! EStarei por aqui, acompanhando o sucesso do blog neste ano!
    Feliz Ano Novo para vocês, que 2013 seja o ano de realizações!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karen! Que surpresa ter alguém que acompanha o Clube e escuta o Café Brasil tb!! Fiquei mega contente!!!
      Obrigada pelas palavras e um ótimo 2013 para nós :)

      Excluir
  4. Amanda e Silvia!
    Podem ter certeza que o Clube da Nécessaire faz a diferença nesta blogosfera SIM! Se tem um blog que jamais perco a vontade de acompanhar é este aqui! Já disse e repito o quanto admiro o trabalho maravilhoso de vocês de levar tanta informação e conhecimento para nós leitoras. Sempre digo ao meu marido, que o CN não é um mero blog de beleza, é bem mais que isso para mim!
    Confesso que já não leio tantos blogs como antigamente, é verdade também que muita futilidade e jabás cresceram nitidamente né?!
    Eu que já amo este cantinho, já vi que amarei mais ainda sabendo que vocês postarão sobre outros assuntos!
    Aguardarei ansiosa e desejando um 2013 cheio de um pouquinho mais de cada coisa boa que vocês desejarem na vida de vocês!
    Beijos queridas

    ResponderExcluir
  5. Eu gostei das mudanças no clube meninas, amo todos os post que vocês fazem, tenho visto alguns postes falando de viagem, de lugares, de leituras, séries, e realmente achei interessante a mudança.

    ResponderExcluir

Olá! Deixe seu comentário, críticas ou sugestões para nós! É muito importante saber sua opinião!!
Muito obrigada por sua visita!