sexta-feira, 6 de abril de 2012

Sexta da Lis - Maquiagem tem idade?


Criança também pode se maquiar?

É isso mesmo, a garotada tomou conta dos blog de beleza. É muito fácil encontrar pela net, vídeos com tutoriais de meninas bem novinhas, usando maquiagem e ensinando truques de beleza, mas até onde isso é bonito, engraçadinho e interessante? Será que traz algum malefício para essas pessoinhas ainda em fase de crescimento?
A maioria de nós lembra daqueles famosos brilhos labiais em formato de morango, ou ainda os batons ultra fixadores de nossas mães que vez por outra, tínhamos acesso. Era a minha alegria poder ter um daqueles brilhos. À medida que fui crescendo, comecei a usar os glosses da Avon, os famosos de menta, morango e tuti-frutti, quem nunca?
Hoje o caso é outro. Hoje meninas de 12, 8, 6 anos já usam MAC, Sephora, Urban Decay e ainda sabem diferenciar que marca é a melhor e explicar o porquê da lógica abordada. 
A título de exemplo, a alguns meses percebi que tinha uma seguidora bem novinha e fui verificar, qual o real interesse dela no meu blog e até imaginei que ela também deveria ter um blog, pequeno, simples, onde ela partilhava as as maquiagens de menina. Tomei um grande susto ao ver um blog muito bem organizado por uma criança de 12 anos que usa Sephora, Vichy, CHANEL e outras marcas famosas que ela mesmo compra nas viagens que faz ao exterior com os pais, ou ainda, quando recebe de presente.



Pesquisando sobre o tema na internet vi alguns relatos em site e blogs como esse:
"Com uma filha em cada mão, a publicitária Michele Laveder conta que as duas meninas não procuram mais a gaveta de maquiagem que ela mantém no banheiro de casa. “Elas têm a [gaveta] delas e eu, a minha”, afirma a publicitária."
"Giulia e Catherine tem sete anos e cinco anos, respectivamente -e dois estojos de maquiagem cada uma. “Não tem como controlar, é da vaidade da mulher”, diz Laveder."
"Catherine, 5, não se faz de rogada. Em casa, ela já tem duas nécessaires cheias de todo tipo de maquiagem. Até lápis e delineador a garota usa."

São meninas de 5, 8, 10 anos com necessaires de maquiagem meu povo. Elas usam delineador e rímel.



Pesquisei também sobre o que a Agência de Vigilância Sanitária pensa sobre o uso continuo de maquiagens por essas garotas e a Anvisa alerta sobre risco de alergia.

“A criança pode estar sujeita a produtos altamente irritantes”, diz Érica Costa, da gerência de cosméticos da Anvisa. O órgão criou, em 2001, uma resolução que define que tipo de maquiagem pode ser comercializada para crianças (desde que cumpridos os testes de segurança, como sensibilização e alergias). “Mas a gente já sente a necessidade de atualizar a norma, para incluir produtos como sombra”, diz Costa.
A Anvisa não informa quantas marcas de maquiagem infantil têm registros de comercialização no Brasil. Mas “o mercado é tão promissor que já tem microempresas solicitando registro”, diz Costa. Ela alerta: “Toda maquiagem, para criança ou adulto, pode causar alergias, porque tem corantes.”
Quem entende de pele concorda. “A pele da criança é muito fina, e a superfície corporal menor”, alerta Rubens Leite, presidente do departamento científico de dermatologia da Sociedade Brasileira de Pediatria.
Ele alerta: a maquiagem infantil é um assunto pouco explorado no que se refere a complicações futuras. “Mesmo em pequenas quantidades, as substâncias básicas da maquiagem são mais facilmente absorvidas, o que pode causar alergias a longo prazo”, diz Leite. “Até que ponto essas substâncias são seguras? Não sabemos.” Daí o conselho: “não use”.

O meu objetivo aqui não é dizer o que deve e o que não deve ser feito por essas garotinhas e sim que cada um analise, o melhor para pessoas que ainda estão em fase de formação. O jornal Folha de São Paulo, entrevistou uma psicanalista que alertou que esse estímulo na verdade, é dado pelos próprios pais.

