sexta-feira, 11 de maio de 2012

Sexta da Lis - Colecionar maquiagem: vale mesmo a pena?

Você coleciona maquiagem?

Quem ama maquiagem, enlouquece ao ver uma foto assim não é mesmo?  Tem gente que se contenta com um blush, um pó, uma base e alguns batons, mas as apaixonadas por maquiagens de verdade, querem sempre mais. Ficam atentas a cada lançamento, a cada coleção nova que a marca preferida coloca nas lojas e acabamos acumulando muita coisa, que muitas vezes, se torna desnecessária.
Em qual grupo vocês se encaixam meninas?
Quando comecei a gostar de make, tinha pouca coisa, depois a paixão foi crescendo e eu acumulei muita coisa, muita base, muitos batons e glosses, lápis para olhos então, até hoje tenho um em  cada canto. A grande questão é, vale mesmo a pena estocar tanta maquiagem? Você leva em conta a questão da validade dos produtos e de que se efetivamente você terá condições de usá-los em tempo hábil?



As famosas paletas de sombras mesmo, são muito desejadas e muitas meninas compram diversas. Acontece que a validade desses produtos não passa de 2 anos. A sombra em pó dura mais que a cremosa, que dura mais que a líquida. O mesmo vale para base, corretivo, delineador e blush. Então é bom ter cuidado, para não comprar demais e acabar perdendo o tempo útil de utilização do produto. 



Os famosos e desejados batons e lápis de boca também tem validade de 2 anos, os de longa duração costumam ter uma validade mais curta porque contêm ingredientes que evaporam mais rápido do que os produtos tradicionais.



Já as maquiagens para o rosto tem validade média entre 6 meses para os produtos líquidos e dois anos para produtos em pó. Vale lembrar que a validade da maquiagem varia de acordo com as condições de armazenamento.
A data indicada no produto costuma ser o "prazo mínimo", que o fabricante garante que o produto pode ser usado. Depois disso, cabe á nós avaliarmos os riscos. Por exemplo é bom verificar se a cor do produto está modificada, ou com cheiro diferente, pois pode causar irritação, ou ainda problema maiores.
Então com essas informações cabe a cada uma de nós avaliar se vale a pena estocar tanta maquiagem e ocasionalmente ter de jogar fora, por perder a validade, não é mesmo?

Fotos: Google
Informações: site Folha.com


Como vocês fazem na hora das compras? Curtem ter várias bases ou uma para cada ocasião apenas?
Beijocas e até a próxima.

Lis Tavares

Acompanhe a Lis no twitter: @lea_lis


25 comentários:

  1. Eu tenho pouca maquiagem em relação a muitas meninas mas já acho muito pq nao dou conta de usar tudo.E olha que eu me maquio todo dia, completo e assim msmo nunca cabda.Fico torcendo pra uma base acabar pra poder comprar outra e nao acaba!rss.Tenho 2 liquidas, uma em creme, uma em bastão , duas em pó e uma mineral. sem falar no resto, batons,sombras, primers.mas é um mundo tentador ne? Acho que tem q ter bom senso mesmo.
    Eu vou com tudo comprar e chega na hora desisto.Compro alguma outra coisa, um creme, uma roupa ou um presente pra alguem.To mais controlada agora.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Fabi eu também fico torcendo pra minha base acabar! hahahaha! Será que somos loucas??? Também já fui mais consumista, hoje me considero bem comedida sabe?

      Um super beijo querida!

      Excluir
  2. sempre achei um desperdício TÃO GRANDE ter mais maquiagem do que se pode usar. quem trabalha com isso tem que ter mta coisa msm, mas EU tento manter só necessário, não fico fazendo estoque das coisas (até porque dinheiro não dá em árvore né :p).
    as coisas que acabam "sobrando" as vezes são as que não dão certo (compras online), e essas eu tento vender ou dar pra alguém.
    mas maquiagem é msm uma coisa que realmente tem que ir substituindo, não tem jeito. pincéis por exemplo é outra história, esses sim dá pra "colecionar", afinal não tem prazo de validade... :p
    aliás, esses prazos não são jogada de marketing não? acho que todo mundo usa as coisas por bem mais tempo que isso... :x

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo Rika, pincéis ou qualquur bem "durável" é algo que a a gente vai usar sempre, não vai perder validade! Acho que vale a pena o investimento com certeza!

      Um beijão!

      Excluir
  3. Oi Lis, eu adoro maquiagem, mas comecei a comprar mais de uns tempos pra cá, algumas coisas são necessárias, outras nem tanto, mas eu sempre fico de olho na validade e o que eu vejo que tá encostado eu acabo dando pra alguem,pois assim não estraga e abre mais espaço pra novas coisas.
    Dá uma passadinha no blog.
    http://brilhodecereja.blogspot.com.br/
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olhar a validade é algo importante mesmo Nanda, já tentei colocar adesivos em tudo, mas acabo relaxando e esquecendo depois ai já viu né! rsrsrs!

      Um beijo!

      Excluir
  4. Concordo plenamente! quando comecei a gostar de maquiagem comprava todos os lançamentos, depois de anos com muta coisa acumulada saindo da validade e quase novas é que parei com essa coisa de colecionar produtos tão perecíveis. Como não gosto muito da ideia de trocar ou vender maquiagem usada, hoje em dia faço uma lista com o que eu quero e vou deixando passar um tempo pra ver o que fica e o que sai da listinha... o que durar muito tempo ali eu compro. Mas mesmo assim, é complicado com essa enxurrada de lançamentos e resenhas nos blogs, às vezes acabo caindo em tentação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Listas são uma mão na roda né Ju, também tenho a minha e sempre a consulto quando quero ver se realmente tô precisando de produto X ou Y!

