quarta-feira, 8 de junho de 2011

Alisamento japonês: vale a pena?

Problemas com cabelos rebeldes? Conheça a linha Straight Hair  da mod's hair!

Creio que um dos tratamentos de beleza mais requisitados pelas brasileiras que vivem no Japão é o famoso "Alisamento Japonês" (em japonês: Shukumoukyousei(縮毛矯正(しゅくもうきょうせい)). 
Para quem sempre sofreu com madeixas rebeldes, cabelo volumoso, sem formato nem movimento, o "Alisamento Japonês" tem sido uma opção viável.
Contudo, torna-se importante ressaltar que o "Shukumoukyousei" não é a mesma coisa do que um alisamento simples, como o "Storeto Pa-ma (ストレートパーマ)". Tanto os produtos utilizados como o procedimento em si é totalmente diferente, assim como o resultado. O alisamento normal (Storeto) é feito com produtos que reduzem consideravelmente o volume e frizz do cabelo, todavia, com o tempo a química vai "saindo" dos fios e o cabelo volta ao normal. Já o "Shukumoukyousei" possui propriedades muito distintas do procedimento mencionado anteriormente. Além da química ser outra, ela é ativada pelo calor da chapinha (na maioria dos casos, porém existe salão que usa o secador mesmo) e o fio tratado não volta mais ao que era antes já que sua estrutura é modificada.

Vantagens do "Alisamento Japonês" (Shukumoukyousei)
  • O fio torna-se liso e com aspecto natural. Se bem tratado e feito com um profissional, muitas vezes nem parece que o cabelo passou por um processo químico de tão bonito que fica!
  • Para quem sofre com volume, os cabelos lisos tomam menos tempo na hora de dar aquela "ajeitada"
  • Os fios ficam soltinhos e super maleáveis
  • É possível alisar somente uma parte do cabelo (tem gente que gosta de alisar só a franja por exemplo)
Desvantagens do "Alisamento Japonês" (Shukumoukyousei)
  • É um processo químico, então não tem jeito, o cabelo sofre e requer muito cuidado pós-alisamento
  • Os fios podem ficar mais quebradiços e frágeis
  • O preço: geralmente os salões não cobram menos de 10 mil ienes. (cerca de R$200,00)
  • O cabelo perde totalmente o volume
  • Geralmente, se a pessoa não tiver cuidado e colocar outra química por cima, o cabelo poderá virar uma verdadeira "palha". (muita gente alisa e tinge no mesmo mês por exemplo!)
  • O tempo: no mínimo 3 horas no salão! A primeira vez que fiz entrei as 11 da manhã e fui sair só as 19:00!!
  • Poderá ocorrer queda de cabelo
  • Quando o cabelo começa a crescer é um drama!!!! A raiz fica terrível!!! rs
Eu poderia ficar horas falando dos componentes químicos e tudo mais, mas cada salão usa um produto diferente, então fica difícil conseguir mencionar todos os detalhes sem esquecer de algum item. Aqui no Japão por exemplo, existem mais de 100 tipos de produtos diferentes segundo o gerente do salão que frequento. Outra questão que não podemos esquecer é que este procedimento deve ser feito por um profissional meninas, o barato pode sair caro!

E hoje o assunto é destinado para três tipos de pessoas:
  • Quem alisou e está com a raiz gritando por socorro já
  • Quem possui cabelo enrolado/ondulado mas de vez em quando adora fazer uma escova para mudar o visual
  • Quem tem cabelo liso mas com muito frizz 

Straight hair MIST



    Fiz meu primeiro alisamento há quase 8 anos. Meu cabelo sempre foi muito rebelde e sem formato. Não era nem enrolado, nem liso sabe? É aquela típica "juba de leão" que nem com muita reza brava melhorava. Por isso, não pensei duas vezes quando tive a oportunidade de transformar meus fios. E posso dizer: não me arrependo. 
    O que é mais chato com certeza é a questão da raiz. Quando o cabelo começa a crescer, fica terrível (quem alisa sabe, rs). Muita gente usa boné, outras lenços. Já vi até gente que passava gel e puxava com um pente para não ficar tão visível. Mas com tantos produtos legais aqui no Japão, estas estratégias tornam-se dispensáveis. 
    Uso o Straight hair mist da mod's hair desde que comecei a alisar o cabelo. Não fico sem nem quando vou para o Brasil (da última vez levei uns 5 frascos!). Ele é uma espécie de leave in em spray termo-ativado que auxilia na hora de fazer a escova protegendo o cabelo do calor do secador e melhorando a textura do fio.

    O produto
    Modo de usar
    1. Após lavar os cabelos, seque com uma tolha para retirar o excesso de água
    2. Aplique o spray levemente em todo o comprimento (pode caprichar na parte mais "rebelde)) e penteie o cabelo para distribuir melhor o produto (ele deixa o cabelo branco no começo, mas é só distribuir melhor que fica normal ok?)
    3. Seque o cabelo com o secador
    4. Finalize com a chapinha (opcional)

    Straight hair MIST

    Outro leave in que possui as mesmas funções do MIST, mas este eu prefiro usar mais nas pontas para protege-las do calor do secador e chapinha.

