sexta-feira, 13 de julho de 2012

Sexta da Lis - Você é leitor ativo ou passivo de blog?

Saindo da inércia

Hum, como é bom chegar em casa, acessar a internet e ver que aquele blog que acompanho lançou post novo! Como é bacana quando estou mexendo no meu celular e vejo que tem novas interações nas mídias sociais do meu blogueiro favorito. E quando observo que o texto do post do dia foi feito com carinho e me ajudou de alguma forma, sinto-me grata!
Blogs hoje em dia já não são mais novidade. O leitor de blog é um tipo diferenciado. Escolhe o que quer ler, onde e como vai usar seu tempo. Se o blog "x" não lançou post do dia, ele tem a opcão "y", "z"ou "w" para se entreter. E com isso acabam-se criando os "leitores descompromissados", sujeitos que gostam do seu conteúdo, mas não se sentem na posição de leitor ativo, simplesmente lêem o seu post e fecham a janela. 
Você sabe o que deixa um blogueiro entusiasmado, confiante e ativo no blog? Se você respondeu - os comentários - acertou!! Sim minha gente, seu comentário faz muita diferença em nossas vidas, não importa ter mil acessos em um dia e não ter um comentário, ou seja, o retorno do que foi postado. Claro, números importam, mas blogueiro que é blogueiro, ama ver a caixinha de comentários recheada.
Qual a sua interação com blogs? O que faz você comentar ou não em um blog? É isso que queremos abordar no post de hoje. É muito comum você encontrar nos blogs em geral, frases como esta acima ou frases do tipo: "comente, sua opinião é muito importante para nós", é a mais pura verdade. Os comentários são o termômetro do blog, se você comenta o blogueiro tem a oportunidade de avaliar o quanto ele está atigindo o leitor e de que forma isso está sendo aproveitado.
Mas a quantidade de comentários não é o único ponto. A qualidade sim, pesa muito, mas muito mais. Comentários inteligentes, que desenvolvam o tema do post, elogiando ou criticando, servem para dar uma idéia da qualificação da audiência. Serve para sabermos quem nos lê, quem nos acompanha de verdade. E é isso que interessa no final das contas. 


 

Segundo o site Uol, metade do público de blogs no Brasil têm entre 18 e 24 anos, de acordo com levantamento realizado pela boo-box, empresa especializada em tecnologia de publicidade e Mídias Sociais.
A pesquisa também revelou que a maior parte dos acessos são dos internautas de São Paulo, com 14%, seguido pelo Rio de Janeiro (9%), e Belo Horizonte (5%). O estudo, que contabilizou os acessos a 350 mil blogs brasileiros, ainda apontou que 43% dos visitantes possuem ensino superior, 36% o ensino médio e 21% o ensino básico.
Esses dados são importantes e servem como uma forma de avaliação das pessoas que visitam os blogs e o porquê dessas gostarem ou não de comentar. Nota-se que 43% das pessoas tem ensino superior mesmo assim, elas preferem não escrever, ou dar o famoso feedback no que lêem, seja em blogs de beleza, entretenimento, ou ainda esportes e cultura em geral. É fato que temos uma certa preguicinha para escrever, mas esse hábito pode ser mudados aos poucos se você notar que, é você que faz o blog que você tanto ama ainda melhor, para você e para os outros que lêem. Como? À medida que você expõe a sua opinião sobre determinado assunto, além de atingir diretamente quem postou, aquelas informações também são lidas por outros leitores que visitarem a caixa de comentários. Isso consequentemente afetará o racíocinio do outro que irá expor a sua opinião.



Depois de todo o meu blá blá blá, quero deixar registrado que sim, eu sou uma leitora ativa. Já fui melhor, é claro. Quando eu era somente leitora ficava fuçando vários blogs e gostava muito de deixar a minha opinião. Ainda mais quando a blogueira respondia o meu comentário, isso me cativava bastante. Com certeza esse é um detalhe que me faz continuar comentando em um blog. Então meninas, agora é a vez de vocês agirem como um leitor ativo.

