sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Pincel ou esponja? Como você aplica sua base?


Esponja, pincel ou os dedos: qual é o seu preferido na hora de aplicar a base?


Não sei como funciona hoje em dia no Brasil, mas ao fazer um retrospectiva de todas as vezes que fui maquiada aqui no Japão, posso afirmar com segurança que em cerca de 80% dos casos, as profissionais japonesas utilizaram-se de esponjas para aplicar a base em mim. Shiseido, Kosé, Kanebo, Paul & Joe, Lancôme, CLINIQUE, enfim, todos estes balcões pelos quais já passei possuem atendentes treinadas para usar as mãos ou esponjas na hora de passar a base nas clientes. Acho que os únicos casos que vi o uso do pincel foram na M・A・C e na NARS. Mas afinal, qual é a melhor opção? Esponja, pincel ou os próprios dedos?


Esponja


Por muito tempo utilizei somente os dedos e esponjas para aplicar a base. Era normal, já que estava acostumada com as técnicas utilizadas pelas japonesas. Mas ao passar do tempo, fuçando pela internet, lendo resenhas e frequentando outros stands de beleza, percebi que as vantagens da esponja acabam no momento que você experimenta um pincel, rs.


Pontos positivos: praticidade e rapidez. Esponja é ideal para aqueles dias que você está com muita pressa e precisa só dar um "tapa" no visual. Além de ser super compacta para carregar em qualquer nécessaire.

Pontos negativos: desperdício. Principalmente no caso das bases líquidas, as esponjas acabam sugando muito o produto, desperdiçando mais do que o normal.


Pincel 


Tornou-se minha opção favorita com certeza! O resultado fica bem mais uniforme se comparado à aplicação feita com esponja.

Pontos positivos: economia e uniformização da pele. O pincel é o favorito dos maquiadores sem sombra de dúvidas. Distribui bem a base, deixando o rosto uniforme, sem manchas. O acabamento fica mais fino e natural.

Pontos negativos:  tem algum? rs! Ainda não achei nenhuma desvantagem no pincel hein meninas! Se alguém tiver alguma opinião à respeito, deixe nos comentários por favor!


Os dedos




Ta aí uma coisa  que estranhei bastante quando fui no balcão da Paul & Joe. A atendente aplicou uma quantidade generosa de base na mão e espalhou pelo meu rosto como se fosse um hidratante qualquer.  O resultado foi um acabamento de reboque! Sabe quando parece que você colocou uma máscara e saiu na rua? Foi assim que me senti!
Mas não foi só com japonesas que tive este problema. Certa vez, Silvia e eu fomos à um evento de "beleza" aqui no Japão e acabei sendo "sorteada" para ganhar uma make "profissional" grátis. Tudo que sei é que no final, quem foi comigo no evento não conseguia olhar para mim sem dar risada! rs! Foi hilário! Me senti a própria Dercy Gonçalves de tanto pó na cara! Fora a make dos olhos, como a Silvia disse, "tava a Globeleza em pessoa" ! Lá vou eu ... lá vou eu... !!! rsrsrs!
Cada pessoa possui um conceito de beleza diferente, creio que existam pessoas que prezem por um acabamento mais forte, pesado, eu já não curto muito, gosto de natural, como se não tivesse passado nada no rosto. Mas gosto é gosto não é verdade?


Pontos positivos: ??? Oi?? Tem algum? rs! Eu gosto de aplicar com os dedos quando estou sem tempo. Utilizo em pontos que as esponjas não alcançam bem e funciona. Mas fora estas situações, não curto muito aplicação só com os dedos, a sujeira que fica é terrível! rs

Pontos negativos:  desperdício e manchas na pele. Para conseguir uniformizar o rosto todo requer paciência e cuidados extras. Além disso, você acaba usando mais produto do que o normal.

Meus favoritos


Estes 3 pincéis salvam qualquer pessoa! Mesmo quem não tem muita prática consegue trabalhar bem com estes itens.


