domingo, 11 de julho de 2010

Combata a queda de cabelo já!


Queda de cabelo: o problema de homens e mulheres


Se existe uma dor que pode ser compartilhada tanto por homens quanto por mulheres é a calvície. Por dia, nós perdemos em média 100 fios que serão substituídos no final do seu ciclo. Porém, quando este número parece ser maior do que aparenta, a preocupação começa a surgir. No caso das mulheres, quantas vezes vocês já não ouviram do marido, namorado ou de algum familiar uma frase do tipo: "Caramba! dá para fazer uma peruca com tanto cabelo seu que cai pela casa",  ou,  "Nossa, você vai ficar careca dessa jeito!". São coisas que querendo ou não muitas mulheres já escutaram pelo menos uma vez na vida de alguém próximo.


Mas por que que o cabelo cai?

Existem diversos fatores, dentre eles podemos listar 8 causas principais:

  1. Hereditariedade: disso os homens entendem bem. Quantas vezes você que é homem já não ouviu de algum parente  a famosa frase: "Ah! Você vai ficar careca porque seu pai é careca!". Isso tem seu fundo de verdade infelizmente. Porém, não quer dizer que por ser um problema genético não exista tratamento.
  2. Processos químicos: cabelos que passam por diversos tratamentos químicos como alisamento, tintura, permanente, etc, ficam mais fragilizados com certeza.
  3. Alimentação inadequada: sabe quando você começa a fazer aquelas dietas malucas e sente que seu cabelo está caindo mas não consegue ligar uma coisa à outra? Pois é, uma dieta desequilibrada é um dos grandes vilões para qualquer cabelo, portanto atenção!
  4. Uso de medicamentos: pessoas que necessitam tomar remédios para depressão, problemas cardíacos e pressão arterial também podem sofrer com problemas de calvície.
  5. Diabetes: algumas pessoas que possuem diabetes podem apresentar maior queda de cabelo.
  6. Hormônios alterados: gravidez, menopausa, interrupção de pílulas anticoncepcionais podem ser fortes agravantes para piorar a queda de cabelo.
  7. Stress: eu o considero vilão principal para quase todos os males. Dispensa apresentações né meninas?
  8. Problemas com o couro cabeludo: infecções no couro cabeludo, uso incorreto do secador são pontos que contribuem para o surgimento da calvície.


E o que eu faço para prevenir?

Prevenir é sempre o melhor remédio. Se você notou que a quantidade de perca de fios diária aumentou nos últimos tempos, reveja algumas de suas rotinas tais como:

  1. Será que seu cabelo não está precisando de uma folga das químicas? Que tal dar uma parada na tintura/alisamento/pemanente? Pelo menos, você deve abrir um espaço de 6 a 8 semanas entre uma coloração e outra para não prejudicar a saúde do seus fios. Pense bem sobre isso.
  2. Você não está usando excessivamente o secador?! 
  3. Como anda sua dieta? Existe um equilíbrio? O cabelo, assim como a pele, reflete tudo o que ingerimos.
  4. Suas horas de sono estão sendo suficientes? Seu stress anda em alta? É meninas, o nosso maior vilão está ai, quer a gente queria quer não, temos que tentar lidar da melhor maneira possível com as adversidades do dia a dia, seu corpo com certeza irá agradecer.

Outros cuidados que devemos ter é com relação à maneira que escovamos o cabelo. Procure desembaraçar utlilizando pentes de dentes largos. 
E caso o problema persista,  consulte um médico, afinal, não dá para empurrar com a barriga um assunto tão sério como este não é verdade?



Produtos para combater a queda



Já tive muitos problemas com queda de cabelo, principalmente depois que cheguei no Japão. Aqui nosso nível de stress vai a mil e isso reflete diretamente no nosso corpo. 
Usei diversos produtos ao longo dos anos, dentre eles este foi um dos que mais me agradou:


É um dos poucos produtos que resolveu meu problema. É uma loção em aerosol que auxilia na melhora da circulação de sangue do couro cabeludo. Aplique após os cabelos lavados e secos levemente com uma toalha. Massagear por alguns segundos e secar o cabelo como de costume. 
Possui em sua formulação extrato de Swertia Japonica, vitamina E e extrato de alcaçuz que além de prevenir e tratar a queda, auxilia na redução da caspa e coceira.
Você encontra em qualquer farmácia daqui do Japão.

Atualmente tenho estes em casa, caso surja algum  problema esporádico:


Gosto bastante desta loção da Molty, ele é suave, contém óleo de jojoba, vitaminas, melhora a circulação sanguínea do couro cabeludo, além de ajudar no combate à caspa. 
Esta loção da Avon também é excelente,mas serve mais como um produto preventivo.


E vocês meninas, já sofreram ou sofrem com a queda de cabelo?


Muito obrigada à todas que comentaram no post anterior e à todos que nos visitam diariamente!
Beijos para: Amanda Luna (Que honra xará! Será um prazer ter nossa matéria no seu blog! Muito obrigada!), Anita, Dudis, Van, Bonequinha de Luxo, Mikan (olha Mikan, são brilhantes mesmo, hunf, só para balada pelo jeito...), Lis (é menina, pigmentos é algo totalmente dispensável de qualquer lista de desejos, não compensa investir se temos tantas outras prioridades né! Parei nestes por enquanto!),  Karen, Luana e Nanda!