“A maquiagem acaba virando o prolongamento do ego da criança”, afirma a psicanalista especialista em neuropsicologia infantil, Ana Olmos. “Quando a mãe diz: “ai que bonitinha”, acentua na menina a idéia de que, para estar completa,ela precisa daquilo“. Olmos vê risco de “erotização precoce” no uso de maquiagem infantil.
Uma pergunta muito interessantes feita pelo jornal foi: O que isso pode acarretar na personalidade da menina, a longo prazo?
A psicanalista Ana Olmos respondeu que a criança acaba se acostumando a pensar que tem que se pintar de acordo com a moda. A longo prazo, elas se acostumam a ter tudo, a trocar de produtos, a não dar valor para nada. A sensação de satisfação com o próprio corpo vai diminuindo, quanto mais elas podem comprar toda a maquiagem que houver.

Percebi com essa pesquisa que sim, isso pode afetar a personalidade de nossas meninas, mas e vocês, o que pensam a respeito?
Acham que é tudo um exagero por parte dos profissionais, acreditam que as crianças, precisam mesmo ter todo esse conhecimento de maquiagem e saírem por ai enfeitadinhas como nós, já adultas? 
Deixem suas opiniões. Espero que tenham gostado do post, eu curti muito pesquisar sobre o assunto.

FONTE: FOLHA DE SÃO PAULO, Google
Fotos: Google


Pitaco da Amanda
Não resisti para variar e tive que vir aqui entrar na conversa! Este tema me remeteu muito uma conversa que Silvia e eu tivemos estes dias. Estamos vendo meninas de 6, 7 anos com perfis no Orkut, Facebook e Twitter, e o mais engraçado é que elas são extremamente ativas, debatendo com as coleguinhas de escola, e muitas vezes, influenciadas pelas mães, postam fotos de maquiagens que compraram.
Sinceramente meninas, quem é mãe principalmente, eis a minha pergunta:

Você acha saudável uma criança com menos de 10 anos ter perfil em redes sociais? Você controla o que seu filho vê na internet ou prefere deixar que ele escolha o conteúdo que quer consumir?

Um beijo,

Lis e Amanda

12 comentários:

  1. Eu acho que é pular etapa. Não acho saudável e acredito que pode causar alergias
    A pele da criança é bem mais sensível que a nossa.

    beijos e boa sexta

    ResponderExcluir
  2. Muito boa discussão!!! Como eu disse há uns dias atrás no FB: criança se maquiando não é fofo, maquiagem não é "fofa" e não é brinquedo.

    Os pais acham q estão sendo moderninhos sendo liberais demais...

    Sim, a curiosidade é normal, pegar batom escondido da mãe... essas coisas acontecem.

    Mas a criança saber já q marca de rímel usar, onde passa corretivo, como passa pó e quais as melhores marcas, querer "ensinar" com tutos de make por aí.... não, pra mim isso não é bonitinhuuu...bonitinhu é fazer coisa de criança, ser criança e viver essa fase.

    Crianças, vão brincar, correr, jogar bola!!
    Né? srsrsrsr

    Bju no core!
    Dani do EB4Y

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Dani, me conforto em ver que posso encontrar pessoas que pensa assim com eu.
      Fico triste em ver ADULTOS INFANTILIZADOS E DESPREPARADOS estimulando crianças a serem MINI-ADULTOS.
      Tenho 2 filhas de 24 e 22 anos e 3 enteadas: 2 gêmeas de 11 e 1 de 9 anos.
      Minhas filhas foram educadas e estimuladas a serem crianças: brincavam de casinha, bola, esconde-esconde, pega-pega,amarelinha, etc.
      Já as minhas enteadas são estimuladas tanto pela mãe como pela avó a serem "mini adultas", pq compram maquiagens e roupas como se estivessem compradas para elas próprias. Ô Dó!
      Falo delas por que estão mais próximas a mim, porém tenho notado que isso é geral.
      Moro num condomínio fechado e vejo que as meninas de um modo geral, não brincam mais na rua como antigamente. Estão todas dentro de casa na frente de um computador em bate-papos ou na frente de um videogame.Diferentemente dos meninos que ainda saem para brincar.
      Isso me assusta um pouco, porque tenho percebido um aumento radical na quantidade de pessoas cada vez mais individualistas e preocupadas apenas por si próprias.
      Acho que para que tudo isso mude e criança volte a ser criança como era antigamente, temos que ensinar a mulheres e homens que pretendem ser pais, a serem pais. Ensinar que criança é criança; adolescente é adolescente e adulto é adulto. Que a infância é a melhor fase da vida de um ser humano, porém é a mais curta. Então temos que viver essa fase o mais intenso possível. Pq depois que nos tornamos adultos...argh! é um saco e pior, não saímos mais dela. Né?!
      bjkx