*Pitaco da Amanda

Você sabe o que é inércia? Para fechar este post, um trecho do texto "Saindo da Inércia" de autoria do maravilhoso Luciano Pires:
"Pra tratar da inércia, preciso recorrer a Issac Newton, que um dia escreveu sua primeira lei: “Todo corpo continua em seu estado de repouso ou de movimento uniforme em uma linha reta, a menos que seja forçado a mudar aquele estado por forças aplicadas sobre ele.”
Conhecida como princípio da inércia, essa Primeira lei de Newton afirma que um objeto que está em repouso ficará em repouso e um objeto que está em movimento não mudará a sua velocidade a não ser que uma força desequilibratória aja sobre eles.
E se trouxermos a lei da inércia para nossas vidas?
Humm...funciona igual... Na medida em que encontramos uma área de conforto, é lá que queremos permanecer. Na inércia... até que uma força desequilibradora nos tire de lá. O problema é que a maioria das pessoas nem percebe que está inerte...
Pare pra observar. A coisa que você mais faz em seu dia a dia é repetir o que você fez no dia anterior. É verdade!
Você acorda igual, toma café igual, se veste igual, vai pro trabalho ou para a escola pelo mesmo caminho, almoça nos mesmos lugares... e assim vai. A maior parte da nossa vida é consumida pela repetição. Até que uma força desequilibradora nos tira desse ciclo. Uma demissão. Uma promoção. Uma desilusão amorosa. Uma tragédia. Mas enquanto uma dessas forças não surge, estamos ali... repetindo...repetindo...repetindo... É exatamente essa repetição que nos leva à inércia.
Mas será possível quebrar esse ciclo sem ter que esperar por uma força desequilibradora? Será que nós podemos ser a força desequilibradora? Eu acho que sim, mas só tem uma forma: com disciplina. Mas pra poder exercitar essa disciplina, é necessário saber pra quê, não é? Pois vou definir o pra quê: pra ser feliz e para ter um propósito, um senso, uma causa pela qual viver."
Fonte:  http://www.podcastcafebrasil.com.br
E ai, que tal sair da inércia e comentar um pouquinho nos blogs que você gosta? Ajudar a crescer o que você acompanha? 


Beijocas e até a próxima!

Lis Tavares 

Acompanhe a Lis no twitter: @lea_lis
No blog: Flores de Lis 

38 comentários:

  1. tambem concordo , vejo alguns dos meus posts que tem varias visualizações porem os cometários são poucos , falta de retribuição que não é, pq sempre respondo todos e adoro comentar nas postagens recentes , e as vezes fico triste por não ver as retribuições ...
    entendo bem o que vc ta passando !
    Beijinhos no ♥
    esperamos sua visita!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário e opinião! Um beijo!

      Excluir
  2. olá! eu sou uma dessas q lê mas é difícil comentar... a partir de agora vou procurar comentar o q achei.
    eu adoro todos os posts do blog!
    bjss

    ResponderExcluir
  3. Olá, adorei o post...realmente tem muitos leitores que apenas leem o conteúdo (ou olham as imagem) e fecham a tela...eu tento comentar em todos os posts que leio e acho interessante...tb não acho legal comentar só por comentar, ou pra conseguir a famosa "visita de volta"...acho que não custa nada participar e deixar comentários pertinentes né...

    beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo Aline, comentários pertinentes valem muito mais!

      Um super beijo!!

      Excluir
  4. eu sou "leitora ativa" DEPENDENDO do blog e post. tem muitos que acompanho que postam apenas fotos e não dão margem alguma para um comentário além do "que linda!", ou tem posts que simplesmente não tem o que acrescentar/não há identificação/etc etc etc.
    muitos que deixam o comentário no vácuo também desincentivam, porque normalmente você quer trocar idéias e gostos em comum ou perguntar algo quando comenta, e não ter um feedback do feedback (?) as vezes é um pouco frustrante. tem blogs com muita audiência e comentários, o que é compreensível que não dê para responder tudo, mas é legal ver que a pessoa que posta pelo menos lê e aprecia seus leitores. :P
    btw, acho muito legal o blogspot ter incluído esse "reply", vira quase um guestbook! uma pena que muitas vezes a gente comenta e nem vê as respostas depois, ou as pessoas não interagem tanto com essa função...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A função de poder responder diretamente tornou a vida de quem usa blogspot bem mais fácil Rika, com certeza facilita e muito, principalmente para quem não vive só de blog e precisa administrar bem o tempo. Sou leitora ativa também dependendo do blog e da minha identificação, acho que blogs que a gente não se identifica no final, acabamos até deixando de visitar com o passar do tempo também.

