sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Sexta da Lis - Fidelidade a produtos é importante para você?

Estou de volta!

Olá leitores amados do Clube, senti saudades e já estou de volta. Espero continuar com nossa maravilhosa interação.

Compramos o tempo todo, isso é um fato, a revista Exame publicou que o crescimento no mercado de cosméticos foi de 18,9% em 2011, éramos o terceiro país no ranking mundial, atrás apenas dos Estados Unidos e Japão com 14,8% e 11,1% respectivamente. O faturamento chegou a US$ 43 bilhões em 2011. Por quê tantos dados? Se o mercado cresce tanto, é óbvio que as marcas apresentam novos produtos a cada momento, são tantas novidades, lançamentos um atrás do outro, não dá mais para acompanhar, ou conhecer tudo. Será que dá para ser fiel ao creme anti-idade, aos três passos da sua marca favorita de cuidados com a pele ou aquele protetor solar que você já usa e tem certeza que te satisfaz plenamente.
Apenas para exemplificar, quando tive a oportunidade de experimentar um primer facial foi o da marca Contém 1g, logo após, a Avon lançou o Magix, comprei e testei. Gostei muito mais da segunda marca. Então me apresentaram o primer da L'oréal, comprei. Em seguida, comecei a usar as marcas Bareminerals e Clinique, ou seja, não consegui me manter fiel. Eu compraria essas marcas novamente, mas tenho certeza que ao observar um primer novo, vou preferir testar, tentar perceber se há algo diferenciado no lançado recentemente.

Tem vantagem usar o mesmo produto por um longo tempo?
Segundo pesquisas, as células de nosso corpo se renovam a cada 28 dias. Quando usamos por mais tempo certo produto, damos "tempo" para que ele mostre sua eficácia. Alguns cosméticos, ou ainda os dermocosméticos não são capazes de produzir resultados eficazes com apenas uma semana de uso, como clareadores ou produtos para  combater acne, rosácea, anti-rugas e etc. Sem falar que ao se alcançar bons resultados, você já sabe que item te faz bem e não corre o risco de sair experimentando até que encontre um satisfatório.

E se você quiser ser infiel como eu, tem alguma vantagem?
Claro que sim. Conhecimento é poder. Conhecer o novo é bom, ter a possibilidade de usar várias marcas e saber quais delas te proporcionam os melhores efeitos. por exemplo, uma marca cara lança uma cor nova de esmalte, como a Chanel, inspiradas nessa cor, a Colorama, Impala e Risqué lançam cores bem semelhantes. Você pode optar pela marca cara, ou pelas três mais baratas, pode tentar combinações, pode encontrar aquela cor por um preço bem mais em conta.

Entretanto, a enxurrada de lançamentos pode nos levar ao mal comum, o consumo em excesso, ou sem critério. Isso além de ser prejudicial ao nosso bolso, pode superestimar o poder de compra, algumas pessoas acabam viciadas em comprar pelo simples fato de demonstrar que pode ter essa ou aquela coisa, mas isso é assunto para outro post. 

Quero saber como vocês lidam com essa situação, que marcas vocês costumam comprar e não trocam por nada, ou ainda se preferem estar sempre testando coisas novas!

Me contem, ok? Beijocas e até a próxima ;)


Lis Tavares 

Acompanhe a Lis no twitter: @lea_lis
No blog: Flores de Lis 

6 comentários:

  1. Olá Lis, Amanda e... Silviaaaaaaaaaaa cade você menina?

    Como leitora assídua do clube, senti falta das sextas da lis!!! que bom que está de volta!
    Bom, quem me conhece sabe que sou muito novata neste mundo delicioso dos cosméticos! Atualmente preparando minha primeira lista com ajuda da Amanda! Obrigada desde já pela paciência e atenção!
    Serão meus primeiros produtos que vou realmente usar, e só depois poderei dizer se serei fiel a eles!!!
    Mas se tratando de outros assuntos, sim, sou cliente fiel total!!! Exemplifico:
    -quando vou ao Mc Donalds, SEMPRE peço Filet-o-fish, e no brasil Mc Fish.
    -quando vou ao Baskin Robbins, SEMPRE peço Rocky Road (nossa, salivei agora)
    - Não sou de usar perfume no dia a dia, mas quando uso é sempre o mesmo: Polo Feminino da Ralph Laure. Há mais de 10 anos...
    - Como toda mulher, sou super consumista e adoro sair em busca de promoções e voltar sempre com uma sacolinha, portanto muita roupa no armário, mas sempre usando as MESMAS!!! Quando gosto muito de uma roupa, compro 2 iguais mudando a cor. Uso até a pobrezinha rasgar...

    Isso não quer dizer que não prove outras coisas, mas depois de testar e aprovar, ele me conquista para sempre!!!

    Poxa, lembrei agora de um shampoo e condicionador da Herbal de camomila... era simplesmente maravilhoso e cheiroso!!! Pena que não produzem mais... Uma pena... Eu também era fiel a ele!!!

    ResponderExcluir
  2. eu odeio essa história de lançamentos o tempo todo que TE OBRIGAM a consumir novos produtos, porque os anteriores são descontinuados. aí realmente deixa de ser uma escolha. mesmo que você goste de um produto e queira mais dele, quando ele acaba você compra outro da mesma marca, porém diferente e que dificilmente vai cumprir o mesmo papel do antigo. e você fica naquele ciclo eterno de busca pelo produto perfeito. :/

    eu acho que fidelidade a marcas são coisas bem mais culturais, ou seja, coisa que era mais evidente no passado. hoje ninguém liga se é de x marca ou se é de x país. eu tenho minhas preferências por n motivos, mas não deixo de experimentar outras apenas porque já conheço uma.
    pra mim funciona mais ou menos assim, de forma bem simples: produto cumpre o que promete/expectativa -> mantenho ele. produto não cumpre o que promete/expectativa -> troco. a "fidelidade"/confiança vai se construindo de acordo com a frequência de aprovação. :)

    ResponderExcluir
  3. Adoro seu blog amo paixão suas dicas sao de mais

    ResponderExcluir
  4. Seu blog é lindo, muito fofo mesmo*0* parabéns!! Já estou te seguindo amada =))

    Convido voce e suas leitoras a conhecer meu blog

    toobege.blogspot.com

    Beijinhoooos ;**

    ResponderExcluir
  5. Para mim nesse caso depende muito, quando as marcas são mais acessíveis financeiramente, ou quando é fácil achar no Brasil eu até fico fiel, o problema é quando tiram de circulação e para você achar novamente só pedindo ajuda as blogueiras viajantes. E quando o creme, base, maquiagem se adapta ao calor do Rio 40° graus, aí sim não há como trocar, rsss. Minha pele é sensível e oleosa então não dá para ficar mudando sempre de creme, ou até mesmo maquiagem.

    ResponderExcluir

Olá! Deixe seu comentário, críticas ou sugestões para nós! É muito importante saber sua opinião!!
Muito obrigada por sua visita!