Muitas meninas daqui do Japão ainda utilizam as esponjas de 100 yen (R$1,99) para aplicar base. Meninas, além de causar manchas na hora da aplicação devido ao material de fabricação, elas também causam desperdício. Muitas são descartáveis, você tenta lavar uma elas já ficam ruins, ásperas. Que tal investir mais um pouquinho e comprar uma esponja bem legal, que vai durar muuuuuuito? Com apenas 400, 500 ienes você adquiri um produto com qualidade superior e durabilidade maior do que as de 100 yen. 


E vocês meninas, o que preferem para aplicar a base? Pincel, esponja ou os dedos mesmo??




Muito obrigada à todas que comentaram nos posts anteriores:

- Sombra Clarins
  • Dea
  • Juliana Appel
  • Tamiris, a Garota Veneno
  • Patrícia Quel
  • Jana
  • Lu Galativicis
  • Robertha Medeiros
  • Lu Pourbaix
  • Luana
  • Va do Bonequinha de Luxo
  • Gláucia Macedo
  • Lis 

- Resenha de Breaking Bad no Portal Nippon

  • Tamiris, a Garota Veneno 
  • Lidia
  • Tatazinha
  • Patrícia Quel
Tenham um excelente fim de semana!!



35 comentários:

  1. Fala sério!! que evento maluco foi esse menina?? Olha eu as vezes dou WorkShop de maquiagem e sempre uso pinceis, nas minhas clientes então..Acho a esponja nojentinha sabe?....
    E dedos nem pensar amore!!
    Dedos nas clientes só se for mesmo preciso!! A gente tem muito material pra trabalhar que não precise de dedos ok?

    bjoss meninas!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Amanda! Olha eu particularmente gosto muito da esponja, eu acho que dá um efeito mais natural, e pra evitar esse desperdício que você citou, eu sempre umedeço as esponjas com água ou água termal. Fazendo isso a esponja suga menos o produto. O pincél eu uso quando quero uma cobertura maior, o ponto negativo que vejo no pincél são os riscos que ficam se você não souber passar direito. Os dedos eu ainda não usei, só uso pra passar corretivo porque fica mais natural, a temperatura dos dedos me ajudam a fazer o corretivo aderir melhor.

    ResponderExcluir
  3. Nossa que revoltante sua experiencia na Paul & joe! Ainda mais numa marca cara como essa vc espera que a vendedora saiba das coisas neh!
    eu aplico base com o f80 da Sigma ou o pincel de base da Revlon, amo!!
    Beijoss
    Antonia
    http://makesporciaobella.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Eu prefiro o pincel, dissem que com os dedos tb passa a oleosidade das mãos pra pele do rosto...
    No salão tem uma das maquiadoras que tem um pincel de base q é super 10, a marca dele é um "C", mas ainda não descobri o nome hehehe, mas é bem legal, e não é achatado como esses da Prada. Esse pincel da Sigma que parece/ou é o duo fiber dissemq ue é bom pra aplicar blush em creme, portanto quero-o muito.

    Bjux

    ResponderExcluir
  5. Ahh é bom saber disso!rsrs.
    Eu uso esponja e ás vezes pra alguma coisa rapidinha uso o dedo também. Mas eu já ouvi falar que ficar colocando dedo em maquiagem é ruim por causa das bactérias lá :P
    Eu vou procurar um desses pincéis sim, ainda mais economista do jeito que sou rs.

    Beeijos :*

    ResponderExcluir
  6. Adorei a dica!
    Beijinhos, beijinhos!
    A Garota Veneno!

    ResponderExcluir
  7. Oie!
    Aonde você comprou seus pincéis da Sigma? Direto do site deles??


    Primeira vez que comento aqui, mas desde que descobri o blog, sempre entro e vejo o que tem de novo ^^ Muito bom, parabéns!!!
    Muitas coisinhas eu comprei por seguir conselhos postados aqui, e não me arrependi!


    Beijos!



    Carolina

    ResponderExcluir
  8. Antes eu aplicava com os dedos, depois fui evoluindo, depois esponja e hj estou no pincel.So no dias de pressa como vc mesma disse ai volto na esponja...
    Bjs!!!