      Um beijão!

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Na verdade comenta em alguns. Gosto mais de ler...

    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Oi meninas!
    Sempre estou por aqui, embora invisible mode on hehehe gosto muito do blog de vcs, pois ele é pessoal e isto hoje em dia é muito raro!
    Vou passar a comentar mais aqui!hehe
    Ah, eu adoro entrar no café brasil e ouvir os podcasts do Luciano Pires! Que legal que vcs curtem também! hehe
    bjão! té!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jéri fiquei imensamente feliz em saber que você conhece o Luciano também! Que legal! Mais uma que ouve podcast! Muito bacana!!

      Um beijão!

      Excluir
  8. Lis vc e a Amanda sempre mandando muito bem nos post.Adoro!
    Achei muito interessante voçes tocarem nesse assunto sabe,pois as vezes os blogs tem tantos seguidores só que pouca gente participa para dar sua opinião.
    Eu também acho muito importante essa parte dos comentario,pois assim a gente pode saber o que as pessoas gostam e o que elas estão achando do blog não é mesmo?Mais a coisa que me deixa muito feliz é quando as blogueiras respondem nossos comentario.
    Bjinhos
    Pri

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pri, obrigada pelas palavras! Concordo com o que você disse!

      Um beijão e ótimo domingo!

      Excluir
  9. Olá Amanda e Sívia,

    Tudo bem?

    Gostei muito do blog de vocês. Parabéns!
    Sou esteticista e amo maquiagem e produtos para a pele.
    Estou seguindo o blog!

    E indiquei o blog de vocês no meu blog.

    Ficarei feliz com sua visita: http://leide-lira.blogspot.com.br/

    Fique com Deus e Sucesso!

    Abraço ♥

    ResponderExcluir
  10. Oi meninas! confesso que sou leitora mais passiva do que ativa, embora quando gosto de um blog leio tudo, esmiuço e posso ficar horas no blog, por gostar dos temas das postagens ou pelo estilo de escrita (que é o caso de vcs), que escrevem tipo "gente como a gente", sem frescura demais, sem "it" expressões ou gírias dessas "blogayras de muóda" que a gente vê por aí (e os quais parei de ler faz tempo).Enfim,não prometo nada, mas vou tentar ser mais ativa :) e um ps: valeu a dica sobre a base matte da Nars, realmente é MUITO boa! bjão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Márcia!! Olha eu também gosto de gente que escreve como a gente, tem algumas coisas que a gente lê em blogs "da moda" que acabam até nos afastando, como estes termos mesmo que você citou "it" expressões, rs.
      Ai fiquei super feliz que você gostou da base da NARS!!! Que lindo :)

      Excluir
  11. Amei o texto sobre a inércia, muito bom, reflete mesmo o que estamos precisando, sair da inércia. Quando algo fica muito repetitivo, há pessoas que não notam e se acomodam, e outras como eu não aguenta a mesma coisa, preciso mudar, e o que realmente faz a diferença é a disciplina, não há como mudar sem uma verdadeira dose de disciplina, eu que o digo, como estou precisando dela novamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabi,

      Exatamente! Que bom que você captou onde a gente queria chegar com o post. No fundo, a questão de "comentar em blog" é uma metáfora para a gente começar a agir e tomar certas atitudes que nos faltam, sair da inércia, da mesmice. Fiquei feliz com o seu comentário!
      Um super beijo!

      Excluir
  12. Ah eu comento sim, mas quando tem algo de útil pra falar, rs.Se for pra escrever comentarios repetidos eu nem comento.
    O Clube é um dos que eu mais gosto e comento pq é um blog do Japão onde eu moro.

    ResponderExcluir
  13. Curioso, este é o terceiro blog que acesso em dois dias com a mesma temática: resposta aos posts.

    Vou deixar por aqui também a minha opinião. Olha, eu tenho mais de 24 anos, superior completo, e uma preguiça e falta de vontade mortais de comentar em blogs.

