sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Sexta da Lis - Você compartilha dicas?

Exclusividade?


Hoje é moda compartilhar. As redes sociais usam com muita simplicidade as palavras "curtir" e "compartilhar", mas no cotidiano você aprecia compartilhar?
Compartilhar significa  partilhar algo com alguém e muitas vezes pensamos que a idéia pode ser resumida apenas em doar ou ajudar alguém em muita necessidade, entretanto a palavra refere-se a dividir idéias, opiniões, dicas, informações úteis, básicas, ou aquelas muito necessárias.
A internet facilita muito a busca por  boas dicas, hoje é comum encontrarmos blogs que focam em ensinar pessoas a trabalhar com sites, Facebook e Twitter. Além disso, encontramos lojas on line que vendem produtos a preços mais em conta, ou blogueiras que viajam e costumam trazer ótimos produtos do exterior e vendem a preços mais razoáveis. Bijouterias, sapatos, cosméticos, relógios, bolsas, são tantas coisas bacanas que podemos encontrar pela internet, com blogueiras e com sites amigos que às vezes nos deparamos com essa ideia, será que vale partilhar tudo isso?


 
Algumas pessoas afirmam que não é bom compartilhar tudo, afinal "se eu dou o contato daquela vendedora que traz itens exclusivos, ou peças marcantes, perderei a exclusividade, mais pessoas terão o mesmo produto..." Já outros acreditam que podem se prejudicar por indicar algum vendedor ou loja, caso uma compra ou até mesmo uma informação proporcione prejuízos, aquele que forneceu a dica pode vir a ser taxado como mentiroso, ou até vir a ser responsabilizado pelo dano. Isso soa um tanto mesquinho para alguns e você querido leitor, o que pensa a respeito?

Já têm aquelas pessoas que amam compartilhar, que acreditam na idéia de que todos podem ter acesso, essa forma de pensar ajuda muita gente. Eu fui uma das beneficiadas. Quando passei a frequentar a blogosfera, consegui várias dicas super bacanas em blogs e com  blogueiras que aos poucos se tornaram boas amigas. Aprendi a comprar, a pesquisar, a prestar mais atenção na hora de escolher o melhor produto ou serviço para  mim e sim, fiz uma rede de contatos muito boa. Aprendi com elas e curto muito compartilhar. A prática de dar dicas, indicar algo que deu certo,  se tornou muito comum no início dos blogs. Hoje alguns são pagos para passar essas informações, a ideia deu tão certo que muitas empresas passaram a perceber como isso poderia ser lucrativo e criaram alguns tipos de recompensas para que suas informações estejam neste ou naquele blog.


Pitaco da Amanda
Aqui no Japão o assunto "passar dicas" pode variar muito. Já conheci pessoas que não queriam me passar de jeito algum o contato de locais que vendiam sapatos, roupas dos EUA ou pessoas que vendiam cosméticos mais barato. Não sei o motivo, mas isso não aconteceu uma vez só e não foi com uma pessoa só também. Mas também existem claro as pessoas que amam compartilhar e ensinar, isso sim acho que é válido e ainda bem que estas pessoas são a maioria! Mas para vocês do Japão, o que pensam a respeito? Alguém já deixou de te passar alguma dica?

O fato é que compartilhar pode sim ser muito bom. Seja recebendo algum valor, ou não, você faz alguém feliz à medida que socializa informações. Não me refiro aqui a propagandas e sim, a permitir que seus amigos, colegas, e ainda seus leitores tenham acesso a informações e dicas uteis para o dia a dia, assim como você as tem. Afinal de contas, já nos diz um sábio texto: Há mais felicidade em dar do que em receber.
 
Vocês concordam com isso?

Vamos compartilhar idéias? Beijocas e bom fim de semana!


Lis Tavares

Acompanhe a Lis no twitter: @lea_lis

Um comentário:

  1. Eu to começando agora nesse mundo da blogosfera(é assim q escreve??)...e minha principal motivação é a ideia de dividir,compartilhar ideias,experiencias e conhecimentos.Isso eu não só aplico no meu blog como principalmente na vida real...eu sempre fui seguidora dos seguimentos:''Dar para receber'' e ''Colhemos oq plantamos''...isso é a lei da vida!!Fato# Graças ao meu Deus,eu nunca passei pelo q Amanda disse,mas eu sei q há pessoas assim,fazeoqne !!Só te falo uma coisa:pessoas q guardam coisas boas somente pra elas,perdem o prazer por elas mais rapido.Isso eu ja presenciei.
    Sophia
    www.coisasdesophiabyjapan.blogspot.com

    ResponderExcluir

Olá! Deixe seu comentário, críticas ou sugestões para nós! É muito importante saber sua opinião!!
Muito obrigada por sua visita!