Tenham um excelente domingo!!



17 comentários:

  1. Adorei as dicas, meu marido sofre de queda e horrivel comprei uns produtinhos para ele, mas sabe como e homem... Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Oiiii
    aiii que post super mega importante! Eu nunca sofri, diretamente, porque minha irmã tem e é bem delicado, nunca teve falhas nada, mas tem épocas que a queda é bem grande, chega aimpressionar!
    Obrigada pelas dicas e pelas informações do post!
    bjinhusssss

    ResponderExcluir
  3. meu cabelo sempre caiu muito mais com agora na reta final da faculdade e correria do dia a dia piorou muiiito, o dermatologista me indicou uns coomprimidos, um shampoo e uma mascara para combater a queda porque eu já tava achando que ia ficar careca de tanto cabelo que eu perdia!

    Agora diminuiu um pouco, mais ainda cai bastante! ;/


    beijinhos flor
    bom final de semana!!
    ;*

    ResponderExcluir
  4. Ai Amanda, eu fico sempre bem informada no assunto com o seu blog!
    Obrigada por escrever esses posts maravilhosos, completos e tão bem explicados!!!!
    bjim

    ResponderExcluir
  5. Sofro sim... E uso um produto da marca Kert, mas há pouco tempo! Tento comer melhor, acho que isso é fundamental!
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  6. Meu cabelo cai muito, mais também tenho muito cabelo, dai não noto tanto.Os meus problemas são hereditários e minha alimentação contribui e muito também! Mais já estou tratando!
    Para mim não é tão ruim, porque reclamo muito que tenho muito cabelo, queria que fosse menos, mais chegar ao ponto de calvice, quero não hehehe

    :**

    ResponderExcluir
  7. Nossa eu tb sofri com uma queda horrorosa,depois que cheguei na França.Eu tomei foi vitamina por 3 meses e ajudou
    Amei o post demais
    Bjs Charme

    ResponderExcluir
  8. NOSSA, JA ESTAVA COM SAUDADES DAKI!^^
    DESCULPE A AUSENCIA MENINAS!
    ADOREI O POST E AS DICAS!!!

    BJOOS E OTIMO FDS!

    ResponderExcluir
  9. Aqui tem uma serie de fatores que fazem a queda de cabelo aumentar, acho que por isso criam muitos produtos....a agua tem muito cloro, tem o fator estresse, falta de descanso necessario.....muito bom saber destes produtos! Acho que meu cabelo cai mais no inverno.

    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Vou correndo comprar! Preciso urgente algo para queda, pois não aguento mais limpar o chão de meia em meia hora!!! Tomara que funcione! Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  11. Finalmente, tô tendo um tempinho livre p me atualizar e dar uma espiadinha.... ando sem tempo, zangyo e zangyo!!

    Amanda, tive um probleminha assim q cheguei no JP, passei por momentos tensos de stress e estafa mental, perdi mtos fios q msm c tratamento n consegui recuperá-los. O médico receitou uma loção.
    Infelizmente, tenho uma pequena falha e acredito q nunca mais irá crescer, pois até agora n nasceu nenhum cabelinho. As pessoas n notam, se notam n me falam nada... rs. Acho q só eu vejo.

    Adorei o post!!

    Vou procurar esse spray.
    Afinal, a prevenção é o melhor remédio. No meu caso, é a remediação. rs

    beijo grande!!!

    Obs.: E o LOOK DA SILVIA??? N era hj o prazo???? Ainda sai??

    ResponderExcluir
  12. oii, muito obrigado viu? acabei de postar a matéria, dando os crédito para oseu blog, quando puder passa lá para ver se está tudo certinho e, quando gostar de algum post meu, pode pegar tá!!!
    beijão
    sermulhereomaximo.blogpsot.com

    ResponderExcluir
  13. kkkk o meu cai tanto que daqui a pouco, vou começar a vender para os salões kkkkk....e já usei de tudo não tem jeito!!!! mas eu tenho muito cabelo!! vai saber !!
    boas dicas Amanda!!

    ResponderExcluir
  14. Oi Amandinha!!

    Apesar de eu nao sofrer mais com isso o topico vai ajudar mt gente que sofre com isso.

    Eu perdi mts cabelos assim que tive minha filha ou quando estou mt estressada .
    Nao usei nada em especial so tratei de nao me estressar mais e melhorou.

    Bom , daqui a pouco minha filhota entra na adolescencia dai sim vou ter queda de cabelos ..zettai kkkkkk


    Beijokasss

    Nanda


    !!'゚☆。.:*:゚★ Otima Semana ★゚':*.::'゚☆。

    http://vaidosapontocom.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Olá....gostaria de sabar se estes produtos combatem apenas a queda ou também fazem nascer novos fios?? Meu esposo está com problema de queda de cabelo, porém gostaria de comprar algo que faça nascer cabelo também!! Você conhece algum produto?? Obrigada e beijos!!!!

    ResponderExcluir
  16. Eu quero testar o Shiseido Adenogen... Tem uma versão feminina e outra masculina. Vou testar a masculina, óbvio.

    ResponderExcluir
  17. Estou com esse problema depois que cheguei no Japão vou procurar esse produto na farmácia se tiver mais dicas posta ...obrigada

    ResponderExcluir

Olá! Deixe seu comentário, críticas ou sugestões para nós! É muito importante saber sua opinião!!
Muito obrigada por sua visita!