    ResponderExcluir
  9. Oii!
    Sem dúvidas Duo Fiber!!
    Depois vem o de base normal..Gosto do Duo Fiber pq ele permite aplicar uma camada fina por todo o rosto se pesa demais,nem parece que estou de base.
    Já o de base,tem horas que eu gosto,tem horas que não..me parece que eu tô pintando o rosto de verdade sabe..Não sinto como se estivesse passando base no rosto..rs..Qdo quero usar só um poquinho de base,mais no centro do rosto dái uso ele,caso contrário Duo Fiber mesmo!!
    E esse outro pincelsinho ai??É o Flap Top??O que vc acha dele ??É melhor que o Duo Fiber???
    Bjus!

    ResponderExcluir
  10. eu particularmente prefiro usar os dedos ou esponja, parece que assim espalha melhor, c/ o pincel me atrapalho toda, rsrs

    bjoss

    ResponderExcluir
  11. Uso bastante pincéis! Mas ultimamente meu preferido é o flat top!!

    Beijos
    Hellen

    http://bonitete.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Flor,eu vou de esponja,aquelas que parecem uma fatia de pizza,uso as do Marco Boni,adoro!tem idéia do que fazer de make pra hoje?Que tal um olho preto bem lindo?Tem tutorial no blog hoje...passa lá!
    Se gostar segue e dá uma força pra gente...
    Beijão, Tá e Mary!
    http://miltacylas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Amanda...

    Quase sempre opto pelo pincel....os dedos eu uso para corretivo!

    E uso bastante uma esponja que parece uma coxinha (rs!) para espalhar melhor em alguns pontos....o resultado fica otimo.

    Base com pincel e esponja so no acabamento mesmo pq ela absorve muito mais produto do que o necessario e da aquela cara de reboque mesmo!

    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Sempre usei esponja mas desperdiça muito mesmo, então as vezes passava com o dedo.
    Só sabe a diferença de um pincel quem usa!
    Eu comecei a acreditar nisso quando comprei meu primeiro pincel pra aplicar sombras: INFINITAMENTE MELHOR!
    Agora vou tomar vergonha na cara e comprar um pincel de base..

    Bjo!
    Adorei sue blog.. Nova seguidora! =)

    http://beautemoment.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Concordo com vc, eu só aplico com pincel, e digo mais: o da M.A.C é o melhor, a pele fica super preparada para receber o make.

    ResponderExcluir
  16. Eu passo com pincel!
    acho melhor!

    bjuss...
    espero vc la no meu blog!
    roberthamedeiros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. hum...eu aplico com esponja por nao ter pincel...estou pensando em comprar...mas as vezes os precos me desanimam um pouco(T_T)talvez agora eu consiga meus pinceis da sigma makeup*sonho*.
    eu uso esponjinhas do 100 yen,mas jogo as foras depois de usalas, como nao uso maquiagem diarimente nao vejo tanto problema em estar jogando as fora.

    hum...lembra quando perguntei se os produtos da loccitane eram indicados para mulheres gravidas, ainda nao fui ao medico dar uma perguntada, mas as vezes os medicos aqui do japao me dao nos nervos(>_<).acho que vou usar a linha da avene ^^.

    adoro tanto esse blog, gomen por nao comentar sempre m(_ _)m!

    ResponderExcluir
  18. Sempre passo com esponja ou os dedos mesmo, nunca testei com o pincel vou testar amos suas diquinhas.
    Bjokas

    http://bycristiannecortez.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. Eu sempre apliquei com esponja, mas depois de ouvir certas opiniões (como a sua) estou qerendo comprar um Kit de pincéis... Beijos!!

    ResponderExcluir
  20. Oi Amanda!!!
    Com pincel com certeza. Claro que só descobri essas preciosidades, depois da blogosfera. Não vivo mais sem eles. Amoooo muito o duo fiber 187 e o SS197, uso para pequenos espaços, que o duo fiber não alcança. Tudo hoje relacionado a make éc com pincel. Já viu o F80 SIGMA? Dizem que ele é perfeito para bases liquídas e minerais, é a encomenda mais aguardada do momento por minha caixa de correios rss. Um grande beijo!!!

