sexta-feira, 4 de maio de 2012

Sexta da Lis - Opinião de Blogs: até onde você confia?

O que realmente vale a pena?


O que não falta hoje é blog de beleza, maquiagem, moda... Tem de tudo, para todos os bolsos, gostos, classes e opinões. Tem gente que dá pitaco de tudo e a famosa frase, "você tem que ter", é muito transmitida nesses meios de informação, mas até onde devemos confiar nessas opiniões? Será mesmo que tudo dito, escrito, resenhado, testado, vale realmente a sua atenção?
Tem blog que opina sobre os melhores sapatos, as bolsas tendências, e claro, sobre maquiagem. Os blogs mais famosos tem muito patrocínio e consequentemente resenham sobre centenas de produtos que recebem de assessorias. Até onde essas opiniões são fidedignas?


Quem não se recorda da febre dos holográficos? Eles são realmente maravilhosos, mas os preços eram tão altos que me dava medinho de comprar e não ser tudo isso. Enfim, aguardei e comprei da marca MILANI por cerca de $5. Valeu a pena, mas não compraria por mais que isso. A maioria dos blogs que visitei falavam muito bem dos esmaltes, independente da marca e não me decepcionei ao comprar. Alguém não curtiu?


Toda viciada em maquiagem tem um batom MAC pra chamar de seu, não é mesmo? Quando eu conheci a blogosfera, só ouvia falar nessa marca, mas achava tão caro. O que um batom tem pra custar R$75, meu Deus? Um belo dia resolvi apostar nos queridos e hoje tenho uns 8 batons, apesar de ser apaixonada por eles, pela variedade de cores da marca, pelo cheirinho maravilhoso, se você não tem grana, pode se jogar em outras marcas com preços mais razoáveis e ficarás linda do mesmo jeito.


Umas das febres recentes é a base "milagrosa" da Make Up Forever. Um vídeo circulou pela internet de uma menina com muita acne, que consegue esconder tudo com uma tonelada de produtos e essa base. Já ouvi vários comentários ruins a respeito dela, com por exemplo, não segurar a oleosidade, não durar muito tempo na pele e não ser econômica. Nunca testei, fiquei com muita vontade de comprar, mas o preço e as resenhas pejorativas falaram mais alto. E vocês o que pensam dela?


Quem não se recorda das bolsas Alexa? Eu fiquei louca pelo modelo, confesso! Entretanto, o preço não era nada convidativo e eu esperei até ter nas lojas de departamento e as convencionais. Comprei uma linda por R$80. Curtiram o modelo? Compraram a original, ou esperaram as inspiradas na Alexa?

O fato é que eu amo blogs e com certeza vocês também devem amar. O importante é perceber o que vale realmente a pena, e no que se deve confiar. É sempre bom pesquisar em três ou quatro blogs para ver se as opiniões são parecidas e procure sempre comprar o que cabe no seu bolso. O que tem de gente endividado por ai, só para usar essa ou aquela marca porque a blogueira famosa usa, não está escrito.

Agora me contem o que faz a cabeça de vocês na amada blogosfera? O que já compraram por conta de indicação de blogueira?

Um grande beijo e até a próxima!

Lis Tavares

Acompanhe a Lis no twitter: @lea_lis



26 comentários:

  1. Acho que existem 3 tipos de blog de beauté: 1) as que blogam (na maioria das vezes) por amor, e que, por isso mesmo, vc pode considerar como "imparcial" a opinião exarada; 2) as que blogam por dinheiro, com inúmeras "dicas de amiga" e auto-intitulação "sou guru"; 3) as que blogam por mendiguismo, e se restringem a postar releases e mais releases, só porquê, ao postá-los, a marca tal se compromete a te mandar 2 esmaltes,1 batom, 1 shampoo e o dinheirinho do busão...