      Um beijão!

      Excluir
  5. Oi Lis!
    Eu amo maquiagem, mas não sou "aloka" que sai comprando tudo o que vê não, falo para o meu marido que ele tem que erguer as mãos para o céu pela esposinha que tem! hahaha
    Não faço coleção de nada, tudo o que compro é realmente para o meu uso, tenho poucas base, poucos batons, na verdade acho que o item que mais tenho é sombra mesmo e nem é tanto assim!
    Dói muito quando a gente olha a validade de uma sombra linda e ela já expirou e temos que nos desfazer e nem adianta chorar pq o produto já nem tem mais o mesmo efeito que tinha antes.
    Qdo ganhei minha Naked do meu marido, ele disse que a partir daquele momento eu SÓ poderia usar aquela paleta pq ele sabe que a validade dela é de apenas 6 meses!
    Hoje em dia acho que bom senso é o que manda, ando preferindo investir em produtos de qualidade e que eu realmente necessite e não meramente quantidade.
    Um beijão no seu coração minha linda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa 6 meses na Naked Angel? Acho que vou usar uns 6 anos hahahaha! O que mais me incomoda em prazo de validade é em base e primer principalmente pq a gente sente que o efeito não é mais o mesmo logo de cara.

      Um beijão querida!!!

      Excluir
  6. Não acho que vale a pena, pq tudo vence.



    Bjs
    Clau
    http://www.garotajambo.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Validade é algo a se considerar com certeza Clau!

      Bjs

      Excluir
  7. Sempre compro uma coisa ou outra, não sou viciada a ponto de sair comprando tudo, ganho muita coisa e seleciono o q comprar, pq tbm nem tenho mais onde guardar, tô tentando usar as coisas mais antigas primeiro, pq maquiagem vencida eu não uso, tbm sempre dou pra algumas amigas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também faço isso Flávia, o que não uso sempre passo para as amigas, é a melhor opção!!

      Um beijão!

      Excluir
  8. Ah eu era assim, e gostava, mas de repente parou de fazer sentido, hoje em dia acho que estou no meio termo: tenho mais maquiagem que a maioria mas não mais do que consigo usar!
    bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me enxergo na parte "parou de fazer sentido" Antonia, rs. Concordo com você!!!

      Um beijo!!!

      Excluir
  9. Fabi Assunção!
    Sim eu compro maquiagem, mas o item que eu mais gosto é batom, para que dura mais tempo e não mofe, coloco os batons na geladeira, pois o calor que faz no RJ, amolece os batons e quebra. Agora estou me controlando mais, não sou maquiadora, então não tem por quê fazer coleção, só se for aquelas limitadas, mesmo assim é preciso ver bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabi Assunção!! Obrigada pelo comentário querida, edição limitada é sempre uma tentação pra gente que tenta se controlar né! :)

      Beijoss

      Excluir
  10. Eu tenho váaarias bases líquidas, pós, lipglosses, sombras, uff... no momento decidi parar de comprar até ter acabado grande parte do que tenho, mas nem sempre cumpro, rs.
    A base que estou usando agora marca validade de 12 meses, já tem quase dois anos que abri ela e continua igualzinha e sem me fazer mal algum.

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Filipa,

      A maioria das bases japonesas tem prazo de 3 anos a partir da data de abertura do produto, e esta é uma grande vantagem sabe?! Pq abrir uma base e ter que jogar fora depois é muito triste né! rs :)

      Beijos

      Excluir
  11. Oi Lis! =D
    Amiga se eu colocar tudo o que tenho em uma caixa tipo organizadora todo mundo pasma, pois tenho pouca coisa! (amigas proximas fantasiam que tenho uma colecao e NAO tenho mesmo)
    No tempo que maquiava profissionalmente me empolgava mais e comprava com desculpa de usar... Mas agora me dedicando mais a vida docente, estou focada no que sei que usarei!
    Colecionar nunca fez minha cabeca, so na adolescencia que amava gloss e passou rapido essa frescura... Hehe
    Eu adoro testar boas bases, mas agora espero acabar duas pra comprar uma.
    Rimel entao, Deus me livre usar vencido! Tai um item que preciso dar um stop!
    bjssssssssss
    Su

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha! Eu também Suzue, se for por numa caixa até eu vou me olhar torto! "pra que tudo isso", vou pensar! Mas você sabe, mulher é bicho complicado quando o assunto é consumismo!!!

      Beijão!!!

      Excluir
  12. Antes, eu confesso, comprava tudo que achava lindo! Com isso, acabei fazendo uma coleção de sombras e batons. Hoje que meu sentimento consumista deu uma desacelerada, compro somente o que preciso mesmo, até porque, no momento, tenho como prioridade poupar. Ainda assim, compro me baseando em bastante pesquisa, leio resenhas na internet, para comprar um produto que, ainda que saia um pouco mais caro, tenha qualidade, o que pra mim é fundamental.

    ResponderExcluir
  13. Antes, eu não era moderada nas compras de maquiagens e acabei juntando uma porção até razoável de sombras e batons. Queria tudo de cada cor! Hoje, porém, meu sentimento consumista deu uma desacelerada, fazendo que eu compre apenas o que é necessário. Mesmo assim, compro me baseando em muita pesquisas, leituras de resenhas, primando pela qualidade (ainda que se pague mais caro), que considero fundamental.

    ResponderExcluir
  14. aaaaaaaaaaammmmmmmmmmmeeeeeeeeeiiiiiiiiiiiii

    ResponderExcluir

Olá! Deixe seu comentário, críticas ou sugestões para nós! É muito importante saber sua opinião!!
Muito obrigada por sua visita!