    ResponderExcluir
  21. Eu uso o dedo!
    Hehehehehe
    Mas chegou ontem meu duo fiber,
    ainda não testei!
    Qnt a esponjinha tenho que usar no curso
    (lá não pode usar os dedos),
    e eu não curto, pq ele "chupa" a base de uma tal forma que me dá raiva, vai acabar com toda a minha base! =/

    Beijos e amei o post de hoje!!!

    =)

    ResponderExcluir
  22. Eu uso pincel, já usei esponja mas realmente não fica a mesma coisa!

    Hoje em dia uso a esponja, às vezes, só quando passo muita base para tirar um pouco do excesso.

    Os dedos? Nunca nem tinha pensado nisso! rsrs

    Bjos e bom fds
    http://cosmeticoslyra.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. ola meninas!!!
    oia eu aqui traveis rrrs.. brincadeirinha
    to com vcs base tem que ser aplicada mesmo com pincel, acabamento muito natural e economia de base. ah sim!! para dar um acabamento melhor eu uso a boa e velha esponja tambem, depois do pincel para dar um acabemento fino rsss.
    Bom, pedidos..... gostaria de saber qual lapis que vcs usam para sombrancelhas, eu ainda tenho um lapis da maybeline com um esfuminho na ponta que e tudo de bom, da um acabamento muito natural, mas infelizmente nw encontro mais, ja saiu de linha e to procurando um substituto... outra coisa ref. a base vcs ja viram aqui no japao a shiseido pureness, ja vi muitos blogs falando dele mas aqui eu ainda nw encontrei.
    parabens pelo blog e maravilhoso
    bjos

    ResponderExcluir
  24. Sem dúvida nenhuma eu prefiro pincél até mesmo porque as esponjinhas que vêm são horriveis, hehehehe :) Tb adorei seu blog amorinha,obrigado pela visitinha e pelo recadinho carinhoso lá no meu blog ^^ Já estou te seguindo procurei vc entre minhas seguidoras mas não achei, snif :( Tem sorteio rolando lá vc viu? Participa ;) E essa semana vai ter de produtos NYX e Paleta de Corretivos, Bjokas e ótimo fim de semana!!
    Mi (www.bymikitty.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  25. Adorei seu blog e estou te seguindo. Te convido para conhecer o meu se gostar me segui também.

    http://novamodaemdestaque.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  26. Eu sempre uso mais o pincel, mas gosto de depois passar aquela esponjinha triangular para deixar tudo mais lisinho, mais natural. Hoje em dia meu pincel preferido para isso é F80 da Sigma. Melhor até que o 187 da Mac. Lembra um pouco esse último da foto, reto em cima. É sensacional. Amooo de paixão. Não consigo mais aplicar com as mãos, simplesmente me dá agonia, rs. Bjos

    ResponderExcluir
  27. Oie!! Amandinha, eu a muito tempo atras quando eu não entendia nada de maquiagem, usava a esponjinha que vinha junto com as bases em cremes, mas depois que fui entendendo, vendo tutorias e fazendo cursos de maquiagens, vi que a utilização do pincel é a melhor opção!! ou seja, dura mais, tem uniformidade a pele, e fora que você não perde produto como na esponja.
    Eu uso o duo fiber e uns de base mesmo, da Sigma e da Mac pra mim são os melhores!!
    bjsssss

    ResponderExcluir
  28. Amandinha o ponto positivo dos dedos, é que vc está sempre com eles huahauahaua, menina ainda uso os dedos acredita?Tenho vários pincéis, mas não uso sempre rrsrsrsrsr, mas estou me acostumando, bjs, Va.

