domingo, 19 de fevereiro de 2012

Experiência de Compra - balcão da Kao Cosméticos!

Como é comprar cosméticos no Japão

Lembro-me bem da sensação ao entrar nas lojas do O Boticário. Tudo muito perfumado, ar condicionado geladinho, ambiente agradável. Você começava a cheirar os perfumes e, de vez em quando, uma atendente se dirigia à você para auxiliar na compra. Usavam camisetas na época com o logo da empresa e calça jeans, as sacolinhas eram de papel se não me falha a memória. Comprei tanta Água Fresca nessa minha vida, dei tanto Lavanda Pop, rs. Não sei como está a situação hoje em dia (gostaria de saber por vocês que estão aí), mas garanto que a experiência de compra aqui no Japão difere muito do que vemos no nosso país. 
Primeiro é que as consultoras estão sempre uniformizadas de maneira elegante. Cabelo e pele impecável.
Afinal, primeira impressão é a que fica não é verdade?

Exemplo do uniforme de consultoras de beleza daqui do Japão
Todos os clientes passam por uma consulta. Mesmo que a pessoa vá comprar só um batom, a empresa geralmente treina suas funcionárias para que estas possam proporcionar um atendimento padronizado e personalizado, objetivando sempre a satisfação do cliente. Fora isso temos inúmeros pontos bacanas para debater também como por exemplo a questão das amostras grátis, da qualidade dos produtos, etc.
Por estas e outras que decidi iniciar esta série, "Experiência de Compra", na qual pretendo contar um pouquinho sobre como fui atendida em cada lugar, o que achei dos produtos, pontos positivos e negativos e muito mais.  

No balcão da Kao


Visão do balcão (eu estava sentada por isso a câmera não atingiu um olha "macro" do espaço, sorry)
Meu rosto está com umas manchinhas terríveis e pesquisando, descobri que a Sofina, linha da Kao Cosmetics, possui um bastão clareador de manchas que promete solucionar ou pelo menos melhorar este problema chato. 
No balcão da Kao você irá encontrar as seguintes marcas:
  • Sofina Jenne (linha jovem da marca)
  • Sofina Beauté (linha anti-idade)
  • Grace Sofina (linha voltada para pele madura)
  • Sofina Whitening (produtos para manchas e sardas)
  • Alblanc (linha voltada para clarear manchas e sardas)
  • Primavista (maquiagem)
  • Primavista Dea (maquiagem)
  • Fine - Fit (maquiagem)
  • AUBE couture (maquiagem


Decidi  dirigir-me  até o espaço da marca e eis a minha experiência do dia.

1- A conversa

Chegando no balcão a consultora inicia um bate papo bem descontraído e informativo ao mesmo tempo. Ela questionou qual era minha maior preocupação no momento, quais produtos estava usando, minha alimentação e tudo mais.
Basicamente no balcão você poderá:
  • Questionar sobre cuidados faciais: qual melhor linha para você
  • Maquiagem: pedir ajuda na escolha da base, dicas para aplicação
  • Testar sombras, batons, etc.
  • Experimentar os lançamentos da empresa

 Para quem é estrangeiro não precisa ter medo que não morde não meninas, rs! Elas são super gentis, falam devagar, pausadamente e dá para se comunicar bem até mesmo para quem não domina o idioma. 

2- Explicação sobre a pele e seu funcionamento


No meu caso que era cuidados faciais, a consultoria toda foi voltada para esta questão em especial. A atendente explicou-me sobre as causas das manchas, recomendou a mudança em alguns produtos e até mesmo, mudança na maneira de aplicar os mesmos.

3- Hora do teste


Elas pedem sua permissão para realizar um teste mais profundo. O aparelho varia muito de empresa para empresa, mas geralmente conta com um monitor como o da foto que tirei abaixo e um dispositivo que é encostado suavemente na sua pele.

O aparelho
 4- O resultado

O resultado do teste sai na hora e você ganha um exemplar para levar para casa (lembrando que estamos falando do balcão da Kao). A consultora explica o resultado e faz a recomendação dos produtos que ela acha ideal para o seu caso.

5- Testando os produtos

A linha recomendada pela consultora é aplicada no rosto e ao mesmo tempo ela dá dicas sobre como passar os produtos. 

6- Ganhando amostras

A linha que testei
Eu experimentei novamente a linha Alblanc, uma das melhores linhas para tratamento que já usei.


Ganhei amostras para dois dias de todos os produtos aplicados em mim.

E poderia acabar aqui, cerca de 30 a 45 minutos entre consulta e demonstração, tudo gratuito claro. Contudo, fui no meu objetivo e comprei o tal bastão clareador aproveitando uma bela promoção de 30% de desconto e de quebra, ganhei mais duas amostras, desta vez de produtos da Sofina!