    Bah! Já me meti em furada por conta de opinião "positiva" de um monte de blogueiras (maioria x minoria = maioria vence), mas, até hoje, nunca me meti em furada por conta de opinião de blogueiras que considero "sérias". Agora, quanto aos "it" produtos, comigo acontece um fenômeno: eu simplesmente pego birra se falam demais! haha

    Quanto a essa coisa de "se endividar" só pq a blogueira tal indica tal produto, uma vez assisti um episódio da série "Drop Dead Diva" que tratou justamente disso! Achei excelente o tema, e um ótimo alerta!

    Gostei muito do post. Desculpa pelo comentário enoooooome! (faz parte de mim, rs!)Bjos =]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Júlia querida, não acreditei quando li "Drop Dead Diva"! hahahahaa! Finalmente alguém que também viu a série!! Obrigada pelo comentário super enriquecedor!!! Concordo e também pego birra fácil quando o hype é muito grande, rsrsrs!!

      Um beijo!

      Excluir
  2. Oi Lis, sempre que vou comprar um produto desconhecido leio diversas rsenhas sobre ele.
    Mas tem alguns tipos de resenha que me deixam desconfiada.
    Por exemplo, quando abro minha lista de leitura dos blogues que sigo e em 1 semana 90% das blogueiras estão super recomendando um produto X. Fica tão na cara que elas fazem isso só pelo produto ganho ou dimdim.
    Mas acho que as empresas tb tem culpa. Ao invés de mandar todo lançamento pra todas parceiras deviam mandar por exemplo um produto pra um parcela, outro pra outra e por aí vai.
    Recentemente surgiu uma marca de shampoo e condicionador prometendo resultados de salão em casa que todo mundo falou. Já peguei birra de cara, porque nenhum produto age da mesma maneira no cabelo de todo mundo!!!
    Essa é minha opnião...
    Bjusssss...
    almaruiva.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, muitas vezes a empresa "X" promete tal resultado e muitas blogueiras também acabam fazendo o mesmo por tabela esquecendo que cada produto reage de uma maneira diferente de pessoa para pessoa!
      Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  3. Oi Lis,
    eu fico muitas vezes empolgada quando leio em algum blog algo positivo, mas só compro depois de pesquisar em varios blogs e ver a opiniao das outras meninas!
    Beijos querida

    Sandra

    www.tudoquevocequersaber.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sandra, nós também gostamos de pesquisar bastante antes de fazer qualquer aquisição!!

      Um beijão!!!!

      Excluir
  4. Eu testei a base da MUFE e me decepcionei. Cobertura fraquíssima, nada demais.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E esta era uma das mais faladas já tempos atrás né Rachel, cada um tem uma pele diferente, consequentemente,reage diferente.
      Um beijão!!!

      Excluir
  5. Eu testei a base da MUFE e me decepcionei. Cobertura fraquíssima, nada demais.

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. vcs abordam sempre ótimos assuntos!
    eu acho que assim como vemos uma matéria em revista, temos que usar o mesmo bom senso pra analisar o que lemos em um blog (é uma benção que podemos contar com a internet e tanta informação disponível hj em dia!). quando é só elogios aos produtos, devemos desconfiar. normalmente eu não tomo por base apenas um site assim como vc disse, faço a minha pesquisa.

    acho que sempre confiamos mais em certa blogueira do que outra, seja por identificação, tempo acompanhando/experiência, etc. eu pelo menos sou assim. :p tem uma que tem o mesmo tom e tipo de pele que eu, e testa ZILHÕES de coisas, então quando ela fala que é bom, eu me tomo por convencida. e realmente o que eu comprei por indicação dela bateu certinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rika, obrigada pelo elogio! Concordo com você, temos que usar o bom senso e distinguir o que é uma opinião verdadeira e o que é mera propaganda mesmo né!!

      Um beijão querida!