      Excluir
  3. Já vi um vídeo pelo youtube, uma menina q deve ter uns 5 anos se maquiando com os pertences da mãe e a mãe filmando. Naum sei se alguma de vcs já viram, a mãe dela deve ser nikkei e naum lembro o nome da menina. Ela eh bonitinha e talz, se for somente brincadeira q passa maquiagem e logo tira, tudo bem. Mas deixar ao longo do tempo, pode ser q tenha alguma alergia ou até mal passar e já começar a reação da pele... vi e sinceramente naum gostei... eu naum deixaria minha filha q ainda tem 2 anos e tiver a idade dela, já se maquiar, mesmo q seja por brincadeira... eu deixaria quando ela se maquiar mais ou menos a partir dos 12,13,14 anos... pois tenho medo se ela tiver alguma alergia quando ainda eh pequena... vi fotos pelo google crianças com maquiagem, vejo a foto e naum tem cara de criança de 5, 10, 12 anos... tem cara q tem 18 anos ou pouco mais... quando a criança vê a mãe se maquiar, acha q deve se maquiar e acaba imitando a mãe e por isso já se maqueia... minha filha sempre me vê me maquiando, aí ela quer pegar minhas coisas e naum deixo e sempre coloco nas partes mais altas pra ela naum alcançar pra pegar. Posso ser chata, minha filha ainda pequena querer se maquiar mesmo sendo brincadeira e eu naum deixar, pq eh medo de ela mesmo pegar alguma alergia...

    ResponderExcluir
  4. Dificil opinar sobre os outros,posso dar meu depoimento, tenho duas filhas,de 8 e 16 anos e elas como TODA menina crianca faz,quer imitar os adultos.Eu acredito que dou uma boa educacao as minhas filhas,elas vao bem na escola(muito bem por sinal),sao educadas com as pessoas em geral,comprimentam,agradecem,sao respeitadas,sao obedientes,enfim,nao tenho reclamacoes delas no quesito educacao social.Minha pequena,talvez por culpa do destino ama maquiagens e peruagens em geral,tudo que o pai muculmano dela nao quer,eu sou uma pessoa comum,nem perua,nem largada,ela ama ver videos de maquiagem,de desfiles de moda,tem sonho em ter sapatos com salto e fica emocionada(de verdade) qdo eu deixo ela brincar com minhas maquiagens,ela faz videos no computador do pai,escondida, e eu ja publiquei alguns deles,sou mae,soh quem eh sabe o qto eh dificil encontrar defeitos em nossos filhos,nao acho problema nenhum em divulgar os videos dela (pq nao sao vulgar,ela esta vestida descentemente,e fala com inocencia de crianca) e ela se maquiar de vez em qdo qdo quer em casa,nao a deixo sair "pintada" ja que ela sabe que fica feio,ela gosta de passar um brilhinho na boca e eu deixo,ela eh inocente,muito mais ate do que deveria,sei o limite,nunca deixaria ela desfilar num concurso de beleza mirim por exemplo,acho totalmente sem nocao esses concursos nessa idade,mas enfim,eu gosto de pensar num geral,no dia a dia da crianca e ela faz sim as vezes coisas que talvez seja condenada por psicologos e tals,mas ela eh uma menina boa e isso entao me faz deixar satisfazer as vontades dela,para as maes,soh nos sabemos a delicia de ver a felicidade nos olhos de nossos filhos qdo dizemos sim,principalmente qdo o mais rotineiro eh o nao.Cada um no seu quadrado,e as consequencias de cada passo seu vira amanha,eu garanto o meu.