Os produtos reunidos
O produto

Imagens: Arquivo Pessoal
Kao
Sofina
Google Japan

Considerações finais

Atendimento: nota 10! Este foi o quarto balcão da Kao que já visitei e posso afirmar que todas as consultoras foram muito bem treinadas pois me atenderam sempre de maneira educada e prestativa! Recomendo à todos!!
Comecei a testar meu bastão clareador e logo conto para vocês o que achei! (tirei foto das manchas também para fazer um "antes e depois" ˆ_ˆ )

(Bem, não vejo a hora de falar sobre a M.A.C na série "Experiência de Compra", rs, acho que vou até levar uma câmera e filmar escondido! (ô lugar para atender mal viu!!!))

Meninas do Japão, o que acham do atendimento daqui? Gostam?
Meninas do Brasil e outras localidades, como é o atendimento nas lojas de cosméticos da sua cidade?


27 comentários:

  1. Oi amiga!Nossa ,eu morria de vergonha dessas atendentes!Passava longe!kkkkkkkkk

    Se tivesse aí ainda,iria querer um atendimento mais personalizado como o que vc fez!Mas só por causa do seu post!rs..

    Bem,a Boticário continua a mesma!Continuam com a camisetinha,todas bem maquiadas(isso não quer dizer todas perfeitas,mas todas com muita maquiagem!rs).
    Normalmente querem que a gente leve sempre o mais caro,se vai atrás de um perfume querem logo que você leve o kit completo!rs..

    Adorei o post!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Dani!
      Rs, então pelo jeito não mudou muita coisa desde que sai do Brasil né?
      Beijosss

      Excluir
  2. Faz muito tempo que não entro em loja brasileira. Prefiro comprar tudo o que dá pela Internet ou em viagem. Mas por todas as reclamações que leio diariamente, costuma ser assim:

    1 - A atendente te olha. Se você tiver cara de rico e ela ter certeza de que você vai comprar, ela até te atende - meio de má vontade, mas atende. Caso contrário, ela finge que não te viu.

    2 - Amostras? Extremamente difícil. Só em caso de compra é que é capaz de você ganhar um ou dois sachets minúsculos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comentário riquíssimo Pedro, obrigada.
      Pelo jeito o atendimento brasileiro vai levar anos para aprender como tratar seu consumidor, da última vez que voltei ao Brasil, fomos à uma loja de roupa muito famosa por sinal, e nem sequer olharam na nossa cara. Foi falar que tínhamos voltado do Japão que chegou 4 pessoas para atender. Um absurdo total!
      E fora as embalagens péssimas do Brasil! Ainda quero falar disso!

      Abraços!!

      Excluir
  3. Este post ilustra bem o atendimento atual do Boticário:

    http://www.stash.com.br/2010/05/23/reclamacao-publica-contra-o-boticario/comment-page-1/#comment-21240

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, fiquei pasma com este texto, boa dica de leitura! Não dá para acreditar que no Brasil o cliente NUNCA tem a razão mesmo!!!

      Excluir
  4. nossa primeiro mundo é outra coisa! ( menos a mac neh como vc vai falar), aqui como vc mencionou o boticario, na minha cidade q é pequena elas são umas "portas", não tem nada p vender, não tem lançamento, quando tem não tem mostruario, não dão amostras de nada, os preços de importados, elas desconhecem produtos futuros, são terriveis!!!!A mac daqui já sabe neh dos pão-com-ovo, rsrssrsr tentam empurram tudo p vc, não mostram nada se vc tiver cara q só foi olhar, meu deusss só compro pela net hahahahah bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MAC no mundo todo pelo jeito é igual né Faby, aqui também não fica atrás, só decepção mesmo,raramente sou bem atendida sabe...

      Excluir
  5. Como você comentou da Boticário, falarei dela por experiência própria, mudaram sim o visual, estão com uniformes, pele maquiada, agora no quesito atendimento depende muito do local e da loja que vá, já fui muito bem atendida, e em outras lojas era um frenesi para atender tanta gente. O problema que se ganha por comissão, então, quanto mais atendimento a funcionária fizer melhor para o bolso dela. Infelizmente aqui não ganhamos amostras nenhuma, você precisa comprar o "potão" para poder saber se serve ou não para você, haja grana. E há "seculos" não vejo mais as empresas se interessando em ter um maquina dessas para ver o tipo de pele da pessoa e vender os produtos adequadamente para o consumidor, antes tinha, tanto que descobri que minha pele era oleosa e não mista como pensava. É uma pena que as coisas aqui mudem tanto, nem sempre para melhor.Bjs meninas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu creio que o Brasil caminha lentamente para a melhora Fabi, infelizmente o pensamento é outro, totalmente diferente do oriental. Quem sabe com o passar dos anos não contamos com melhoras realmente significativas não?

      Excluir
  6. Nossa como é diferente p tratamento aqui no Brasil, sinto falta da cordialidade japonesa e o respeito até na hora de abordar o cliente. É impossível não comparar, apesar de saber que são duas realidades opostas.
    http://pitadabeauty.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Olá. Quando se fala em atendimento aqui no Japão sou suspeita para falar, nunca me decepcionei em nenhum lugar, ainda mais sem falar a língua, até desenharam pra mim para poder explicar melhor, acredita? Sem contar que temos total liberdade dentro das lojas, sem atendentes atrás da gente o tempo todo perguntando se precisa de ajuda, querendo te vender a qualquer custo, que é o que acontece no Brasil. Vou amar esses posts sobre as experiências dos atendimentos. Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo Ju, para mim também são super boazinhas, mesmo vendo que é estrangeiro, elas se esforçam o máximo possível para suprir nossas necessidades!

