terça-feira, 15 de março de 2011

Atenção total: cuidado com o golpe do telefone!

Até no momento da dor a lei de "Gérson" prevalece?

Sinceramente eu não sei o que se passa na cabeça de certos indivíduos da nossa sociedade! Tirar proveito de uma tragédia é algo que faz a gente refletir  até que ponto o ser humano pode  chegar por dinheiro.
Abaixo um trecho do excelente texto da Nilza Yoshida publicado hoje, 15 de março, no Portal Nippon:
"O golpe funciona da seguinte maneira: Alguém telefona dizendo que a pessoa foi vítima de acidente decorrente do terremoto,tsunami ou radiação no Japão e precisa urgente ser internado ou operação, e fazendo-se passar por conhecido da pessoa, despachante, ou mesmo citando nome de instituições, empresas, consulado ou imigração, pedem para que depositem o dinheiro em uma determinada conta, ou até mesmo que enviem dinheiro em espécie o mais rápido possível.
Muitas vezes, já aconteceu do familiar querer falar com a pessoa aqui do Japão, os estelionatários, fazem a ligação e uma voz meio rouca, dizendo que não está em boas condições, confirma a “estória” ou então, a ligação é atendida por um “falso funcionário da empresa ou Consulado, com leve sotaque japonês”.
Há 6 anos, quando muitos destes golpes foram aplicados no Brasil, os familiares até tentaram ligar para o Japão, para confirmar a veracidade dos fatos, mas como não conseguiam completar as ligações (deveriam estar trabalhando ou dormindo), acabaram depositando o dinheiro indevidamente e depois registraram queixa na polícia.
Em alguns casos, os criminosos utilizam informações íntimas da vítima e dos familiares, como nome da cidade, nome da fábrica, etc. Conhecem o ambiente em que vivem e fazem uso de amizades ou de correspondências extraviadas para conseguir os dados necessários. Outra fonte de dados são os blogs e redes sociais (twitter, orkut, facebook,etc) e as salas de bate-papo, onde muitos utilizam o seu nome verdadeiro.
Solicitamos a todos que orientem e alertem seus familiares no Brasil para não confiarem em pessoas que se dizem ser amigos ou funcionários da empresa. Desconfie principalmente quando se tratar de dinheiro, documento, acidentes e doenças."

Fonte: Portal Nippon
Imagem: Portal Nippon
Autora: Nilza Yoshida

Gente, dá para acreditar numa coisa dessas? É revoltante!

E a Nilza ainda alerta:

"Proteja-se contra os golpes. O que você deve fazer aqui no Japão 
1.Comente sobre seus dados particulares e de seus familiares somente em quem confia. 
2.Pique toda correspondência recebida, principalmente do Brasil, antes de jogar. 
3.Fique desconfiado e alerta se houver correspondências extraviadas no Japão e no Brasil. 
4.Peça para seus familiares adotarem também os procedimentos acima. 
5.No Brasil, deixe por escrito em frente ao aparelho de telefone, os telefones de contato em caso de emergência, além do seu celular e residência (tel da empresa, da fábrica, do parente, do amigo) 
6.Se mudar de endereço, preencha o hagaki do correio e realize a alteração do endereço sem falta. 
7.Avise seus familiares no Brasil, se mudar o endereço, o telefone, o emprego. Mantenha todos os seus dados sempre atualizados. "

Meninas do Japão que acompanham o blog peço que se possível entrem em contato com seus familiares e amigos no Brasil avisando sobre o golpe pois todo cuidado é pouco agora neste momento de tanta dor!

Mais de 2000 vidas perdidas. Milhares de pessoas estão sem energia elétrica e água potável. Os alimentos estão escassos, bem como os cobertores! Tenho minhas dúvidas se devo me dirigir à estes golpistas como "seres humanos" pois foge do meu conhecimento tamanha irracionalidade. 

Mas vamos falar de coisas boas para ajudar quem está precisando certo?
O pessoal maravilhoso de Shizuoka está recebendo doações para as vítimas até as 20 horas da quinta-feira! 
Para maiores detalhes clique AQUI e confira!