    ResponderExcluir
  5. Oi Liz, oi Amanda!
    Meninas, eu tenho 3 filhos, duas são meninas e a mais velha fez 7 anos. Eu sou viciada em make, tenho blog sobre o assunto, sou maquiadora e AMO maquiagem e nem por isso minha filha tem uma nescessaire.
    Ela até que pede, mas o máximo que ela tem são glosses infantis que geralmente são comestíveis e sombras que saem só de a gente encostar nelas, porque são para bonecas. E ela usa tudo para brincar!
    Costumo insistir com ela que ela é criança. Quando ela for adulta vai poder ter tudo o que eu tenho, eu mesma vou querer ensinar, mas não agora.
    Acho sim que cada coisa tem seu tempo. Agora é hora de ela pular, brincar,correr e se divertir e não pensar sobre maquiagem e seus afins.

    Quanto a internet, aqui também é controlado, assim como a TV. No meu tempo criança não era gorda, porque corria, brincava e nunca ficava parada, a gente estava sempre suja e descabelada de tanto brincar.
    Agora o que mais vemos são crianças obesas presas a TV, computador, Video Game...
    Eu controlo tudo e no computador só os adultos mexem.
    Sempre ensino pro meus filhos que vai chegar a vez deles, mas agora é hora de estudar e brincar bastante!

    ResponderExcluir
  6. Esse é um tema muito interessante. Quando era pequena, adorava pegar as maquiagens da minha mãe, suas roupas e sapatos, por vontade própria mesmo, eu já era vaidosa. Mas jamais usava maquiagem no dia-a-dia, apenas usava para brincar, e minha mãe não permitia sempre.

    Acho que existe um limite. Os pais devem demonstrar que, acima de vaidade, de aparência, de beleza externa, o que devemos desenvolver é nosso espírito, os valores, os princípios. Desde que isso esteja acima de valores superficiais como é a maquiagem, tudo bem. Mas o que tenho visto, infelizmente, é que os pais estão incentivando os filhos a darem mais valor ao externo do que ao interno.

    ResponderExcluir
  7. Não tenho filhos mas tenho um afilhado e sei o que ser protectora para com as crianças. No entanto, há que deixá-los experimentar para aprenderem com os erros. Porém não concordo no uso de maquilhagem pelas mais novas. Há idades para tudo e para isso também há. Elas têm que gozar enquanto são crianças, quando serão adultas aí irão se comportar como tal, mas não agora.

    PS: Faço convites e outros serviços de design. Visita o meu blog http://www.convidaki.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Lis querida eu nao gostei desse post. EU AMEI!!!!!!
    Assunto muito atual e pertinente para refletirmos com olhar critico e ate radical se for o caso.
    Vejo essa polemica com varios olhares e o pedagogico nao poderia faltar, no que se trata da parte "ludica", do jogo simbolico do contexto. Neste e exclusivamente caso acredito nao ter problemas desde que a brincadeira nao passe de um gloss levinho e pinceis sem pigmentacao alguma. Minhas aluninhas brincam de faz de conta, de salao de beleza, mas tudo com "cara de crianca", nada de produtos profissionais como estamos assistindo por ai. Apenas sucatas vazias.
    Fiquei preocupada quando assisti na TV, uma mae blogueira incentivando a filha (antipatica) a usar Duda Molinos, delineador, rimel... Um perigo, omg! Nem precisa ser alergica, o simples fato do produto entrar nos olhos ja e alerta de perigo!
    Eu brincava desde pequena com maquiagem, mas com limites. Mamae sempre me ensinou que a beleza natural e a que reina, artificios nao devem ser "regra" de beleza.
    Desapegos. Gostei dessa parte que voce tocou no texto. Estamos assistindo criancas imitando "adultos infantilizados". A imaturidade esta fluindo de cima para baixo.
    bjs
    Suzue