    O produto
    O modo de usar é o mesmo do MIST, mas aconselho a quem tem raiz muito oleosa a deixar uma distância de 5 cm para iniciar a aplicação.

    Estes dois produtos são meus amores há tantos anos que já não me vejo mais sem eles!! Para quem quer fios lisinhos e bonitos, super recomendo!

    E vocês meninas?  Gostam do seu cabelo liso ou enrolado? Já alisaram ou fizeram permanente alguma vez? O que acharam?


    Nossos agradecimentos aos comentários do último post:
    • Van 
    • Lidia
    • Juh
    • Michelle (adorei as dicas Michelle!!! Conheço muita gente que usa o azeite de oliva e adora!)
    • Tamiris
    • Kiyomi (Bioré é também minha salvação!!)
    • Denise
    • Monika (eu também pequei esta promoção menina! Show né?)
    • Pri (Tá gostando dos 3 Steps Pri?)
    • Suzue
    • Lis (aqui a Nivea não tem esta linha para o rosto Lis acredita?!)
    • Kah
    • Camila
    • Michele
    • Harumi
    • Antonia
    • Carlabelleaju
    Um beijo,


    22 comentários:

    1. Que bacana, como todo tratamento tem o lado bom e o lado ruim.
      Esse alisamento tem no Brasil?

      Eu fiz recentemente uma escova progressiva, só não sei o que foi usado..rsrsrs..nem perguntei pra cabelereira, pois eu queria mesmo é sair com o cabelo liso e não me arrependi.
      Beijinhos

      ResponderExcluir
    2. Amanda falou em alisamento, falou comigo.
      Eu sou a negra mais sem noção que eu conheço! Luto de todas as formas para deixar minha raiz lisa e acho que tenho todo o direito. Mue cabelo é crespo na raiz e liso nas pontas (por causa da química), já tentei deixar natural, mas ele simplesmente não se define, não consegue ficar de um único jeito entende? Por isso fiquei morrendo de inveja dos seus produtos, principalmente dos leave in que deixa a raiz mais domável. Eu queroooo
      Beijo

      ResponderExcluir
    3. Oi Amanda, tudo bem?
      Meu cabelo é rebelde, além de volumoso. Quando vou cortar, eu tenho que pedir pra diminuir o volume e mesmo assim, quando cresce... Fiz uma vez o straight perm, mas nao tive paciência para fazer novamente. Na verdade, eu teria que fazer algumas vezes.
      Não tinha visto esta linha da Mod's Hair. Tenho mais problema de cabelo rebelde nas pontas (sabe quando o tempo fica umido e seu cabelo parece uma vassoura?). Uso a linha da pantene, a clinicare. Pelo menos ameniza, mas quase sempre tenho que prender o cabelo.
      O produto da Elseve, um oleo para pontas, tambem ajuda.
      Vou experimentar essa linha da mod's hair. Marido usa a linha para dar volume (o cabelo dele é fino, liso e escorrido) e da certo...
      Beijao!

      ResponderExcluir
    4. Amanda eu adoraria saber a base quimica desse alisamento que não conheço, só tem por ai? A marca não conheço, você faz sozinha em casa, ou o que usa é para tratamento?

      Bjs
      Lu

      ResponderExcluir
    5. "Para quem sempre sofreu com madeixas rebeldes, cabelo volumoso, sem formato nem movimento, o "Alisamento Japonês" tem sido uma opção viável."

      descreveu meu cabelo!!acho que vou fazer alisamento japones...nao sabia que era diferente do sutoreeto...oootimo post!! sempre detalhadinho!! amoo o blog!! parabens meninas!! beijoooos

      ResponderExcluir
    6. Oieoieoie!
      Adorei as dicas!
      Eu tenho o cabelo liso, daqueles que dá raiva sabe...preciso de muito laquê pra deixar o cabelo enrolado depois do baby liss...mas minhas filhas também fazem 縮毛矯正, por que tem cabelo liso, porém armado...elas adoraram a dica, e já vão comprar os produtos na volta da escola...
      Você usa algum shampoo próprio para cabelos alisados?
      Beijocas e pipocas!
      KarinaY

      ResponderExcluir
    7. Oi amore

      Tudo bem?

      Queria te pedir um favorzinho...

      Estou participando de um concurso da Trifil e concorro a uma vaga de consultora de moda mais vinte peças da nova coleção, desejo muito ganhar esse prêmio e pra isso preciso de sua ajuda!!!

      Clique no link: http://www.trifil.com.br/voce-faz-a-moda/perfil/carlafor , depois em "VOTAR", fazendo isso você receberá um email de confirmação de voto e tudo que vc tem que fazer é confirmar.

      Sei que dá um trabalhinho, mas não custa nada pedir né?

      Conto com vc viu?

      Desde já, super obrigada!!!