      Excluir
  8. Supeeer legal essa série Amandinhaa!!

    Nunca fui em balcão dessa marca... já fui no da AVENE, Shiseido, q ficam em farmácias mesmo, e outras marcas importadas, e sempre fui bem atendida ;)

    Qto a MAC, bom, eu nunca tive problemas não... sempre q vou lá, sou super bem atendida, elas tentam até um inglês comigo kkkkk

    Mas depende de vendedoras tmbm, uma vez fui no da Shiseido e tinha duas, uma me atendeu super seca, aí veio a outra q tava do lado dela, me atendeu como se eu fosse madame kkkk, acho q vai de vendedora viu...

    Bju no core, sucesso!!

    Dani do EB4Y

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo Dani, depende muito de vendedora mesmo, do humor do dia, rs, pelo menos na MAC, 90% das vezes que fui , fui tratada mal. Os 10% pelo menos salvaram ou 90% que me decepcionaram pois a atendente foi tão, mas tãoo legal que comprei até mais do que imaginei que compraria!!

      Excluir
  9. Adorei este post! Eh legal saber como as marcas estao atendendo! Eu amo ir na Dior, YSL, Shiseido, pq mesmo q vc nao leve nada, sempre ganha amostras, eu acabo sempre comprando algo, mas vale a pena!
    vc sai de la bonita, e isso eh muito legal! Eu vou raramente a MAc, simplesmente porque eu nao sou assim taaaao fa da marca, tenho pouca coisa deles mesmo.
    Enfim, amei o post!
    bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha! Eu também adoro ir para ganhar amostrinhas Satie! Sempre tô pedindo hahaha!! Uma maravilha não?!

      Beijos

      Excluir
  10. Atendimento da MAC Shibuyia nota 0 e ganhei amostrinha...
    Atendimento da MAC Shizuoka nota 1000 e não ganhei amostrinha. (Em ambos comprei produtos)

    ResponderExcluir
  11. Oi Amanda, tenho tantas experiencias com atendimento.Bons e ruins.
    Aqui no Japão a maioria dos lugares que fui, incluindo outro tipo de produtos ,tipo roupas, sapatos, etc, fui muito bem tratada mas há excessoes sempre ne...
    Geralmente em stands de marca japonesa o atendimento é melhor, pelo menos eu senti assim.
    Fui bem atendida na Shiseido, Est, Kanebo, Shu Uemura, mas na Clinique já fizeram descaso uma vez.Demorei muito a voltar la e guardei a cara da vendedora pra nunca mais falar com ela.Na Chanel tb,fui com o nome do produto que procurava ,ela só deu esse e pronto, não deu muita atenção tambem nao.Sinto uma falsidade no ar...Eu detesto isso por isso compro muito pela net tb.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossssssa CHANEL nos tratou que nem cachorro menina! Silvia foi para comprar um batom e saímos de lá correndo! Nossa, só de lembrar dá raiva!! :(

      Excluir
  12. No Brasil eu comprei no Boticário uma vez que eu me lembre, um corretivo.Ela me sentou na cadeira e quis me maquiar.Mas não deixei pq ia ficar muito ruim, visto q a make dela era feia, rsss.Mas ela me atendeu bem , foi simpatica e nao me empurrou nenhum outro produto.Mas sei que são raras essas vendedoras,infelizmente ne.
    loja de roupa nem tenho oque falar.É horrivel quase sempre.Pq no Brasil as vendedoras acham que estão fazendo favor para nós?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, loja de roupa é um caos! Eu só tenho experiência ruim também menina, sempre olham pra gente para ver se a gente tem cara de rica, que vai gastar... Se não tiver, nem chegam perto! Um descaso total!

      Excluir
  13. OLA, GOSTARIA DE SABER SE TEM ALGUMA LOJA AI NO JAPAO QUE EXPORTA PRODUTOS PARA O BRASIL?
    LU

    www.lupapodemulher.blogspot.com

    email:lbva2@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Ótimo esse bastão da sofina pra tirar manchas.
    Ele já me salvou uma vez qdo fritei umas coxinhas voadoras... rs
    Esse bastão milagroso tirou tudinho.
    Fiquei tão traumatizada que nunca mais fritei cozinha na minha vida!!
    Tô pensando numa aquisição novamente pra tirar uma mancha pequena de espinha.

    ResponderExcluir
  15. Oi, meninas,
    Vocês teriam o endereço da loja da Kao?
    Tenho um primo que mora lá e queria ver se ele me mandava umas coisinhas de lá.
    Obrigada
    Ana

    ResponderExcluir

Olá! Deixe seu comentário, críticas ou sugestões para nós! É muito importante saber sua opinião!!
Muito obrigada por sua visita!