    ResponderExcluir
  29. A aplicação com o dedo pra quem quer fazer sozinha e não tem muita prática é bom e se consegue sim um cobertura legal uma vantagem que vejo é que vc consegue delinear as áreas das sobrancelhas e envolta dos cabelos sem manchar. A Esponja é o que vc falou o desperdício é grande,outra desvantagem é que uma esponja só não aí vira, se vc trabalha com dois tons ou mais tem que ser uma pra cada tom, senão as cores misturam, mas eu acho que a esponja deixa o acabamento mais fino, por isso aqui usa muito a esponja, além da praticidade e rapidez na aplicação, já que aqui manda a lei "time is money" . Mas o pincél permite controlar melhor a aplicação sabe, por exemplo, aplicar mais base onde necessite e outras partes menos, por isso ele é o preferido dos maquiadores, só que exige mais tempo na aplicação. Muitas meninas amam o duo fiber porque ele deixa o acabamento mais fino, na verdade é uma diferença quase imperceptível, só que tem olhos técnicos mesmo, eu acho que o duo se a pessoa não souber aplicar ele fica muito manchado, pelo fato das cerdas serem mais afastadas uma das outras.
    Mas na verdade mesmo, qualquer jeito está valendo e como eu disse só percebe a diferença quem tem olhos técnicos mesmo, porque a diferença é pouca.
    Mas eu gosto de aplicar com pincél....rs
    Vc comentando sobre o curso de maquiagem me fez lembrar uma vez que uma amiga me chamou pra ser modelo no curso de maquiagem....Menina, foi a experiência mais horrível da minha vida, o pior de tudo é que o curso é bem conhecido aqui entre as brazas, muitas pessoas que eu conheço pagam o olho da cara pra fazer, mas sinceramente....afff...melhor nem falar...rs


    bjokas

    ResponderExcluir
  30. Amanda-Oi,cheguei agora e estou amando seu Blog,lindo e ótimo.
    Eu uso de tudo um pouco,para cada base,gosto de um tipo de pincel,e sempre gosto de finalizar com o duo fiber.

    Venha conhecer meu Blog e participe do meu 1 Sorteio,kit de pincéis de cerdas naturais,para viagem.

    http://licoisasfemininas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  31. Amiga eu gosto muito da esponja, mas ultimamente estou ´preferindo o duo fiber, por deixar muito mais natural!!!
    bjos

    ResponderExcluir
  32. Oi Amanda! Estava procurando seu email aqui no blog e não achei! Mil desculpas por usar esse espaço para isso. Sei que tem meninas que odeiam. Portanto, nem precisa aceitar esse comentário, ok?

    Eu estou fazendo um sorteio lá no meu blog e se for possível, você poderia me ajudar a divulgar?
    Eu sei que às vezes estamos no maior corre-corre e que até para postar fica impossível... Por isso, se vc não puder não tem problema algum!
    Fique totalmente a vontade para ser o mais sincera possível.

    Se vc puder, depois da uma olhadinha la no blog.
    http://cosmeticoslyra.blogspot.com/2010/10/primeiro-sorteio-do-nosso-blog_03.html
    As regras são bem fáceis:
    1. Ser seguidora pública do Cosméticos etc.
    2. Deixar um comentário neste post manifestando sua intenção de participar.
    3. Preencher o formulário no blog.

    Beijinhos, Ly.

    ResponderExcluir
  33. Amanda, sem duvidas pincel =D
    gosto do flap top da sigma logo em seguida o duo fiber!! e quando quero carregar um pouco o lingua de gato!!
    a espojinha uso p dar batitinhas no corretivo mais tbm uso os dedos!!

    Serio qie vc tem uma irmã bem masi nova?
    Que legal, eu tbm tenho a minha é quase 9 anos de diferenca!
    bjão

    ResponderExcluir
  34. Eu gosto do 191 da MAC ou de um Stipling Brush que comprei na loja da MakeupGeek e é fabricado pela Crown Brushes.

    Acho a esponja molhada indispensável para dar um bom acabamento a pele e fazer a base se fundir melhor. Principalmente porque eu detesto base muito pesada - a esponja é essencial!

    beijos

    Renata

    ResponderExcluir
  35. Eu acho melhor o pincel, acho mais facil!
    Bjoksss

    ResponderExcluir

Olá! Deixe seu comentário, críticas ou sugestões para nós! É muito importante saber sua opinião!!
Muito obrigada por sua visita!