      Carlinha
      http://equilbriosempre.blogspot.com

      ResponderExcluir
    8. Oi Amanda!
      Nossa tambem sofro com o cabelo quando vai crescendo a raiz hahaha mas o alisamento ajuda tanto q vale a pena arriscar ne?
      Uso outros tipos de leave in mas vou testar esses quando os meus acabar
      Compro na farmacia mesmo??
      Bjoss

      ResponderExcluir
    9. Investiria no segundo Amanda pra proteger e alisar as pontas que no meu caso costumam ser mais rebeldes mas pedem por uma tesoura! rs

      Eu to dando um tempo de qq quimica mas pra quem sofre com as cebolinhas na raiz...hahaha....estes produtos devem ser uma mao na roda e uma otima opcao pra quem reside no Japao, ja que em toda farmacia tem!

      Bjs

      ResponderExcluir
    10. Eu faço escova progressiva há algum tempo e gosto do resultado. Mas acho que o lisão não combina muito comigo. Além do mais minha raiz é super ondulada, já pensou quando o cabelo começar a crescer?!?! Risos.

      ResponderExcluir
    11. Oie...ai adorei o blog ...tudo bem explicadinho ....muito legal

      ResponderExcluir
    12. Para quem precisa do produtinho isso é importante.Bjos Ceelinha

      ResponderExcluir
    13. Amandaaaaaaaaa!
      Gostaria de fazer Storeto, mas tenho um medo...
      Bem, é uma dificuldade em achar leave in bacana por aqui, acho bem fraquinho! No Brasil eles são tão concentrados...
      Então, o 3 steps não comprei ainda. Mas é minha escolha desse mês, só que o pagode só sai na segunda quinzena!
      Pensei em comprar o da Orbis que está em promoção este mês, mas preferi aguardar e fazer a contabilidade de um jeito que prevaleça a idéia inicial!
      Eu deveria ensinar Economia Doméstica em alguma universidade, estou ficando boa nisso! Rs...
      Beijão!
      ^^

      ResponderExcluir
    14. Olaa eu tenho uma duvida.. ja faz mais de 1 ano q nw faço estoreto.. fazia em salao brasileiro.. eles usavam o CPU da shiseido.. dai parei e comecei a fazer a escova inteligente.. agr eu qria ir em salao japa.. pelo q deu pra entender o storeto seria como a escova progressiva ou inteligente??ahh sei q o post é antigo mais sempre q tenho alguma duvida sempre corro aki e sei q acho oq estou qrendo!!as vezes no dia q vcs postam eu nw estou com duvida...rs bom sou a @aris2will q esta sempre por la no twitter.. se puder me ajudar.. onegaii!!bjoo

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi Ariane,

        Nos salões que conheço creio que ainda não exista a distinção de um método ou outro, talvez varie a formulação dos produtos e isso é perceptível de salão para salão após fazer o procedimento. O que eu conheço é o alisamento japonês mesmo, então vou ficar te devendo a informação quanto à existência da escova inteligente nos salões nipônicos.

        Abraços!!

        Excluir
    15. ola! me apaixonei.... meu cabelo vamos dizer que e igual ao seu . nao se decide em nada nem cacheado nem loso... entao fica aquele frizzz terrivel! na raiz ele e liso mas conforme cresce ele se rebela... nao tenho cara de andarr porai com as madeixas soltaa ao natural, sabe me dizer se tem esse produto aqui no brasil? ou se nao se consigo encomendar???? simplesmente amei a materia e mais uma opcao para quem nao sabe o que fazer com o cabelo. :) obrigada

      ResponderExcluir
    16. ola! me apaixonei.... meu cabelo vamos dizer que e igual ao seu . nao se decide em nada nem cacheado nem loso... entao fica aquele frizzz terrivel! na raiz ele e liso mas conforme cresce ele se rebela... nao tenho cara de andarr porai com as madeixas soltaa ao natural, sabe me dizer se tem esse produto aqui no brasil? ou se nao se consigo encomendar???? simplesmente amei a materia e mais uma opcao para quem nao sabe o que fazer com o cabelo. :) obrigada

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Marcia, vc pode tentar ver pelo Shopping Nippon que eles enviam para o Brasil!!!

        http://portalnippon.com/shoppingnippon/

        Beijos!!

        Excluir
    17. Ola pessoal, onde eu encontro esses dois produtos da mod's hair??????eu procurei no welcia e matsumoto kiyoshi e nada...rs.....desde ja muito obrigada pela dica^^

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Cintia,

        Eu compro sempre em farmácia mesmo como a rede Yutaka, Sugi ou Kirindo!! Vc acha também no JUSCO!!

        Beijos!

        Excluir
    18. Ola Amanda tdo joinha c vc?????sera q vc podia me informar onde encontro esses dois produtos da mod's hair?????eu procurei no welcia e matsumoto kiyoshi e nada...rs.....desde ja agradeco sua atencao .....beijaoooo^^

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Cintia,

        Eu compro sempre em farmácia mesmo como a rede Yutaka, Sugi ou Kirindo!! Vc acha também no JUSCO!!

        Beijos!

        Excluir

    Olá! Deixe seu comentário, críticas ou sugestões para nós! É muito importante saber sua opinião!!
    Muito obrigada por sua visita!