      Excluir
  7. Oi Lis, eu confio até certo ponto.Dá pra saber mais ou menos os blogs que são Patrocinados por empresas que nem sempre o produto é bom.Mas quem não entende nada mesmo vai pelo que está escrito e acaba se decepcionando.Acho valido ler bastante, ver varias opiniões sobre um determinado produto e depois comprar ou não.Eu faço assim.
    Já comprei muita coisa por indicação desse blog que considero um dos melhores do Japão.
    A gente lê muito em blogs de fora do Japão falando maravilhas dos produtos japoneses e quem mora aqui não dá valor.Eu adoro e compro quase tudo japones.
    Ah,e eu não tenho ainda nenhum batom Mac!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabi, acho que como você mesma disse dá para sacar quando o blog tá sendo patrocinado e sua opinião "comprada!" e quando tá sendo patrocinado mas mantém sua integridade né! O errado não é ganhar o dinheiro com o blog mas sim, falar coisas que a empresa quer que você fale né...
      Hahaha! Renda-se à um MAC qualquer dia desses querida!

      Um beijo!

      Excluir
  8. Oi Lis!
    Realmente, tbm fui muito influenciada pelos blogs principalmente a comprar produtos da Mac! Os batons principalmente. Mas antes sempre procuro consultar várias opiniões para ver se realmente vale a pena!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que sempre tem aquela influência boa né Lidia, e quando, 200 blogs falam bem de uma coisa, pelo menos deve valer o teste né, caso dos batons da MAC que nós também adoramos! :)

      Um beijão!!

      Excluir
  9. Oi Lis, adorei o post, ótima escolha.
    Sempre q qro comprar um cosmético, pesquiso nos blogs, mas entro em vários até decidir se vale a pena ou não, um produto que comprei pq td blogueira tinha é o rimel the colossal e o kit de batons chiclete da tracta e eu amo eles, são maravilhosos e com preços acessíveis.
    Mas q essa história de blog ataca nosso consumismo não vou negar, mas nessa hr tem q saber segurar a onda.
    Dá uma passadinha no blog.
    Bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nanda, com certeza os blogs ajudam a "aumentar" muito nosso consumismo! Mulher se atrai fácil e adora gastar também né, quem não amaria um dia inteiro num shopping por exemplo! rs!!

      Um beijo!

      Excluir
  10. ta uma coisa que influencia muito, a opinião dos outros. Acho legal blogs que falam coisas positivas e negativas d um produto, ou seja, opinião verdadeira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari,
      Acho que é importante sim abordar todos os aspectos de um produtos, sejam eles bons ou ruins. Ai vai da leitora decidir se deve investir ou não né?!

      Um grande beijo!!!

      Excluir
  11. Muito bacana esse post, mas eu particularmente obtenho TODAS as infos, mas nunca comprei algo exclusivamente por conta dos blogs!

    Parabéns florzinha!
    Milhões de beijos iluminados!


    https://www.facebook.com/pages/Toilet-Feminino/231885826835507

    ResponderExcluir
  12. Ola querida, eu sou fã de tudo que é postado aqui apesar de estar muito sumidona dos comentários, mas em relação a credibilidade de blogs, eu acho super chato quando alguns ou muitos blogs idolatram um produto X, acho cansativo vc abrir inumers paginas pra visitar e o asunto é o mesmo, porem tive sorte com produtos (poucos) que me permiti influenciar pelos posts dessa blogsfera, um deles é o protetor solar Minesol da ROC, que comprei por indicação de blogs que curto e confio, pq vejo que não é só marketing, é opnião de quem ja usou de fato..., é isso srrs!um bj no coração!
    Patricia leite do encontrinhodemulher.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Realmente o post é muito elucidativo. Acompanho vários blogs até escolher os meus preferidos, tive que fazer restrições pelo mau uso do ambiente na internet. Hoje acompanho e vejo também a formação da pessoa, e se não faz propaganda só para ganhar, e há blogs que amo mesmo ler como exemplo clube da necessarie.