    Por quê? Em alguns, pelo desgosto do nível dos comentários, seja pela falta de educação e tolerância - tenho pavor dos "corretores online", este comportamento, para mim, não tem nada a ver com amor a bela flor do lácio, é o prazer sádico em humilhar os demais o que move os 'corretores' - seja pela falta de conteúdo - o 'encanto' vazio e acrítico, o escrever um 'gostei' só para puxar o saco do blogueira(o).

    Explicando melhor, acompanho blogs de três assuntos bem diversos: política, humor e maquiagem.

    O primeiro problema é mais comuns nos blogs dos dois primeiros assuntos (cujo o público frequentador é masculino, majoritariamente), mas, infelizmente, também começa a ocorrer em blogs de maquiagem; o segundo, típico das comentadoras de blogs de maquiagem.

    Dou um exemplo: blogs de maquiagem que dão presentes para as leitoras mais ativas. Geralmente estes blogs ficam invadidos de comentários vazios, sequer é admiração pelo post, é competição para ver quem comenta mais.

    Tira meu prazer comentar em lugares assim.
    Outra questão: a resposta lacônica (quando há) aos comentários das leitoras. E aí penso que a lógica dos blogs de maquiagem prejudica a relação mais profunda entre blogueira e leitora.
    De um lado, nós, as leitoras, estamos sempre perseguindo mais novidades. E, de outro, vocês blogueiras sempre mais pressionadas por mais posts, mais resenhas de produtos (caros, de preferência). Esta não é uma relação de autor e leitor interessados em um assunto, apenas, é também uma relação de consumo. E o consumo é acrítico e pouco dado ao diálogo por essência.

    E quanto encontramos pouca ou nenhuma resposta das blogueiras, ou encontramos uma participação tacanha nos comentários, fica difícil criar o prazer de falar sobre, a vontade de compartilhar experiências sobre maquiagem.

    Enquanto a maquiagem for objeto de consumo, mais do que um objeto sobre o qual temos prazer em falar sobre, tenho minhas dúvidas se mudaremos esta realidade dos blogs com pouco diálogo entre blogueira e leitora.

    Perdão pelo post longo, mas você me instigou, aí está minha resposta.

    Um abraço carinhoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa vida, ganhamos o dia com este comentário tão enriquecedor, muito obrigada!
      No meu caso acompanho blogs não só de beleza em geral mas voltados à tão exageradamente falada, "cultura nerd". Uma coisa que observo é na qualidade dos comentários, infelizmente são publicos totalmente distintos, assim como no caso de blog de política como no blog de beleza. O que parece é que hoje enfrentamos uma enxurrada de blogs falando da mesma coisa, seja de assuntos "nerds" ou de beleza. E com esta saturação, nota-se que uma parcela acaba deixando de ter prazer em acompanhar o que antes apreciava ao ver a direção que certos espaços estão tomando, seja em caratér de comentários ou qualidade de post.
      São poucos blogs nos quais você vê comentários ricos de verdade, convido você a conhecer o Conversa de Beleza, http://conversadebeleza.wordpress.com/ , um dos melhores blogs da atualidade na minha opinião, tanto em qualidade de post como de comentários! Lá a gente se sente motivada a comentar, a debater :) Vale muito a pena conhecer!
      Um super beijo!

      Excluir
    2. Nossa que comentário excelente! Se todos os bons posts tivessem sempre pessoas assim, não haveria mais aqueles post mal feitos e comentários tipo adorei, amei, segue de volta.
      Concordo que falta bons posts e bom comentários em vários blogs de maquiagem que estão na moda.