O nosso querido Ale do blog Lost In Japan está atualizando a todo instante notícias sobre o desastre natural, suas  consequências e como podemos ajudar! Não deixem de conferir!

Força Japão! Estamos aqui para ajudar na reconstrução deste país que nos recebeu de braços abertos! Mãos a obra!



Amanda e Silvia


11 comentários:

  1. Meninas, por favor escrevam nos informando sobre o vazamento de radiação, pq estou em pânico com medo da contaminação . Eu que moro em Aichi-ken por exemplo corro risco com a radiação ? Alias todos nós que estamos abaixo de Tokio corremos risco? Meninas pelo amor de DEUS ME AJUDEM estou em pânico . Sei que a finalidade do blog não é essa, mas nesse momento implora a ajuda de vcs com suas informações . Meninas realmente estamos com grande risco como informa noticiarios do Brasil ? Pq noticiarios do Brasil me deixam ainda mais apavorada.

    ResponderExcluir
  2. Estou boquiaberta com o que li, e não consigo imaginar a palavra "ser humano" para tamanho mostro demonstrado como pessoa. Isso pra mim não é estelionato isso pra mim é crime hediondo de ordem publica, sem nenhum tipo de compaixão ou piedade, é como dilacerar um coração que esta sofrendo.
    Insanidade consciente que leva ao crime e deve ser punido!

    Todo meu apoio para a divulgação!, vou colocar no Blog!
    Bjs
    Lucy

    ResponderExcluir
  3. Oi Amanda querida!!Como tem passado vc e Silvia?
    A usina tem me deixado cada vez sem cabelos!!rs
    Sobre o maravilhoso post de hj.. vou te falar viu,tem RETARDADO para tudo nesse mundo.Pessoas sem alma,sem coração e amor ao próximo,que só pensam em enriquecer de forma fácil,... literalmente vagabundos!É uma vergonha!!
    Vamos nos cuidar pois eles conseguem informçÕes através dos blogs,sites de relacionamentos,etc,.. e avisar os familiares e amigos tbm!
    Se cuidem meninas!!
    Bêezuu grande!

    ResponderExcluir
  4. Que coisa mais ridícula, uma pessoa fazer isso.
    Meninas, como vcs estão? Espero que bem.
    Estou rezando por vcs todos os dias, e por todos que estão nessa situação.
    Força e fé que tudo vai ficar bem.

    Bjo

    ResponderExcluir
  5. Oi meninas!!! Como vocês estão? Estão seguras?
    Em que lugar do Japão vcs estão?
    Estou rezando por vocês e por toda a população do Japão. É muito triste uma tragédia dessas.

    Fico impressionada com a educação de todo, mesmo diante de tantas dificuldades, infelizmente aqui no Brasil não seria assim.

    Tem algo que a gente possa ajudar aqui do Brasil?

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Ai credo!
    Que horror!!
    Como pode existir gente assim!
    Tô boba aqui...
    Aff!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  7. gente que abusurdo , como uma pessoa se submete a fazer isso por dinheiro?. A cada dia me surpriendo mais com a falta de etica do ser humano.

    ResponderExcluir
  8. Não bastando a tragédia em si,tem ainda que quer se aproveitar dela ..é um absurdo!

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Demorei para voltar aqui, mas pensei em vc todos os dias! Fiquei muito feliz de saber que está tudo bem com vc!Força menina, existem muitas pessoas precisando de vc!
    Beijinhos, beijinhos!
    A Garota Veneno!

    ResponderExcluir
  10. É impressionante como tem gente que arruma um jeito de lucrar desonestamente com a miséria alheia! Aplicar golpes de estelionato em situações de tamanha tragédia humana... O que só faz aumentar o sentimento de impotência e tristeza.

    Força, meninas.

    beijos

    Renata

    ResponderExcluir
  11. Olá Amiga

    Vim agradecer sua visita e lhe desejar uma ótima noite!

    Amanhã é dia de ESPAÇO DAS ARTES, vc não pode perder...

    Bjoooooooooooo..............

    http://amigadamoda.blogspot.com

    ResponderExcluir

Olá! Deixe seu comentário, críticas ou sugestões para nós! É muito importante saber sua opinião!!
Muito obrigada por sua visita!