    ResponderExcluir
  14. Muito bacana seu post Lis, adoro "alfinetadas filosóficas" ahaha! Amiga... A "blogosfera" está fragmentada, com categorias e categorias... Peneirar essa bagunça toda não é tarefa fácil... Eu já não consigo mais visitar blog patrocinado ou com 30 000 seguidoras (que convenhamos, será que SEGUEM mesmo?) Concordo com as meninas que citaram acima "o que dá muito o que falar, pego birra", eu sou assim e durante anos tive birra da famigerada M.A.C, por exemplo, por achar o preto das embalagens meio deprê. Hoje consigo gostar dos batons, sem muito auê, são poucas cores que me agradam. Só compro o que testo e sei que vai ficar incrível na minha pele, prova disso é que levaram séculos pra eu dar bola pro blush Orgasm da Nars (afe...quem não falou dele, =p)
    O que percebo é que, fica tudo muito subjetivo. Eu mesma sou entusiasta naquilo que me cai bem, mas, temos que respeitar o tipo de pele das leitoras, o clima da região que mora cada uma... E principalmente o $$ bolso. Pagar pau pra um lançamento, marca específica é realmente muito antipático. Eu sou influenciada sim, por resenhas dignas, seja bbb, seja top... São poucas, mas ainda existem blogueiras confiáveis, principalmente as que não se vendem. Que usam M.A.C e Nívea, feliz da vida...rs Ai! Escrevi muito, mas o tema é gostoso de discutir Lis! ^^^
    Beijo!
    Suzue

    ResponderExcluir
  15. Olá queridas, eu amo o blog de vocês e considero de confiança!! É tão bom ter um blog para ler sem desconfiança, que realmente fala a verdade, mesmo que isso signifique que algumas pessoas irão deixar de ler...
    Eu tenho meu blog da Avon, não tenho montanhas de seguidoras, na verdade até agora ninguém está me seguindo, somente passam para dar uma olhada! Mas estou fazendo com sinceridade... Falo no blog aquilo que sei que a própria Avon fala né...
    Há muitos produtos que eu mesma não gosto, mas que não é por isso que seja necessariamente ruim... Muitos produtos são bons para umas pessoas e outras não...
    Pra falar a verdade, eu acho que a Avon tem algumas desvantagens sim nos produtos, muita coisa direcionada para pele madura, e as peles oleosas ficam a desejar... Falo como revendedora Avon!!
    Quem revende pode fazer propaganda da marca sim, mas com cuidado, sempre se preocupando em passar as informações corretas para as clientes... E sempre lembrando que cada cliente é única, com seus gostos, tipo de pele, estilo!!
    Beijinhos!!!
    Geisinha

    ResponderExcluir
  16. Oi Lis!!! Td bem?
    Adorei o assunto abordado aqui! Eu particularmente antes de comprar algu produto mais caro pesquiso um milhão de vezes para ter certeza! Tbm tenho um blog, que levo com carinho, pois não recebo dinheiro por ele, e sendo enviado por empresa ou sendo comprado, coloco sempre minha sincera opinião. Não gosto de influenciar as pessoas a compras, e sim, mostrar o que eu achei daquele produto. Que nem batons da MAC, eu amo, tenho apenas 2 e ambos ganhei de presente. Sinceramente eu não sei se conseguiria pagar R$ 70, 80 reais em um batom. Assim me conformo com as diversas outras marcas que tem batons excelentes e de qualidade.
    A Base HD MUFE tbm ganhei de presente e achei frustante! Acho que pq todo mundo dizia mil maravilhas. É uma base comum, até falei dele no blog...
    Enfim, eu me deixo influenciar um pouco pelos blogs, mas antes pesquiso muito!!!
    Bjão

    ResponderExcluir

Olá! Deixe seu comentário, críticas ou sugestões para nós! É muito importante saber sua opinião!!
Muito obrigada por sua visita!