      Excluir
  14. ta bom! hehehe
    vou comentar!
    adoro o blog. bjss

    ResponderExcluir
  15. Posso dizer que comento 100% dos blogs que sigo!!! Claro, pois só sigo o Clube!!! rs...
    Mas entendo e apóio o que as meninas disseram. Se vc gosta do blog, comente, analise, critique, assim o blog fica mais interessante e inter ativo!
    Tive o prazer ser entrevistada pela Amanda num curso de auto-make. Foi tao prazeroso ver os comentários!!! Imagino poder ver comentários todos os dias do que eu escrevi... Muito legal!!!
    Mesmo quando eu comento algum post, fico ansiosa para ler os outros comentários e mais ainda de quem escreveu o post!
    Como amiga da Amanda e Silvia fica muito mais interessante ver o que elas escrevem!
    A melhor dica mesmo é sair da Inércia, não só como leitora passiva como na sua vida, pois o tempo não pára!
    Agora vai uma cobrança... cade a silvia aqui??? Desde que eu sigo o blog, não a vi por aqui... Nem um ¨pitaquinho¨ dela... snif...
    Senti falta viu!!! rs
    bjs, lu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucia querida, obrigada pelo carinho!! Fico muito feliz em saber sua opinião sobre nosso trabalho, você é uma pessoa muito inteligente e sempre pode nos dar um feedback bacana se estamos indo no rumo certo ou não!!! Por favor não deixe de fazê-lo!!
      E concordo com você, cade a preguiçosa da Silvia hein?
      Diz ela que é o "verão"... rsrsrsrs!

      Beijosss

      Excluir
  16. Olá, meninas!
    Desculpe a demora e a ausência em comentar.
    Na verdade, eu sou mais leitora e comento quando o assunto me agrada (bem, acaba sendo quase tudo). Ultimamente eu estou comentando muito pouco nos blogs que frequento porque um tempo atrás, em um certo assunto em um blog, os animos se alteraram e a pessoa volta e meia chegou a atacar varias pessoas em blogs, inclusive comigo.
    Mesmo assim, eu continuo comentando, mas nao com a mesma frequencia de sempre.
    Sei como é, porque possuo um blog, como sabem.
    Felizmente o blogger incluiu o recurso de responder o comentario do leitor, possibilitando maior interação!
    Adorei o post assim como o blog todo!

    Beijao!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Kiyomi pelo seu comentário e realmente o recurso de responder ajuda bastante! :)

      Um super beijo!

      Excluir
  17. Olá, Acompanho o blog desde que resolvi começar a me maquiar isso já faz um ano. Sempre consulto as resenha antes de decidir o que comprar ou as vezes compro por causa do post. Aias amei a palete da Naked 2. Obrigada pelo tempo que vc dedica a nós e vou tentar fazer comentários uteis.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  18. Olá, Acompanho o blog desde que resolvi começar a me maquiar isso já faz um ano. Sempre consulto as resenha antes de decidir o que comprar ou as vezes compro por causa do post. Aias amei a palete da Naked 2. Obrigada pelo tempo que vc dedica a nós e vou tentar fazer comentários uteis.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paula!
      Eu comecei como você, acompanhando os blogs de beleza e aos poucos fui pegando gosto, me maquiando e não larguei mais. Hoje acesso vários, tento comentar sempre que posso, o tempo é corrido, mas é sempre bom, ler a opinião de vocês.
      Um grande beijo

      Excluir
  19. Oi Lis.
    Concondo com você que o que mantem um blogueiro animado no que faz é receber opinioes por comentario. Sou leitora de alguns blogs e sempre procuro comentar. Sei como é chato quando a pessoa tem o trabalho de pesquisar sobre o assunto, e toma todo cuidado ao escrever para que tudo esteja claro e fácil. Quando vejo que é um post mais comercial, ou que o post nda mais é que algo mal feito eu nem comento.
    Amanda querida. Virei fã do Luciano depois que você me passou a dica do podcast dele. Acho uma delicia ouvi-lo, agora tenho que tomar vergonha na cara e ir la no site para comentar! Achei o texto maravilhoso, assim como tudo que o Luciano faz.
    Um beijão para vocês meninas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai fiquei super mega ultra feliz em saber que você está curtindo o querido Luciano também Mika! Queria que ele fizesse palestra aqui no Japão, um sonho!!!

      Um super beijo!

      Excluir
  20. Queridas!

    Pitaco aceito! Respeito e admiro o trabalho de vocês.
    Confesso que vocês são um diferencial valioso na minha vida.
    Apesar de ser este o segundo comentário, estou sempre aqui, apreciando, aprendendo, interessada, sorrindo com as experiências, me entusiasmando, torcendo pelas descobertas e crescimento de vocês.
    Um abração forte para todas,

    Cláudia

    ResponderExcluir

Olá! Deixe seu comentário, críticas ou sugestões para nós! É muito importante saber sua opinião!!
Muito obrigada por sua visita!