    ResponderExcluir
  9. Sou da casa dos 30, de uma geração totalmente diferente em termos de educação, cultura,relacionamento social e profissional.
    Falar se é certo ou errado uma menina maquiar-se precocemente é o equivalente de julgar sobre o uso do adolescente de 8,9 anos passando tardes, noites na internet e aprendendo a ser hacker ou jogando online.
    Seria errado?Os primeiros desses hoje trabalham em empresas se segurança ou em desenvolvimento de games e consoles.
    Casos de filhos de dekasseguis afixionados em game online japonês que aprenderam o idioma japonês(adquiram fluência) para melhor desenvolvimento do jogo não é raro.

    Uma menina de 8, 9 anos com interesse em maquiagem e possui blog a respeito, da mesma forma possui recursos para adquirir produtos importados que seres de classe social mediana, como nós, não temos acesso não será uma adolescente submissa e passiva.
    Não será uma mera feminista buscando o seu espaço no terra.
    Ela já sabe que tem o seu espaço e tem o seu lugar
    E simplismente vai manter isso durante a sua vida.

    ResponderExcluir
  10. Estava vasculhando na net sobre esse assunto e nossa, caiu como uma luva. Adorei e vejo que, assim como eu,existem outras pessoas, principalmente, mulheres e mães, preocupadas com a precocidade das crianças hoje em dia, na sua maioria estimuladas por mães que, na minha opinião, não estão preparadas para a maternidade.
    Acho que certas mulheres que quiseram ter filhos, esqueceram que os filhos nascem pequenos e que vão crescendo até chegarem a fase adulta. Já querem eles prontos, para não terem o trabalho de ter que EDUCÁ-LOS e que acabam permitindo tudo só para não se incomodarem com SEUS próprios filhos.
    Tenho 2 meninas, uma com 24 e outra com 22. Quando elas eram crianças, elas eram crianças e brincavam como crianças e eu sempre estimulei isso. Maquiagem é coisa de gente grande, apenas usavam para brincar e mesmo assim, muito de vez em quando. Foram usar o primeiro lápis de olho e rímel, depois dos 15 anos para irem a festas e nunca para a escola.
    Hoje tenho 3 enteadas: 2 gêmeas de 11 anos e 1 de 10 anos. Dai começou o meu problema. Elas moram com a mãe que, no meu modo de ver de mãe, permite muita coisa que eu não permitia e não permito até hoje. Uma delas é o uso de maquiagem em peles tão jovens e bonitas. São crianças naturalmente lindas, e que quando passam lápis ficam com olheiras e já não ficam tão bonitas. Procuro falar com elas mostrando os malefícios da maquiagem na pele de crianças, falando que tudo na vida tem sua etapa e que elas são crianças, etc,etc. Mas como a mãe e a avó permitem e até estimulam (ouvi uma delas dizendo pra outra que a avó tinha comprado para elas a maquiagem 3D), não sei como agir. Vejo 3 meninas lindas queimando etapas da vida delas. A infância é a mais curta e a melhor fase de um ser humano e que não volta nunca mais. Depois que entramos na fase adulta, não saímos mais, e é OBRIGAÇÃO de toda mulher que resolveu ter filhos, respeitar cada etapa do desenvolvimento do ser humano: Infância - Adolescência - Adulta.
    Será que estou tão errada em pensar assim?
    Ainda arrisco em dizer que estamos assistindo "adultos infantilizados e despreparados" estimulando crianças a agirem como mini-adultos.
    bjx

    ResponderExcluir
  11. Eu tenho 12 anos, uso maquiagem e não vejo problema algum nisso, nunca tive nenhuma alergia nem nada e na minha opnião já tenho idade para usar maquiagem.
    Mas acho um absurdo crianças com menos de 12anos se maquiando, com essa idade só tinha sombra e batom de boneca.

    ResponderExcluir

Olá! Deixe seu comentário, críticas ou sugestões para nós! É muito importante saber sua opinião!!
Muito obrigada por sua visita!